sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Retrospectiva 2016

Aconteceu muita coisa bacana aqui no blog este ano. Por conta disso, achei que seria interessante preparar uma postagem para relembrar e destacar algumas postagens. Vamos, portanto, fazer uma retrospectiva do ano de 2016.


Primeira postagem do ano:

A primeira postagem do ano ocorreu no dia 01/01 (hahaha). O post consiste na divulgação do nono tema do projeto Escrevendo sem Medo. A proposta de tema, em questão, era produzir um texto com base em alguma citação. Agora me deu uma saudade enorme do projeto, pois ele incentivou muitas pessoas a escreverem, o que é um retorno maravilhoso, porém, acabei não dando continuidade a ele. Quem sabe ele volta em 2017!

Destaque de janeiro: 

A postagem mais popular do mês de janeiro (aquela cujo número de visualizações é maior) é a de uma resenha do livro Sozinha no Mundo, escrito por Marcos Rey. Escrevi essa resenha para um quadro aqui do blog onde eu falo sobre os livros da coleção Vaga-Lume. Gente, o número de visualizações dessa postagem é absurdo, é muito alto! Os outros posts do blog passam longe desse número, haha. 

Em janeiro, o blog fechou parceria com a Editora Novo Conceito.
♥ A segunda postagem mais visualizada do mês de janeiro é a resenha do livro Por Aí, de Renan Alvarenga.

Destaque de fevereiro:

Um conto do Machado de Assis é a postagem destaque do mês de fevereiro. Publiquei esse conto, cujo título é Ideias de Canario, porque ele traz algo muito importante em sua composição e é o meu conto favorito do escritor. 

Destaque de março:

No mês de março, a postagem destaque é a da resenha do livro Éramos Seis, também da coleção Vaga-Lume, escrito por Maria José Dupré. Acho que as pessoas curtem bastante relembrar as leituras da juventude. Em breve voltarei com mais resenhas dos livros da coleção.

Destaque de abril:

Para a surpresa de todos, a postagem destaque do mês de abril é a resenha do livro O Outro Lado da Ilha, escrito por José Maviael Monteiro. Nesse mês, destaca-se também a resenha de Zezinho, o Dono da Porquinha Preta, escrito por Jair Vitória. Ambos os livros, adivinhem, fazem parte da coleção Vaga-Lume. 

Destaque de maio:

A postagem mais visualizada no mês de maio é o 23º texto publicado pelo DeCastro aqui no blog. No Grandes Mulheres da Literatura. Nesse primeiro post, eu falei sobre a Elizabeth Bennet.
mês de maio também temos a primeira publicação do quadro

Destaque de junho:

No mês de junho, as duas postagens mais populares são textos. Um foi o 24º texto publicado pelo colaborador DeCastro. E o outro texto, que se chama Cadê o boi que estava lá?, foi publicado por mim. 

Destaque de julho:

A resenha da queridíssima obra Minha Vida de Menina, escrita por Helena Morley, foi, de longe, a postagem destaque do mês de julho. Achei engraçado pois o post dessa resenha foi publicado no último dia do mês, 30/07.

Destaque de agosto:

No mês de agosto, a postagem com maior número de visualizações foi o conto infantil escrito pela Ana Paula Marques, A Corajosa Alice. A Ana Paula fez uma participação especial aqui no blog que deu o que falar. Estamos esperando a continuação do conto!

Destaque de setembro:

Os posts com maior número de visualização no mês de setembro foram: uma resenha do livro É Proibido Sorrir, da Esther Lya Livonius. E uma postagem que eu fiz sobre os poemas do Mario Quintana, a partir da leitura de um livro de poemas dele. Nesse post eu trouxe alguns poemas para demonstração, inclusive o poema que eu acabei tatuando mais tarde.

Destaque de outubro:

A postagem mais visualizada do mês de outubro é aquela em que, aproveitando o mês do Halloween, eu falo um pouquinho sobre a série de terror, Scream

Destaque de novembro:

Em novembro, a postagem mais acessada é uma crônica que eu escrevi chamada Da arte de sofrer antecipadamente. Produzi essa crônica para a faculdade e posteriormente publiquei ela aqui no blog. Leiam, talvez vocês se identifiquem.
Destaque de dezembro:

E, enfim, até o presente momento, a postagem mais acessada do mês é um texto que eu escrevi intitulado Mais que quinze anos. Leiam! 

Livros lidos em 2016:

Janeiro

1. Cinco Minutos - José de Alencar
2. A Aposta - Vanessa Bosso
3. A Lista - Cecelia Ahern
4. Sozinha no Mundo - Marcos Rey
5. Um Caso Perdido - Colleen Hoover
6. O Capítulo do Julian - R. J. Palacio
7. O Grande Gatsby - F. Scott Fitzgerald
8. Por aí - Renan Alvarenga

Fevereiro

9. Éramos Seis - Maria José Dupré
10. Problemática Mente - Raíssa Martins
11. Zezinho, o dono da porquinha preta - Jair Vitória
12. As Meninas - Lygia Fagundes Telles
13. O Outro Lado da Ilha - José Maviael Monteiro
14. O Bangalô - Sarah Jio

Março

15. Dom Casmurro - Machado de Assis
16. A Cor Púrpura - Alice Walker
17. Pedagogia da Autonomia - Paulo Freire
18. A Hora da Estrela - Clarice Lispector
19. Tudo e Todas as Coisas - Nicola Yoon

Abril

20. O Cortiço - Aluísio Azevedo
21. O Grande e Maravilhoso Livro das Famílias
22. Holy Cow - David Duchovny

Maio

23. Meu pé de Laranja Lima - José Mauro de Vasconcelos

Junho

24. Querido John - Nicholas Sparks
25. Tá Todo Mundo Mal - Jout Jout
26. O Diário Secreto de Lizzie Bennet

Julho

27. Admirável Mundo Novo - Aldous Huxley
28. Amor Sem Igual - Danielle Steel
29. Simon vs. A Agenda Homo Sapiens - Becky Albertalli
30. Persuasão - Jane Austen
31. A Mais Pura Verdade - Dan Gemeinhart
32. Comer Animais - Jonathan Safran Foer
33. Minha Vida de Menina - Helena Morley

Agosto

34. Um dia o amor vai encontrar você - Luiza Mussnich
35. A Geografia de Nós Dois - Jennifer E. Smith
36. Três Coisa Sobre Você - Julie Buxbaum
37. O Ano em que Te Conheci - Cecelia Ahern
38. Um Novo Mundo - Bibi Tatto
39. Preconceito, orgulho e café - Moira Bianchi

Setembro

40. Macunaíma - Mario de Andrade
41. Emma - Jane Austen
42. É Proibido Sorrir - Esther Lya Livonius
43. Quintana de Bolso - Mario Quintana
44. Educação.doc
45. Má Feminista - Roxane Gay

Outubro

46. As Letras do Amor - Paula Ottoni
47. Caprichos & Relaxos - Paulo Leminski
48. Desonra - J. M. Coetzee
49. Sejamos Todos Feministas - Chimamanda Ngozi Adichie
50. Menino de Engenho - José Lins do Rego
51. O Curioso Caso de Benjamin Button + Bernice Corta o Cabelo - F. Scott Fitzgerald
52. Três Vezes Nós - Laura Barnett
53. Comédias para se ler na escola - Luís Fernando Veríssimo
54. Antologia Poética - Mario Quintana

Novembro

55. Lua Azul e a Terra Paralela - Leca Haine
56. Atravessando a Escuridão - David Coimbra
57. A Metamorfose + O Veredicto - Franz Kafka

Dezembro

58. Batom no dente - Maria Helena Mossé
59. O que me faz pular - Naoki Higashida
60. Perdida - Carina Rissi
61. O Velho e o Mar - Ernest Hemingway
62. Encontrada - Carina Rissi
63. O Tamanho do Céu - Thirty Umrigar
64. Destinado - Carina Rissi
65. Anjo de quatro patas - Walcyr Carrasco
66. O Presente do Meu Grande Amor - Stephanie Perkins
67. Labirinto - Jim Henson

Eu resenhei pelo menos metade dos livros mencionados acima, vocês podem procurar pelas resenhas digitando o título do livro na parte de "pesquisa no blog", ali no lado.

E para falar sobre alguns dos melhores livros do ano, eu gravei um vídeo bem curtinho falando um pouquinho sobre quatro livros:


Antes de concluir o post, eu abri uma enquete na lateral do blog para os visitantes avaliarem. A enquete ficou aberta durante todo o ano de 2016 e o resultado foi o seguinte:


E é isso, pessoal. Muito obrigada a todos vocês que acompanham o Historiar. A cada nova visita ou a cada novo comentário, eu me renovo e sinto que estou fazendo um bom trabalho. É graças a vocês, leitores maravilindos, que o blog continua firme e forte. Desejo a todos vocês um novo ano limpo, renovado e cheio de esperança. Beijocas!

6 comentários:

  1. Oi, Thami. Tudo bem?
    Quero muito ler Comer animais e Desonra por causa da sua indicação.
    No mais, é muito gratificante acompanhar o Historiar, adoro seus textos e resenhas. Você só arrasa!
    Um ótimo 2017 para vc, com leituras maravilhosas!

    Beijinhos, Hel.
    Leituras & Gatices

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Hel! ♥
      Espero que você leia, se quiser, te empresto.
      Ai que linda, fiquei emocionada com o seu comentário. Muito obrigada pelas visitas, eu também amo o Leituras & Gatices. ♥
      Feliz 2017! Muita coisa boa pra ti. <3
      Beijocas

      Excluir
  2. Fiquei com vontade de ler todos as resenhas hahahah
    Teu gosto literário não é tão parecido com o meu, mas na lista fui encontrando alguns livros lindos que eu também já li <3

    Que 2017 tenha muito mais posts incríveis e que as visualizações cresçam demais!
    literarizandomomentos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que amooooor, leia, Milena! <3
      Feliz 2017 para você ♥
      Beijos

      Excluir
  3. Oi Thamiris,
    Acabai de conhecer seu blog e achei ele fascinante, parabéns pelo trabalho.
    Pelo visto, o ano de 2016 foi muito bom para você. Ainda não conheço o Projeto Escrevendo sem Medo, que foi sua primeira postagem do ano, mas vou pesquisar sobre.
    Já li O Bangalô e gostei muito. Estou louca para ler A Lista, espero poder favorita-lo. Muito sucesso em 2017.
    Abraços,
    Simplesmente Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Ah, quanto amor, muito obrigada. ♥
      Sucesso para você também!
      Beijocas

      Excluir

Seu comentário é muito importante. Obrigada!

Obs.: Caso você não tenha uma conta no Google e não saiba como comentar, escreva o que deseja na caixa de texto acima e na opção "comentar como" selecione "Nome/URL", preenchendo somente o campo nome.

E-mail para contato: thamirisdondossola@hotmail.com