domingo, 31 de janeiro de 2016

Resenha: Por Aí - Renan Alvarenga





"Cada passo custa uma lágrima
A alegria é lenço precioso
As renúncias são pegadas da nobreza de quem se desafiou a seguir em frente
Quero seguir,
Já que não há opção,
Já que estagnação é prisão"



Por Aí é um livro de poemas escrito por Renan Alvarenga. O autor, gentilmente, me enviou o seu livro para que eu o resenhasse. Agradeço a preferência e confiança. Encontrei algumas informações sobre o autor e gostaria de compartilhá-las com vocês.

Renan Alvarenga nasceu em 1986, na cidade do Rio de Janeiro. Atualmente mora na Região dos Lagos com seus pais e irmãos. É licenciado em Letras, com habilitação em Literatura. Compõe o quadro de servidores do Instituto Federal Fluminense, desde 2008. Atua como cantor em sua comunidade paroquial e, desde sempre, gosta de ilustrar a mão livre. Por aí, marca sua estreia na poesia.


Por Aí, com 71 páginas, é composto por 71 poemas. Senti uma profundidade gigantesca na escrita do autor. Veja bem: Inicialmente, você lê e pensa ser algo sutil, porém, quando para e reflete sobre o que foi lido, percebe a intensidade que o texto possui.


Há poemas variados, sobre diferentes temas. Pressa, solidão, o amor de Deus, identidade, direção... A lista de pontos abordados é longa. Eu comecei a marcar os meus poemas favoritos e no final, o livro ficou cheio de marcadores. Mas, elegi o favorito dos favoritos! Ele se chama "Saudade".


Por fim, quero ressaltar que fiquei curiosa para conhecer melhor as ilustrações do autor. Encontrei apenas uma no livro, que por sinal, é linda. Seus poemas se mostraram incríveis e por conta disso, me peguei imaginando em como eles se mostrariam se fossem ilustrados.

Por Aí é um livro para ler e reler, conforme as situações pelas quais estamos passando. Simplesmente adorei a escrita do autor. 


8 comentários:

  1. Oi, Thamiris!
    Esse livro parece ser bem fofo e leve de se ler. Pena que não sou muito fã de poesias...
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luiza.
      Confesso que não costumo ler poesias, mas é só falta de costume. Quando recebi o livro e vi que se tratavam de poemas fiquei imensamente feliz, pois já estava com saudades de ler algo assim.
      Beijos

      Excluir
  2. Muito bom o livro! O autor consegue demonstrar sentimento, e nos faz refletir diversos dilemas do cotidiano!

    Recomendo!

    ResponderExcluir
  3. Um livro rápido e de poesias é o que eu preciso.
    Bjs!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante. Obrigada!

Obs.: Caso você não tenha uma conta no Google e não saiba como comentar, escreva o que deseja na caixa de texto acima e na opção "comentar como" selecione "Nome/URL", preenchendo somente o campo nome.

E-mail para contato: thamirisdondossola@hotmail.com