segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Resenha: Um dia o amor vai encontrar você - Luiza Mussnich


Sinopse: O último Natal com biscoitos de limão e beijo de boa noite dos pais; saudade com gosto de framboesa; a menina de olhos cor de poço fundo que economizava as palavras para os caderninhos que eram só seus; o amor que chegou pelo homem certo e acabou por falta de tempo para cuidar das flores. Esse é o universo pelo qual passeia o olhar da jovem escritora Luiza Mussnich. Em textos curtos, singelos e plenos de literatura, ela compartilha vislumbres de sua intimidade enquanto nos faz olhar para dentro, identificando reflexos de seus relatos em nossa própria história. Um livro que toca fundo e prepara o coração para que, um dia, o amor vá encontrar você.



Resenha publicada originalmente no blog Um Oceano de Histórias.

Escrito pela carioca Luiza Mussnich, Um dia o amor vai encontrar você é um livro de pequenos poemas e contos que transbordam fortes sentimentos. A escrita da autora é poética e mágica! É como um tapa e um abraço que ocorrem simultaneamente. 

Em termos estruturais, a obra é curta. Ela é composta por aproximadamente quarenta escritos, divididos em duas partes. A primeira: amores no pé. A segunda: amores maduros. Cada escrito é ilustrado com uma imagem totalmente condizente.

A primeira parte é carregada de sentimentos frustrantes. A autora escreve sobre a partida do irmão para outro país, o último Natal em que a filha passa ao lado dos pais, os medos e a saudade. Cada escrito possui uma carga bastante pesada de sentimentos comuns, mas avassaladores. E apesar da carga ser pesada, o texto é leve e doce. Tão doce que você sente o peito doer e o sorriso desabrochar, mais uma vez, ao mesmo tempo. “Cacatua” é o meu escrito favorito da primeira parte. Já a segunda parte é, posso dizer com confiança, extremamente intensa, mas vai além da frustração, pois me pareceu que a autora amadureceu suas ideias. A segunda parte é composta de verdades, vontades, revelações. Da descoberta do amor até o coração partido. “Caramuja” é um dos meus escritos favoritos dessa parte.

"Agora partia, partia porque podia; mais que queria, devia. Porque não cabia mais: suas asas se torciam para ficar na gaiola; não queria tê-las cortadas. Arrombava a portinhola para deslizar na liberdade. Ia explorar-se longe dali. Sem se conformar com metros quadrados, larga confinados seus potes de mimos com hora marcada e abre as asas para provar o tão falado céu de brigadeiro." (Cacatua)

Quanto ao título, não poderia ser melhor. Tenho a sensação de que a afirmação de que um dia o amor vai encontrar você é como uma afirmação otimista de quem escreveu a obra, para si mesmo. Mas, é claro que também funciona para o leitor. E funciona muito bem! 

Quero deixar aqui os meus parabéns à editora ID Cultural. O livro é de capa dura e é todo trabalhado em detalhes. Há muitas cores, o texto é justificado, o tamanho da fonte é agradável e, como já foi dito, há imagens lindas que condizem com o conteúdo escrito. 

Eu me senti privilegiada por ter esse livro em mãos para poder desfrutar dele. Um dia o amor vai encontrar você é o tipo de obra literária que eu daria de presente para alguém especial. É o tipo de livro que você quer guardar num lugar importante na estante e tem certeza de que ainda vai reler muitas vezes ao longo do tempo.


10 comentários:

  1. Oi, Thami!
    De primeira, eu não me interessaria por esse livro, mas você falou de um jeito tãoc convincente que me convenceu a dar uma chance.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio de aniversário Balaio de Babados e Postando Trechos
    Participe da promoção 1 Ano de Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  2. Olá Thamiris! Se fosse apenas pelo título não daria chances ao livro, bem sabem aqueles que não julgam livros pelo título ou pela capa. Que poético e lindo, o trecho que você colocou é tocante e tão real. Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Olá minha amiga querida ♥
    Você sabe que eu te falei para ler esse livro porque não era muito meu estilo, mas depois que li sua resenha até percebi que eu poderia gostar da leitura, sabe? A sua resenha está, como sempre, muito bem escrita e convincente.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bru!
      Obrigada pelo carinho de sempre ♥♥♥
      Beijocas

      Excluir
  4. Gosto de livros assim, que com sutileza nos atingem com profundidade, não conhecia essa autora, mas fiquei bastante interessado em ler. Vou adcionar aqui a lista de desejados! hahah Gostei muito do blog, seguindo já. Abraços.

    http://leitorprolixo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu pude ver esse livro de perto quando a Ana estava lendo ele e achei o conjunto todo (capa, texto e diagramação) muito bem feitos!
    Amo livros de capa dura, então amei a capa desse.
    haha

    Beijooos

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante. Obrigada!

Obs.: Caso você não tenha uma conta no Google e não saiba como comentar, escreva o que deseja na caixa de texto acima e na opção "comentar como" selecione "Nome/URL", preenchendo somente o campo nome.

E-mail para contato: thamirisdondossola@hotmail.com