sexta-feira, 31 de julho de 2015

Resenha: Plutão - R. J. Palacio

Sinopse: Plutão - Em Plutão, R. J. Palacio traz a história de Christopher, o melhor amigo de infância de August Pullman, um garoto de feições incomuns que encantou leitores do mundo inteiro no romance Extraordinário. Exclusivo em e-book, o livro alterna entre o presente e flashbacks de quando os dois meninos eram vizinhos. Plutão acompanha Chris ao longo de um dia especialmente complicado. Os pais estão se divorciando e ele está com dificuldades na escola, mas mesmo afastado do velho amigo, é relembrando alguns desafios e aprendizados que teve ao lado de Auggie que Chris encontra algum conforto. Uma linda história sobre o valor da amizade na vida das crianças, uma vivência intensa e marcante.



Christopher é o melhor amigo de Auggie desde praticamente quando eles nasceram. Eles moravam perto um do outro, mas Chris se muda e aos poucos os meninos se afastam um do outro. Em Plutão, acompanhamos um dia inteirinho cheio de acontecimentos narrado por Chris. Se você gostou de Extraordinário, precisa ler esse Plutão. 

O começo me deixou bastante nostálgica, quando Daisy aparece. Fiquei pensando sobre quando li Extraordinário. A leitura é bem rápida, são poucas páginas e eu terminei em mais ou menos duas horas. Aparentemente a ausência de Auggie na vida de Chris, por conta da mudança, causou certa transformação nos hábitos de Chris. Acompanhamos então com essa leitura, alguns pensamentos do garoto.

“E, quando amigos precisam de nós, fazemos o que podemos para ajudar, certo? Não podemos ser amigos só quando é conveniente para a gente. Boas amizades valem um esforcinho a mais!”

Chris narra os acontecimentos de forma inocente e isso é o que eu mais gosto na escrita de R. J. Palacio. Acredito que a grande função do livro é nos passar uma lição muito bem organizada de amizade, de como às vezes a vida tenta nos influenciar, mas precisamos sempre nos prender àquilo que nos faz bem e a aqueles que nos fazem bem, deixando de lado as aparências e as opiniões alheias. 

Plutão é um conto muito leve e delicado. É impossível não se sentir tocada por essa história tão singela e tão valiosa. Recomendo demais a leitura!

7 comentários:

  1. Olá Tha,
    Eu amei a sua resenha, como sempre, incrível!
    Acho que Plutão é uma lição de vida sobre amizade.
    E achei Chris o melhor menino do mundo, seus pensamentos são lindos, enfim ♥
    Voltei a crer nos homens.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bru,
      Obrigada! Sim, com toda a certeza é uma lição muito valiosa. Chris é uma graça, deveriam existir mais meninos com pensamentos tão singelos. Que linda! É muito bom quando um livro nos influencia positivamente.
      Beijão

      Excluir
  2. Olá!

    Não sabia que RJ Palacio tinha feito esse conto! Mas já quero ler, de tão linda que é a escrita dela! Auggie é um amor e Chris também! Obrigada pela dica!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Eu também fiquei surpresa ao saber do conto. E queria ler logo! Hahahaha Concordo, Auggie é Chris são muito amáveis!
      Beijão

      Excluir
  3. Quero muito esse livro,
    já sou super fã de extraordinário
    então sei que vou amar

    Mil beijocas
    ⋙ ♥ Blog Livros com café

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comigo aconteceu exatamente o mesmo, rs.
      Beijos!

      Excluir
  4. Oi, sou apaixonada por Extraordinário e essa história me chama muito a atenção.
    Saudades Daisy :(
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante. Obrigada!

Obs.: Caso você não tenha uma conta no Google e não saiba como comentar, escreva o que deseja na caixa de texto acima e na opção "comentar como" selecione "Nome/URL", preenchendo somente o campo nome.

E-mail para contato: thamirisdondossola@hotmail.com