sexta-feira, 23 de outubro de 2015

(ESM) Tema #05: A profissão dos sonhos


A profissão dos sonhos

Faz um bom tempo que descobri a minha profissão dos sonhos. Antes disso, é claro, sonhei com muitas outras. Ao contrário da maioria das meninas, raramente me imaginei como modelo. O fato de ter que fazer dietas e ser extremamente magra me assustava um pouco, já que eu sempre tentei engordar um pouquinho e nunca consegui. 

Lembro-me que uma vez, achei a profissão de oftalmologista bacana, foi quando descobri a miopia. Depois, comecei a ter medo de tocar no meu próprio olho, então, profissão descartada. Que coragem eu teria de “tocar” nos olhos dos outros? E também, aqui na cidade não tem o curso, e eu não queria sair daqui.

Como nunca tive nenhum talento natural, cantar e atuar não eram opções. Então, um dia descobri gostar de escrever. É isso. Vou ser escritora. Comecei a escrever vários textos, algumas pessoas me incentivavam, mas eu sempre fui muito desconfiada, não acreditava tanto em mim. Até que, um dia, finalmente percebi que tinha nascido para uma profissão, descrevo isso num texto que escrevi a algum tempo:

Escrever sobre mim tornou-se um ato comparado à situação daqueles pobres e lindos Leopardos Persas com risco de extinção. Talvez, como em qualquer situação da minha vida, é comum que eu comece qualquer rascunho com a palavra “talvez”. Mas bem, talvez o motivo que justifique a ausência de palavras no geral em relação ao meu ser, seja a falta de tempo, habitualmente. Mas é claro que isso é mentira. E é claro que eu sei disso. Tenho novos hábitos, novos alvos. Perdi o costume, não a consciência. 

Depois de algum tempo, você acaba por aprender, de uma forma ou de outra, que aquele pensamento que você tinha e que parecia ser insubstituível, acaba por ser substituído. Gloriosamente esse é um processo básico que eu descobri (olhem só!) se chamar Amadurecimento. É isso mesmo. Letras maiúsculas para uma grande descoberta. Talvez (olha ele aí de novo) e quem sabe certamente, o Amadurecimento seja a maior descoberta de toda a sua vida.

De uma hora para a outra você continua escrevendo sobre as estrelas do céu, mas percebe que não pode viver disso. Mas espere um pouco, preciso me justificar. Esse não é um pensamento pessimista, é apenas uma reflexão que o meu processo de amadurecimento me fez fazer. Eu continuo acreditando no impacto visual das flores na primavera, no frio na barriga que o vento dá se a gente sair na rua depois de um banho quente, no sorriso sem importância (ou quem sabe tenha lá a sua significação) do estranho. Mas não sofro mais com a possibilidade de cair. Deixe-me tornar isso um pouco mais claro: Eu sei que posso escrever sobre as estrelas, me fazer sorrir ou chorar com elas e fazer os outros sorrirem ou chorarem com elas também. Mas, com felicidade, eu tenho a consciência de que isso basta. Uma parte de mim, a parte interior, pode viver disso sim. E isso, agora, me satisfaz. No meu exterior optei por ser professora. E acredito ser uma escolha madura, e reflexiva, que envolve muito mais que céu e estrelas: Envolve amor ao próximo.


40 comentários:

  1. Oiee.
    Escolher profissão sempre é algo difícil. Quando decidi largar tudo para ser artesã e abrir minha pequena empresa, foi bem complicado, mas sou feliz com isso.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Helana,
      que bom saber que você está feliz! ♥

      Excluir
  2. Oi Thamiris,
    Lindas palavras e elaboradas do fundo do coração, é assim mesmo, muitas dúvidas e incertezas, outras caídas de realidade e acabamos por nos decidir por algo. Mas sempre tenha a certeza de que nada é impossível e escrever é um dom. Se decidiu ser professora está um passo próximo de ser uma grande escritora. Como sempre digo, jamais devemos desistir de nossos sonhos. Sucesso sempre.

    Beijos Elis!!!
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elisandra, muito obrigada querida!
      Tenho isso em minha mente, mas muito obrigada por reforçar.
      Beijos

      Excluir
  3. Olá.
    Tudo bom?
    Nossa até pouco tempo não sabia que faculdade cursar e olha que tenho 32 anos, mas com o blog me achei e vou fazer letras assim que possível e vou me especializar em revisão.
    Adorei seu texto.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michelle, ah, isso é maravilhoso!
      Obrigada ♥

      Excluir
  4. Olá, Thamiris.
    Descobrir a profissão que te fará ter uma vida feliz, é muito complicado. Ainda bem que você conseguiu. E devo te parabenizar porque a profissão escolhida, não tem caminhos fáceis não. Mas o melhor é ver no final do ano a evolução do aluno que tanto te deu trabalho hehe. Gostei do seu texto.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/2015/10/divulgacao-l-l-alves.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil,
      É sim, concordo contigo. Muito obrigada pelo carinho!
      Beijos

      Excluir
  5. Olá Tha,
    Como sempre seu texto está incrível. Espero ser sua amiga por muito tempo para continuar te incentivando a escrever, pois você faz isso maravilhosamente bem. ❤
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oieee, Thamiris!
    Entendo como foi essa sua indecisão sobre profissões...acho que todos nós passamos por isso... já quis ser médica, pintora,cantora e tudo que você puder imaginar, mas também me achei na escrita...
    Através das palavras, consigo ser quem eu realmente sou e, além disso, nós também podemos criar histórias e viajar sem sair do lugar com essa imaginação.
    Parabéns por sua decisão e muito sucesso na sua carreira.
    Beijos da Alê.
    http://thebestwordsbr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale,
      Suas palavras foram maravilhosas! Obrigada pelo carinho ♥

      Excluir
  7. Ser professora com certeza envolve amor ao próximo mesmo. É uma profissão linda e te desejo felicidade nela. Mas claro que não precisa abrir mão de ser escritora para isso, você pode fazer as duas coisas, e espero que faça! Sucesso para você!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  8. Oi ...
    Adorei o seu texto !
    Você escolheu uma profissão muito bacana ... Sucesso pra você :)
    Não escrevi sobre esse tema por indecisão na carreira , mas , vou continuar escrevendo para o projeto :)

    http://coisasdediane.blogspotcom.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Muito bom o seu texto, explicou com clareza sobre a profissão que deseja! E muito sucesso!
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  10. Então bem vinda a essa vida maravilhosa, dita, sem reconhecimento, sofrida e cansativa!!!
    mas te digo que está errado...quando buscamos uma profissão, um sonho, não buscamos o reconhecimento, não o financeiro, não o muito obrigado e muito menos o reconhecimento por obrigação!
    O reconhecimento que o magistério nos trás é muito maior do que isso, é o brilho nos olhos do aluno quando, no meu caso, ele aprende as primeiras palavras...lá na alfabetização! Ou o olhar de "socorro" de um aluno quando ele nos pede pra ajudá-lo em sua tese. Ou então a alegria que esse nos demostra quando o ajudamos a escolher sua profissão!
    Digam o que quiserem, não existe profissão mais linda do que essa. Não existe profissão mais E menos reconhecida do que essa. E não existe satisfação maior do que fazer o que se ama!!!
    Parabéns, e quando por ventura desanimar na sala de aula, porque isso certamente acontece com todas nós (sim, eu sou professora) Pense que sem a professora, o médico, a advogado, etc...não existiriam

    beijos e parabéns pela linda escolha
    Eu Pratico Livroterapia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denise, suas palavras me emocionaram muito!
      Não há nada melhor que seguir o caminho que acreditamos ser o certo e fazer aquilo que amamos.
      Sua última colocação é extremamente reflexiva.
      Obrigada por esse comentário maravilhoso! Sucesso a ti também!
      Beijos

      Excluir
  11. Oi flor, até pouco tempo eu sofria dessa lástima que é saber que profissão seguir, já fiz alguns cursos em várias áreas mas acabou que me decidi a uns dois anos que quero fazer Publicidade e Propaganda ou Jornalismo, ainda não consegui realizar esse meu sonho,mas sei que ainda vou conseguir, não desisto nunca, sou brasileira,hahaha.

    Amei seu texto, terminei de lê-lo com um sorriso nos lábios, uma linda profissão que você escolheu, torço muito para que um dia essa profissão seja mais valorizada e os professores mais respeitados, sem eles não seríamos muita coisa.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, fico feliz em saber que finalmente encontrou aquilo que pode te fazer feliz.
      Obrigada pelo carinho! ♥

      Excluir
  12. Oi Thamiris
    Eu também tive dúvidas. Mas acabei virando Prof.
    Apesar das dificuldades é um profissão muito linda!
    Seu texto ficou lindo. Parabéns! Eu queria saber passar para o papel o que penso, mas na hora me embanano toda!
    Bju

    ResponderExcluir
  13. Oi, Thamiris!

    Até não muito tempo atrás sofria desse mal que é não saber qual profissão seguir. Quando disse que queria fazer letras, meus pais quase choraram. Mas felizmente meu namorado me apoiou e quer saber? É isso que eu quero e acredito que meu amor pelas palavras, por escrever e por ler vai casar direitinho com. Amei seu texto, lindo mesmo! Fiquei emocionada <3

    Beijos, Maria.
    http://nerdsideblog.tumblr.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria,
      Que bom saber que você recebeu apoio do seu namorado. O mais importante é seguir o coração. Seus pais terão muitos motivos para se orgulhar de você.
      Obrigada, beijos.

      Excluir
  14. É a carreira dos sonhos tem que ser pensada muito bem! Pois uma vez que você entra, irá demorar muito pra você sair... Mas se for o que você gosta, irpa fazer de coração.

    Atenciodamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não penso dessa forma, mas enfim.
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  15. Oiii!

    Aaah eu já quis ser tanta coiiisa nessa vida hahaha. Acho muito bom ter sonhos e ir atras deles. Hoje eu ´descobri minha paixão pelo Jornalismo e é com ele que estou. Não sei se um dia vou conseguir escrever um livro, então gosto de escrever matérias :D
    O seu texto está ótimo e mostra seu talento real. Sucesso!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Paula,
      Eu te digo que você pode ser o que quiser, basta acreditar.
      Muito obrigada!
      Beijos

      Excluir
  16. Oláá
    Uau, adorei o texto, eu já quis ser algumas coisas ai na vida haha agora quero muito ser Psicloga mas também tabalhar com livros haha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Escolher profissão é algo bem complicado, até hoje não escolhi a minha. hahaha Sou formada em hotelaria por falta de escolha, mas estou bem satisfeita por enquanto com a área que estou seguindo. Eu adorei seu texto, bem reflexivo.
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você está satisfeita, fico feliz!
      Muito obrigada, beijos

      Excluir
  18. Olha primeiramente gostaria de te dar os parabéns pelo texto, porque ficou incrivel.
    Eu me identifiquei muito com o que você escreveu pelo fato de ter ficado em dúvida também quando eu queria escolher uma faculdade e saiba que foi bastante dificil viu? Eu sempre sonhei ser Veterinária, até porque todos os meus primos são. Queria seguir a mesma carreira, mas depois com o tempo acabei mudando de ideia e apostei em Tecnologia em Webdesigner que não tem nada haver rs

    Acho que com o tempo a gente realmente amadurece e vai vendo que nossas escolhas vão mudando com o tempo. Acho que isso é normal. Agora imagina quem tá fazendo Enem agora e pensando no que vai fazer ? Imagina a dúvida? pois bem, passei por tudo isso e compreendo com toda certeza essas pessoas. Mas o que tem que pensar é decidir em algo que gosta e que vai fazer o resto da vida, porque fazer sem vontade, não adianta nada!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/resenha-separada-e-dividida.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Silvana, fico feliz que tenha gostado do texto.
      A profissão de veterinária não daria certo para mim, sofro muito pelos animais.
      Pois é, no ano passado, quando fiz o ENEM, estava com medo de as coisas não darem certo.
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  19. Eu admiro muito quem escolhe ser professora e consegue.
    Eu mesma tentei, mas para mim não deu certo - não me entenda errado... Eu era boa no que fazia mas no final do dia eu não me via feliz em ter feito bem o meu trabalho, então mudei de profissão, e depois mudei de novo e acho que se precisar mudar novamente, o farei sem me preocupar tanto assim. Sou da opinião que a gente tem que ser feliz. Se a sua escolha a faz feliz, siga em frente. Quando ela deixar de te fazer feliz, busque algo que a faça.
    Porque não tem nada pior do que alguém fazer todo o dia a mesma coisa só por achar que como escolheu isso tem que ir até o fim. Amadurecimento também surge quando precisamos mudar de escolha :)

    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo você, Lica.
      Obrigada pelo comentário! ♥

      Excluir
  20. Olá!
    Fiquei encantada com as suas palavras. De fato, escolher uma profissão não é nada fácil. Sempre quis ser atriz, mas acabei deixando pra trás por conta de diversos motivos, mas ainda não deixou de ser um sonho. Acho que no fim das contas juntei tudo em uma trouxinha só, publicidade envolve teatro, criatividade, escrita e semiótica. Acho que me encontrei!
    Beijos
    http://www.vivendonoinfinito.com/

    ResponderExcluir
  21. Olá

    A escolha das profissões é uma decisão difícil pra maioria das pessoas, alguns porque não sabem qual sua vocação,outros querem uma coisa,mas sofre pressão da família pra fazer outra, por mais difícil que seja essa decisão, a pessoa tem que fazer o que ela quer, o que a faz feliz.

    Bjss

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante. Obrigada!

Obs.: Caso você não tenha uma conta no Google e não saiba como comentar, escreva o que deseja na caixa de texto acima e na opção "comentar como" selecione "Nome/URL", preenchendo somente o campo nome.

E-mail para contato: thamirisdondossola@hotmail.com