quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Resenha Premiada: A Torre - Leca Haine


Sinopse: Rio de Janeiro, anos 2000. Eusébia, uma velha mulher arrogante e preconceituosa, vê-se sozinha e sem ninguém para conversar, a não ser o porteiro Tião, que veio do nordeste em busca de trabalho. Com o passar do tempo, surge uma espécie de codependência entre os dois, induzida pela solidão que sentem e que não têm coragem de confessar nem mesmo para si próprios. Somente encarando os erros do passado e buscando perdoar-se a si próprios, ambos conseguem enxergar que a Torre, o prédio onde moram, não é mais o mesmo e que um novo destino os aguarda.




A Torre é um livro surpreendente! Temos dois protagonistas inusitados e uma história inteira extremamente bem formulada cercada inteiramente na vida de ambos. 

Este livro carrega, em seu enredo, algo que para mim foi totalmente novo. Vejamos: Eusébia, a protagonista, é uma mulher velha, raivosa e muito má. Entre suas distrações diárias está o ato de insultar as pessoas pobres. A primeira impressão que a personagem passa é das piores. Mas a verdade é que ela não se encontra em uma boa situação, mesmo que não admita, todos sabem disso. E Sebastião, o protagonista, é um sujeito simples, trabalhador e muito triste, ou seja, é oposto de Eusébia.

Eusébia mora num edifício chamado Costa Atlântica, que no passado, era sinônimo de poder e riqueza, mas atualmente, segundo Eusébia, se transformou num “pardieiro encardido”. E Sebastião é o zelador deste mesmo prédio. As vidas dessas duas pessoas tão diferentes acabam se cruzando, pois Eusébia sofre de insônia e desce de seu apartamento todas as madrugadas até a portaria, onde Tião passa suas noites, também num pesado estado de insônia. Eles sempre acabam conversando, mas a conversa nunca é agradável, pois Eusébia chama a atenção do zelador apenas para humilhá-lo e fazer reclamações acerca do edifício. E Tião prefere não rebater, pois se considera apenas um empregado, então deve respeito aos moradores.

No entanto, aos poucos, a relação entre os dois vai se tornando menos grosseira e mais respeitosa. E juntos, com os passados de ambos vindo à tona, eles acabam descobrindo que possuem muito em comum, muito mais do que imaginavam.

O foco do livro é algo novo para mim. Nunca me deparei com um livro atual onde os personagens são tão singulares, em uma história tão singular. É por essa razão que coloquei A Torre como algo novo. Além disso, a obra é surpreendente! Nós temos o desenvolvimento do relacionamento de Eusébia e Tião, e simultaneamente, há um suspense acerca de uma possível reforma que o edifício em que moram receberá. Quanto a isso, posso dizer que me senti muito curiosa, e quando finalmente descobri do que se tratava, sorri de satisfação com tamanha inteligência por parte da autora. Imagine A Torre como uma partida perfeita de dominó. É a melhor comparação que consegui fazer.

A grande verdade por trás do comportamento rude da personagem Eusébia, a meu ver, é que ela, que vivia solitária naquele apartamento, encontrou em Tião uma forma de espantar a solidão na qual estava imersa. Aos poucos, os personagens começaram a se aproximar e acabaram encontrando conforto na presença um do outro. Meu coração ficou bastante apertado quando eu notei que o envolvimento deles estava se tornando em algo bastante puro: a amizade, apesar do passado sujo que ambos tiveram.

"Isso ele teria que ver e checar porque agora não conseguiria mais olhar para as lojas, as placas, as revistas e tudo o mais que contivesse palavras sem tentar descobrir o que estava escrito." (HAINE, 2015, p. 156-157)

Leca Haine escreveu um livro sensacional! A Torre nos mostra, entre muitas outras coisas, que todos nós erramos, e que um erro será sempre único, nós não podemos comparar o nosso erro com o erro do outro. Um erro sempre nos trará consequências. Mas, cabe a nós decidirmos nos redimir de nossos erros e procurar um caminho com luz. Bia e Tião começaram a aprender muito um com o outro, e isso os motivou a procurar pela redenção que tanto precisavam. É emocionante ver o quanto eles se esforçaram para deixar o passado para trás e seguir em frente, bem como é extremamente emocionante ver o quanto eles se ajudaram nesse processo.

" - Ah, você vem com essas asneiras de beija-mão. Arcebispo, bispo, padre, pastor... É tudo igual. São homens da Terra. Cheios de pecado como qualquer um de nós." (HAINE, 2015, p. 84)

Mesmo que eu tenha classificado A Torre como algo novo para mim por conta dos protagonistas, eu afirmo: este livro é um livro para todos, digo isso com convicção. Afinal, a batalha dos personagens é uma batalha pela qual todos nós passamos. E aqui, encontramos a oportunidade perfeita para refletir sobre a vida e o quanto ela é frágil.


Referência: HAINE, Leca. A Torre. São Paulo: Biblioteca 24horas, 2015.

Leca Haine também escreveu Lua Azul e a Terra Paralela. Ela é  autora parceira do blog Historiar, e você pode encontrar maiores informações sobre ela clicando aqui. Eu vou deixar aqui um recadinho para a Leca: Você é incrível! Descobri, depois de ler duas obras suas, que para mim, és uma das melhores autoras nacionais da atualidade. 

SORTEIO: 1 EXEMPLAR DE A TORRE + MARCADORES:


Leia com atenção as regras do sorteio:
- O sorteio tem início hoje e termina dia 18/02; 
- Ter endereço de entrega em território brasileiro; 
- Preencher o formulário abaixo, cumprindo as entradas obrigatórias (são as três primeiras); 
- As outras chances extras são opcionais, mas aumentam a probabilidade de vencer; 
- O vencedor deverá responder o e-mail em até 72 horas. Não havendo resposta será realizado um novo sorteio; 
- O prêmio será enviado por mim e o prazo é de 90 dias; 
- O blog não se responsabiliza por extravio ou atraso na entrega dos Correios. Assim como não se responsabiliza por entrega não efetuada por motivos de endereço incorreto, fornecido pelo próprio ganhador.

Observações: 
01- "Visitar" significa curtir. 
02- Uma das entradas extras é seguir o blog pelo GFC. Para quem não tem blog e não sabe o que é o GFC (Google Friend Connect), ele está localizado aqui na lateral do blog. Basta clicar em seguir.

a Rafflecopter giveaway
É isso aí, pessoal. Não deixem de participar, pois o livro é incrível, vocês irão amar. Boa sorte a todos, beijocas!

41 comentários:

  1. Oi Thami
    Que resenha linda. O livro parece bem interessante. Gosto quando temos mais de um protagonista e fico muito feliz por ser livro nacional.
    Beijos grandes

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lary!
      Obrigada minha linda. O livro é interessante sim, acredito que você irá gostar.
      Beijos

      Excluir
  2. Olá Thamiris! Quando vi a capa imaginei algo tão diferente. E lendo a resenha me fez lembrar as resenhas que li sobre A elegância do ouriço! É uma temática realmente diferente e você me deixou curiosa para saber o final, vou me inscrever para o sorteio. Abraço! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria.
      Ainda não li "A elegância do ouriço".
      O final de "A Torre" é simplesmente surpreendente!
      Boa sorte no sorteio.
      Beijos

      Excluir
  3. Thami,
    Como sempre, uma resenha impecável e que deixa o leitor extremamente curioso. Os protagonistas dessa obra parecem ser extremamente peculiares e achei muito legal você indicá-lo para todos os leitores. Obviamente quero muito ler e torço para ganhar o sorteio dessa vez, pois PRECISO ler algo dessa autora.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Torça, Bru! Quero muito que você conheça a escrita da Leca.
      Obrigada pelos elogios! ♥

      Excluir
  4. Oi Thami!
    Acho legal quando a autora trabalha esse crescimento dos personagens, amadurecimento. É ótimo vê eles aprendendo com seus erros, e pra mim, torna tudo ainda mais real. A história da Eusébia parece engraçada e triste pelo que você contou, sem duvidas. Mas confesso que por mais positiva que tenha sido sua resenha, não me senti atraido para ler a obra. Não é um gênero que eu curta muito, por isso, vou passar a dica dessa vez.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi David!
      Ah! Fazer o que, acontece. Mas obrigada pelo seu comentário.
      Abraços

      Excluir
  5. Olá,
    Desconhecia a autora, mas de cara já fiquei bem intrigada com a sinopse. Lendo sua resenha isso aumentou bastante!
    Saber que Eusébia e Sebastião são pessoas totalmente diferentes, mas que com a convivência começam a descobrir o passado um do outro e então são surpreendidos por terem várias coisas em comum, bem mais do que imaginam me deixa curiosa para saber quais semelhanças!
    Ahh queria te avisar que fiz a postagem referente ao projeto #ESM de janeiro lá no blog!

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michele!
      Você irá adorar o livro. A história de Bia e Tião é interessante e reveladora.
      Já olhei seu texto e adorei.
      Beijo a

      Excluir
  6. Olá Thamiris tudo bem, bem instigante essa história que traz a tona a personalidade dos personagens e questão de relacionamento. Adoro livros onde autor consegue envolver o leitor, dica anotada.

    ResponderExcluir
  7. Apesar da história ainda sim consegue nos tocar e nós fazer refletir, até porque dois personagens que até então não tinha nada em comum, e que viviam duas vidas completamente diferentes, porém ambos tinham problemas pessoas, acabam se conhecendo melhor, e ai começa a revira volta. Essa me pareceu ser uma leitura bem instigante, por isso pretendo dar uma chance a leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma leitura muito instigante sim, Lana. Você vai gostar!

      Excluir
  8. Oi, Thami. Bela resenha!

    Essa estória me chamou a atenção pelo cenário, o edifício, que é o mesmo do meu livro favorito, A elegância do ouriço, e também imagino, pela sua resenha, que sejam abordados temas parecidos.

    Beijinhos, Hel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Hel!
      Obrigada. Preciso ler "A elegância do ouriço".
      Beijos

      Excluir
  9. Olá!
    Se fosse pela capa, o livro não me chamaria atenção. Mas após ler sua resenha, fiquei bastante interessada em conhecer a história. A singularidade dos personagens, a maneira como ambos se envolvem e a forma como a autora retrata isso, parece ser totalmente envolvente.
    Vou participar do sorteio, quem sabe dou sorte! rs
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  10. Nossa! que história surpreendente!
    Nunca tinha lido algo do gênero.
    E essa história é bem real né, porque pessoas assim como esses personagens, existem e estão por aí, a nossa volta.
    Muito legal sua resenha!
    Boa sorte aos participantes do sorteio!!

    Ana
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha e através da mesma pude conhecer um pouco sobre obra, despertando uma vontade imensa em ler o livro é saber mais sobre os personagens.

    ResponderExcluir
  12. Thamiris não conhecia o livro e ler sua resenha foi uma ótima oportunidade de saber um pouco mais sobre esse nacional. Como você mesma destacou os personagens são mesmo singulares e apesar de numa primeira impressão serem opostos acabam se aproximando devido à solidão e ao passado de erros. Bom demais quando a amizade ajuda na redenção dos personagens.
    Valeu pela dica de leitura. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  13. Sua conclusão na resenha é o que me convenceu a conhecer A Torre! Ainda não havia escutado falar dele, mas adoro livros que causem reflexões refente a vida, essas leituras são sempre muito bem vindas e importante.
    Participando do sorteio! \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida alguma, Amanda!
      Boa sorte no sorteio <3

      Excluir
  14. Legal colocar este tema mesmo porque é como são as coisa em que as pessoas tem este tipo de preconceito, principalmente as pessoas de classe alta e mais antigas. Acho que o entrosamento deve ser feito aos poucos e a amizade deve ser super simpática. Legal sua resenha.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem? Adoro livros surpreendentes, então só por "A torre" ser assim já me chamou a atenção. Adorei sua resenha e fiquei doida para ler o livro!

    Beijos,
    https://duaslivreiras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Adorei a resenha, Thami! O livro parece ser muito interessante e eu adoraria ganhá-lo, ainda mais sabendo que você adora essa autora.
    Karla Ribeiro♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorte, miga! Se tu não ganhar, eu te empresto. <3

      Excluir
  17. Não conhecia a autora, mas tua resenha me deixou muita curiosa! Com certeza esse livro entrará para a lista de próximas leituras. 😉❤

    Érica Duarte

    ResponderExcluir
  18. A resenha do livro ta muito interessante. Eu estou bem curiosa para ler, tomara que eu ganhe.
    Maristela de Souza

    ResponderExcluir
  19. Achei muito interessante o enredo do livro. As pessoas sempre esperam que uma relação termine em afetiva, e essa seguiu como uma amizade pura e verdadeira. Daria um bom filme.

    ResponderExcluir
  20. Fiquei super querendo ler o livro!! Saber todos os detalhes de como Eusébia e Sebastião, apesar do passado nada bom deles, estarem tentando se redimir!! Realmente os erros têm consequências, mas no final eles ajudam as pessoas a serem melhores, isto é, quando o indivíduo quer!!

    ResponderExcluir
  21. Thamires!
    Na verdade é um livro bem inusitado mesmo, principalmente porque fala de protagonistas com uma idade diferenciada de outros livros, fala de solidão, insônia e dos erros do passado.
    Deve ser uma leitura fabulosa e gostaria de apreciá-la.

    Participo e mais tarde sairá divulgação no blog.
    Rudynalva Correia Soares
    rudynalva@yahoo.com.br
    Desejo um final de semana abençoado!
    “O saber é saber que nada se sabe. Este é a definição do verdadeiro conhecimento.” (Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  22. Já quero muito ler esse livro! Fiquei bem curiosa em saber de toda a história de Eusébia e Sebastião e o que poderei aprender sobre as escolhas que fazemos em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  23. O que uma amizade verdadeira, construida aos poucos, entre duas pessoas tão diferentes, não é capaz de fazer na vida de duas pessoas. E que maravilha que livros tão bons estão sendo escritos por autores nacionais. Não tive oportunidade de ler a autora ainda, mas estou super curiosa para desvendar os segredos dos protagonistas de A Torre.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante. Obrigada!

Obs.: Caso você não tenha uma conta no Google e não saiba como comentar, escreva o que deseja na caixa de texto acima e na opção "comentar como" selecione "Nome/URL", preenchendo somente o campo nome.

E-mail para contato: thamirisdondossola@hotmail.com