quarta-feira, 8 de março de 2017

Resenha Premiada: Beleza Estranha - Tércio Ribas Torres

Sinopse: Beleza estranha é a história de Roberto. A história de Roberto é a história de uma relação afetiva, da dinâmica de uma família em torno de um pai autoritário e controlador. Um pai que faz com que Roberto, menino, sinta muito cedo a dor da rejeição paterna e busque encontrar o seu lugar, mudar o rumo da sua vida. A decisão de mudar instalou-se a partir de uma revelação dolorosa a que teve acesso inesperadamente. A história de um homem que constrói a sua vida a partir das carências instaladas pela falta de afeto paterno, pela observação do sofrimento da mãe. E, na luta pela superação, ele revela sua grande generosidade quando o pai vem bater à sua porta. E, no final surpreendente, ele se dá conta de que “a vida é mesmo estranha, mas é bela”.



Beleza Estranha foi escrito por Tércio Ribas Torres, publicado pela editora Chiado e cedido ao blog em parceria com o autor.

Quantas vezes durante a vida paramos para refletir sobre o fato de que o relógio está correndo e que nós não temos todo o tempo do mundo? Pensar sobre essa questão geralmente assusta as pessoas e faz com que elas se sintam pressionadas, então boa parte delas não pensa sobre isso, simplesmente vive. Mas o fato é que a nossa passagem pela Terra é muito curta e nós precisamos ter um mínimo de raciocínio sobre o que estamos fazendo aqui, para que o nossos atos valham a pena no final. Não sei exatamente o porquê de eu estar falando sobre isso, mas Beleza Estranha me fez refletir sobre a vida e os nossos atos de uma forma extremamente profunda.

A obra narra a vida de Roberto, da sua infância até a vida adulta. Roberto cresceu numa família com três irmãos, um pai machista, agressivo e ignorante, e uma mãe submissa. O leitor passa a acompanhar episódios vividos por Roberto, dos mais simples, como um primeiro amor, até as descobertas mais estranhas, coisas que ele jamais imaginou viver. Enquanto acompanhamos a trajetória de Roberto, existirá, sempre, em todas as situações por ele vivenciadas, uma sombra que o impede de ser totalmente feliz: seu pai. 

"Não entendia por que a vida tinha que ser assim. Mas seus olhos brilhavam quando podia brincar, correr, fugir do pai. Aí, sim, ele via a vida estranhamente bela e podia ser criança." (p. 14)

Temos em Beleza Estranha uma história simples, mas com um significado muito grande. O texto pode nos fazer pensar sobre nossas próprias vivências. Certamente muitas pessoas irão se identificar com o protagonista, aliás, esse foi um dos fatos que me motivou a querer conhecer a obra: pela sinopse, eu acreditei que poderia me identificar com alguma coisa, e de fato, me identifiquei com alguns acontecimentos vividos por Roberto. O que eu posso dizer é que ler algumas passagens desse livro foi visceral e muito doloroso. 

O autor aborda diversos temas que podem ser problematizados, como a violência, a intolerância de modo geral, o machismo e a covardia. Tudo isso relacionado à família e de modo breve - pois o livro possui 184 páginas e a leitura, definitivamente, voa - mas de forma brilhante. Não quero me alongar aqui mencionando acontecimentos do livro, mas afirmo que todos esses temas foram trabalhados muito bem. Eu li o livro integralmente em um único dia. Quando concluí a leitura, cheguei à conclusão de que me envolvi com a história de uma forma inexplicável. Tanto, que me faltam palavras para escrever a presente resenha. Tanto, que terei que parar por aqui.

"Quantas coisas ruins têm acontecido com as famílias, né?! Pais sem amor, filhos sem respeito. As coisas vão se deteriorando." (p. 163)

Beleza Estranha é um livro intenso e envolvente. É um drama leve, mas marcante. É um livro capaz de nos fazer rever alguns valores, e de ver que, apesar de estranha, a vida ainda é bela. É um livro que, sem dúvidas, vai fazer o leitor refletir bastante. E reflexão acerca da vida é algo que eu, frequentemente, procuro na literatura.


SORTEIO: 1 EXEMPLAR DE BELEZA ESTRANHA 


Leia com atenção as regras do sorteio:
- O sorteio tem início hoje e termina dia 08/04; 
- Ter endereço de entrega em território brasileiro; 
- Preencher o formulário abaixo, cumprindo a entrada obrigatória (é só uma, comentar nesta resenha); 
- As outras chances extras são opcionais, mas aumentam a probabilidade de vencer; 
- O vencedor deverá responder o e-mail em até 72 horas. Não havendo resposta será realizado um novo sorteio; 
- O prêmio será enviado por mim e o prazo é de 90 dias; 
- O blog não se responsabiliza por extravio ou atraso na entrega dos Correios. Assim como não se responsabiliza por entrega não efetuada por motivos de endereço incorreto, fornecido pelo próprio ganhador.

Observações: 
01- "Visitar" significa curtir. 
02- Uma das entradas extras é seguir o blog pelo GFC. Para quem não tem blog e não sabe o que é o GFC (Google Friend Connect), ele está localizado aqui na lateral do blog. Basta clicar em seguir.

a Rafflecopter giveaway
Agradeço ao autor, Tércio Ribas Torres, por ter cedido um exemplar extra para este sorteio. E boa sorte a todos!

32 comentários:

  1. Oi, Thamiris! Sua resenha ficou sensacional. Livros com carga dramática sempre me atrai, e esse ainda é reflexivo. Imagino o quanto a leitura deve ser proveitosa. Parabéns pelo dia das mulheres, deixo aqui o meu feliz dia internacional das mulheres. Vocês merecem uma data especial. Deixo aqui o meu respeito e admiração por todas vocês. Um forte abraço!

    www.marcasliterarias.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciano.
      Obrigada pelo elogio, que bom que gostou da resenha e, consequentemente, do livro. Espero que leia algum dia!
      Um abraço.

      Excluir
  2. Oi Thamiris, tudo bem? Não conhecia o autor e nem o livro, mas gosto de enredos que mostram boas histórias de vida!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi.
      Então acredito que você adoraria ler o livro.
      Beijos

      Excluir
  3. Oii! Adorei essa resenha,pelo que voce disse é um livro timo para refletir,nunca tinha ouvido falar sobre esse livro,nem o autor. Fiquei curiosa, bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juliane.
      Que bom saber que gostou! ♥
      Beijinhos

      Excluir
  4. Resenha maravilhosa minha frô, deu aquele gostinho de ler, junto com uma aflição de o que encontraremos, ao fazer a leitura, pode tocar (e até abrir) nas feridas abertas pela vida em nosso ser.
    Beijocas 😚

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, muito obrigada Ana! ♥
      É isso tudo mesmo.
      Beijos

      Excluir
  5. Olá,
    Desconhecia a obra, mas achei bem interessante pelo fato de conseguir abordar diversas problemáticas de forma breve e ser uma leitura que provavelmente me envolveria bastante.
    Anotei a dica e espero poder ler em breve e que ela me faça refletir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      É uma leitura extremamente envolvente, Michele.
      Espero que goste!
      Beijos

      Excluir
  6. Olá!
    Tenho muita vontade de ler Beleza Estranha desde a primeira resenha que li sobre a obra.
    Parece ser uma leitura totalmente envolvente e reflexiva, nos levando a pensar sobre muitas coisas.
    Pela sua resenha ficou claro o quanto a obra lhe agradou.
    Pretendo ler!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline.
      É muito bom saber que eu consegui transmitir a minha admiração pelo livro com a resenha.
      Beijocas

      Excluir
  7. O realmente parece ser muito emotivo uma vez que aborda temas que infelizmente fazem parte do cotidiano de algumas pessoas!! Mas que bom que Roberto luta contra estes atos e emoções, conseguindo liberar amor e perdão!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, Francisca!
      Obrigada pela visita e comentário.
      Beijos

      Excluir
  8. Não conhecia o livro e confesso que pela capa não imaginaria que ele é tão interessante e intenso. Realmente essa questão de refletir sobre nosso tempo de vida é meio deixado de lado pela grande maioria das pessoas, penso que temos duas opções ou aproveitar cada dia como se fosse o único ou com responsabilidade tentar viver da forma mais tranquila e feliz. Tentando não perder o controle emocional diante dos desafios da vida.
    Após ler sua resenha confesso que fiquei bem curiosa, que bom que vc está sorteando um exemplar, vou participar, quem sabe eu tenha sorte. Beijos e parabéns pela leitura!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber disso, Aline.
      Você já refletiu bastante sem mesmo ler o livro, acredito que suas reflexões irão se ampliar bastante depois de lê-lo. E isso é algo maravilhoso! Muito obrigada por seu comentário.
      Beijos

      Excluir
  9. Assim como muita gente comentou, eu também não conhecia o livro. O que me chamou muita atenção foi por falar de assuntos importantes, do nosso dias atuais e atualmente são bem comentados. Apesar de ser temas polêmicos, souberam encaixa de maneira certa no livro de forma que fique sem sentido, pelo menos o que passou a sua resenha. Sobre a capa, achei linda porque tem tudo haver com livro, porque historia é forte e a capa também

    ResponderExcluir
  10. Acredito que vou me identificar com muitas situações. É como vc disse, livros assim mexem com a gente e nos fazer pensar, avaliar, acho isso muito importante, livros tem que nos balançar de alguma forma e acrescentar em nossa vida. Me interessou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, e como nos fazem pensar, Patricia, e como!

      Excluir
  11. Desde que li a primeira resenha em relação a esse livro me interessei pela leitura, até porque se trata de drama, que nos faz ter um senso reflexivo crítico sobre a vida, e que apesar dos momentos difíceis, ainda podemos ver o lado bom de se viver. Tenho certeza que essa e uma leitura envolvente e emocionante, por isso estou ansiosa por essa leitura.

    ResponderExcluir
  12. Obrigado pelos comentários, gente! Thamiris, bela resenha! Obrigado! Parabéns pelo blog e grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela oportunidade de conhecer "Beleza Estranha", Tércio.

      Excluir
  13. Olá Thamiris, acho muito gratificante quando o livro traz esse tipo de mensagem, que faz o leitor questionar. Com certeza é o tipo de livro que leria e indicaria aos amigos. Bela resenha. Bjkas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Danielle!
      Sim, é lindo demais esse tipo de coisa. ♥
      Beijocas

      Excluir
  14. Oie
    Tudo bom?
    Quando li a sinopse eu fiquei com o.pe atrás com relação ao livro, mas no decorrer dá sua resenha minha concepção mudou e fiquei curiosa para conhecer melhor o enredo, ainda mais que nos fazem pensar em alguns fatores.
    Amei a resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi Thami
    De cara não leria esse livro, confesso, mas, tendo em vista o quanto esse livro te pensar e rever alguns valores, sinto a necessidade de ler e torço para gostar tanto quanto você gostou e que ele me acrescente bastante também.
    Quero muito o exemplar do sorteio.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  16. Já tinha ouvido falar desse livro, mas nunca me interessei por ele. Mas minha irmã gosta desse tipo de livro, estou pensando em dar um para ela.

    ResponderExcluir
  17. Thamiris!
    Busco sempre também uma leitura que nos faça questionar e refletir sobre a forma de viver e pensar, ainda mais quando família está envolvida, não tem como não nos identificarmos.
    Roberto deve ter tido uma vida muito sofrida, porém, dá para perceber que tem amor em seu coração e isso é o mais importante.
    Gostaria de ler esse livro tão emocionante.
    Participo e mais tarde sairá divulgação no blog.
    Rudynalva Correia Soares
    rudynalva@yahoo.com.br
    “Não há nada bom nem mau a não ser estas duas coisas: a sabedoria que é um bem e a ignorância que é um mal.” (Platão)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oii Thamiris! Eu não conhecia esse livro, mas pela sua resenha uma leitura muito boa, aquele livro que me faz refletir sobre a vida e sobre os obstáculos e os desafios da vida! Que faz repensar nas nossas atitudes do dia-a-dia para tornarmos seres humanos melhores, justos, assim aprendendo amar o nosso próximo! Antes de ler o livro tenho certeza de uma coisa irei adorar essa leitura!!!

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem? Apesar de a capa não ter chamado muito a minha atenção logo de cara, sua resenha me deixou curiosa para ler a obra. Adorei, já quero!

    ResponderExcluir
  20. Adorei a resenha e a carga psicológica embutida nela e toda a sua temática é muito pertinente e a capa dá o toque impactante ! Adorei conhecer este livro. Vou adicioná-lo à minha lista de compras !

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante. Obrigada!

Obs.: Caso você não tenha uma conta no Google e não saiba como comentar, escreva o que deseja na caixa de texto acima e na opção "comentar como" selecione "Nome/URL", preenchendo somente o campo nome.

E-mail para contato: thamirisdondossola@hotmail.com