sábado, 12 de dezembro de 2015

Considerações: "Tá na estante e não leu, seu amigo escolheu!"

Olá pessoal, tudo bem com vocês? Hoje estou aqui para comunicar a vocês a minha experiência com a TAG: "Tá na estante e não leu, seu amigo escolheu!", criada pelo blog Literata. Já vou adiantando que não foi uma experiência tão boa quanto eu esperava. Bem, mais adiante vocês entenderão o motivo. Quem me indicou foi a querida da Laila Kelly, do blog Livros Terapias. Quando a Laila veio conversar comigo eu fiquei bastante animada, pois já tinha visto a TAG por aí e tinha gostado bastante da premissa. 

Vamos entender como funciona este projeto/TAG?


O blogueiro escolhe outros blogueiros para indicar. Ele vai até a estante de "tenho" (no skoob) de cada um dos escolhidos e olha os livros que eles ainda não leram. Então, escolhe um dos títulos para cada blogueiro finalmente ler. Há um prazo de um mês para que a leitura seja feita. Depois o blogueiro escolhido faz uma postagem contando como foi a experiência.

Primeiramente, o livro escolhido pela Laila para eu ler foi o No Início Não Havia Bob, de Meg Rosoff. Eu não conhecia a autora e tenho o livro porque ganhei de cortesia no skoob. Segue abaixo a sinopse:

E se Deus fosse um adolescente? Após ganhar a Terra num jogo de pôquer, a deusa Mona resolve delegar a seu filho, um insolente e mimado adolescente, o novo planeta. Bob, preguiçoso demais para gastar muito tempo com isso, cria tudo em seis dias e a partir daí joga todo o trabalho para cima de seu assistente, o frustrado Sr. B. Quando os problemas começam a aparecer, sobra para ele limpar a bagunça. E o fato de Bob ter criado os humanos à sua imagem e semelhança também não ajuda. Como um planeta cheio de criaturas tão gananciosas e intolerantes pode sobreviver? Como não bastasse, Deus está obcecado por uma garota mortal: Lucy, assistente em um zoológico. E a cada encontro a Terra é afetada pelos sentimentos de seu criador. Dominado por desejos intensos, Bob começa a causar verdadeiras catástrofes em seu planeta. Desesperado, conseguirá o Sr. B. salvar a Terra de seu próprio Deus? • O primeiro livro da autora, Minha vida agora, também foi lançado pela editora Galera Record e virou filme em 2013. A adaptação conta com a presença da atriz Saoirse Ronan, do filme A Hospedeira. • A autora foi finalista do National Book Award. • “Não há como negar que a escrita e o senso de humor de Rosoff são verdadeiras forças da natureza.” – Publishers Weekly " 

Agora vou contar a vocês como foi a minha experiência com a TAG e obviamente, com a leitura. 

Decepcionante! Essa é a palavra. O livro é decepcionante. Como eu já falei, achei a TAG muito legal, o que me entristeceu foi o livro. Bem, eu não comecei a ler com altas expectativas, simplesmente achei que fosse gostar da leitura, pois a sinopse é divertida e tal. Doce ilusão. 

Acredito que a autora objetivou um livro engraçado. Estou até agora procurando a graça. O que eu percebi foi uma tentativa (talvez inconsciente, mesmo eu achando meio impossível que seja) de debochar de Deus. Uma tentativa ridícula. Não consegui concluir a leitura. Aliás, cheguei bem longe disso. Li pouco mais de sessenta páginas. No início, fiquei bastante curiosa para ver como a história se desenvolveria, mas o tédio foi me dominando. Os personagens são terríveis e nada cativantes. Resumindo: Me recusei a continuar lendo um livro, em minha humilde opinião, tão mal construído.

Já falei com a Laila, mas quero oficializar minhas desculpas por não poder concluir a leitura. Ela foi super gentil e me entendeu bem. E é isso. Gostaria de contar a vocês que a experiência foi incrível e que o livro é maravilhoso, mas passei longe disso. 

Vocês já leram este livro? Me contem o que acharam dele. E se não leram, sentem vontade de ler?

17 comentários:

  1. Oi, tudo bom?
    Eu nunca tinha ouvido falar dessa TAG, ela deve ser nova, não é? Parece ser uma iniciativa muito legal, como você disse. Vou confessar que no início pensei que se tratasse de uma coisa completamente diferente, uma campanha de doação de livros ou coisa parecida heueheuheu mas é realmente uma TAG interessante. Que pena que você não gostou da leitura. Mas vale a intenção, né? rs
    Eu não conheço o livro, mas a sinopse me interessou haha beijos!
    http://atrasdodiploma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aliscia, olha, não sei a idade da TAG, de verdade. Sim, foi uma iniciativa muito bacana, uma pena eu ter detestado a leitura.
      Beijos

      Excluir
  2. Oi,eu não conhecia a tag. Mas acho que o que realmente aconteceu foi um problema com o livro não é mesmo? Porque a ideia da tag é ótima! Mas acontece... Eu também não conhecia o livro e fiquei surpresa com a sinopse, Deus adolescente, jogos, enfim muita coisa.
    Beijos!
    asassecretas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Thamiris!
    Eu já imaginava que não iria gostar desse livro, por isso nem fiquei lendo muito sobre ele, nem coloquei na minha estante de quero ler... Justamente por causa desse "deboche de Deus", que na sinopse parece que vai ser um livro engraçadinho, mas pelo jeito a autora não soube dosar a mão =/
    Mas uma pena que vc n conseguiu terminar por causa do projeto, né?
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol,
      Ah! Eu não fazia ideia do que se tratava até ganhá-lo. Nossa, é terrível, terrível mesmo.
      Beijos

      Excluir
  4. Oi Thamiris!!!! Gente, impressionante como uma sinopse pode nos enganar... kkkkk... eu escolhi este livro pq achei a sinopse super interessante e fiquei com vontade de ler... foi uma grande ilusão... rsrsrs... Bom, mas obrigada por participar do projeto, Thami, e mais ainda pela sinceridade....


    livros terapias / Sorteio de Fim de ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laila,
      É. Algumas vezes acontece, kkkkkkkk. Sim, menina, uma ilusão :(
      Beijos

      Excluir
  5. Oi, Thamiris. Eu acho tão legal essa TAG, que pena você ter tido uma experiência ruim com o livro escolhido! A premissa do livro é realmente interessante, mas se a autora teve uma ideia boa mas não soube desenvolver bem a narrativa e os personagens, de nada adianta, não é?

    Espero que você tenha melhor sorte da próxima vez, se é que você vai querer fazer de novo, hehe.

    Beijos!

    leiturasegatices.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helena,
      Sim! A TAG é bem bacana, o problema foi o livro.
      Com certeza.
      Beijos

      Excluir
  6. Olá, Thamiris. Como vai?

    Menina... que triste você não gostar deste livro... É uma pena, pois pela capa parece ser um livro tão legal... pena que não te surpreendeu.

    PS: Tem marquei em uma TAG no Irmãos Livreiros

    Beijos!
    Participe do TOP Comentarista e concorra e 3 livros no Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Sim, muito triste. A capa é bonita, né? Fui enganada pela capa! hahaha
      Obrigada pela marcação :)

      Excluir
    2. Olá! Sim, muito triste. A capa é bonita, né? Fui enganada pela capa! hahaha
      Obrigada pela marcação :)

      Excluir
  7. Oi, Thamiris !
    Achei essa tag muuuuuito legal, acho super importante essa interação entre blogueiros.
    Pena que você não gostou do livro, é bem chato quando nos decepcionamos com um livro assim.. Enfim.
    Beijos, Sorvete Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lari! A iniciativa da TAG é ótima.
      Obrigada pela visita ♥

      Excluir
  8. Oi...
    Também acho essa tag muito legal, pois, permite que desencalhemos aqueles livros que há um tempão acumula poeira na estante rsrs...
    É realmente uma pena não ter gostado do livro :(
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diane, sim, este é um bom ponto de vista, hahaha.
      Beijos

      Excluir

Seu comentário é muito importante. Obrigada!

Obs.: Caso você não tenha uma conta no Google e não saiba como comentar, escreva o que deseja na caixa de texto acima e na opção "comentar como" selecione "Nome/URL", preenchendo somente o campo nome.

E-mail para contato: thamirisdondossola@hotmail.com