segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Resenha: A Cidade do Sol - Khaled Hosseini

Sinopse: Mariam tem 33 anos. Sua mãe morreu quando ela tinha 15 anos e Jalil, o homem que deveria ser seu pai, a deu em casamento a Rashid, um sapateiro de 45 anos. Ela sempre soube que seu destino era servir seu marido e dar-lhe muitos filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos. Laila tem 14 anos. É filha de um professor que sempre lhe diz: "Você pode ser tudo o que quiser." Ela vai à escola todos os dias, é considerada uma das melhores alunas do colégio e sempre soube que seu destino era muito maior do que casar e ter filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos. Confrontadas pela história, o que parecia impossível acontece: Mariam e Laila se encontram, absolutamente sós. E a partir desse momento, embora a história continue a decidir os destinos, uma outra história começa a ser contada, aquela que ensina que todos nós fazemos parte do "todo humano", somos iguais na diferença, com nossos pensamentos, sentimentos e mistérios.

Mariam viveu os quinze primeiros anos de vida com sua mãe, Nana, em um casebre afastado da civilização. Só tinha notícias do mundo quando seu pai, Jalil, ia visitá-la nas quintas-feiras e levava recortes dos últimos jornais. A realidade que Mariam vivenciou nos seus primeiros quinze anos mudou drasticamente. Sua mãe morre e ela se vê casada com um homem que nunca tinha visto antes, indo morar na capital mais populosa do Afeganistão, Cabul. 

Laila nasceu em Cabul e começou a frequentar a escola desde muito cedo, por incentivo de seu pai. Ela era uma das meninas mais inteligentes da turma e, além disso, também era muito bonita. Tinha olhos verdes e cabelos loiros. Suas amigas diziam que Laila ainda daria muito orgulho a todos. A menina também tem um amigo do qual não se separa, o Tariq

Mariam está com 33 anos e Laila, com 14. Elas são vizinhas, mas nunca se falaram. A distância entre seus lares é de cinco casas. Mas, como as pessoas não controlam os seus destinos, Mariam e Laila se veem numa situação jamais imaginada antes. Elas estão juntas e devem se unir para conquistar a paz que tanto precisam naquele cenário triste e agonizante de guerra e muito sofrimento. 


“De todas as dificuldades que uma pessoa tem de enfrentar, a mais sofrida é, sem dúvida, o simples ato de esperar.” Pág. 114

O início do livro já é impactante. Eu quase caí da cadeira quando li o que aconteceu. Depois disso, a história me prendeu de uma forma impressionante, eu não conseguia largar o livro, queria ou, muito mais do que querer, precisava ver o que ia acontecer com todas aquelas pessoas. 

Todos os personagens são muito interessantes. Tariq é o meu preferido do início ao fim. Laila e Mariam são inesquecíveis. Rashid, inicialmente o marido de Mariam, é algo que me incomodará para sempre. Me vi querendo entrar na história e fazer alguma coisa para conter esse homem, para conter o seu orgulho. 

O destaque, de uma maneira geral, é com toda a certeza as dificuldades que as mulheres passam e a tudo que são submetidas, no Afeganistão ou em qualquer outro lugar. Percebi momentos de acomodação em relação ao casamento, o que me deixou entristecida, pois infelizmente a mulher que vive naquele lugar, muitas vezes não tem consciência de como as coisas podem ser melhores. 

A coragem de Mariam e Laila são exemplos que devem ser seguidos. Algumas das situações pelas quais passaram juntas serão difíceis de esquecer, se não, impossíveis. Fiquei agoniada em grande parte da história. A leitura foi de tirar o fôlego. Eu adorei O Silêncio das Montanhas e O Caçador de Pipas, mas este livro, sem dúvida, é o meu favorito. Khaled Hosseini sabe como prender as pessoas na leitura.


26 comentários:

  1. Oi, já ouvi falar muito deste livro, parece ser muito bom e a sua resenha foi bem clara e objetiva, com certeza, vou procurá-lo e lê-lo.
    bjus

    http://recantoliterarioeversos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho esse livro aqui em casa, mas ainda não cheguei a ler.
    Toda a minha família já realizou a leitura e disse ter amado, eu quero ser a próxima.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Thamiris!
    Esse livro é lindo e ao mesmo tempo triste. Adorei quando li, é uma obra incrivel.
    Bjuu,
    http://orocardovento.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  4. não conhecia esse livro, amei a resenha vou procurar para comprar e ler
    http://descrevendonuvem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que faça uma boa leitura, Jessica.
      Obrigada!

      Excluir
  5. Oi Thamiris, tudo bem?
    Sou apaixonada por esse autor, já li Cidade do Sol e Caçador de Pipas e amei.
    A sua resenha consegue transmitir exatamente o que se sente ao ler o livro, parabéns.
    Adorei o que você escreveu e fiquei com vontade de reler o livro.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna, tudo e contigo?
      Fico imensamente feliz por isso. Muito obrigada!
      Beijão

      Excluir
  6. Esse escritor sempre traz temas lindos e edificantes... fiquei com vontade de ler! Comecei a te seguir! www.pimentapimenta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Thamiris, tudo bem?
    Eu já li O Caçador de Pipas e amei a história que é muito linda! Estou louca para ler mais alguma coisa do autor e a cada resenha que leio sobre os outros livros dele, me pergunto porque não li ainda.
    Fico feliz que tenha gostado do livro e espero ter a oportunidade de ler também esse livro em breve.

    Beijão :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maiara,
      Se você amou O Caçador de Pipas, vai amar ainda mais A Cidade do Sol!
      Muito obrigada, beijos!

      Excluir
  8. Oi Thá, tudo bem?

    Esse livro é MUITO emocionante. Confesso que gostei mais dele que do Caçador de Pipas. Até pelo final, pela mensagem que ele transmite. Gostei muito da sua resenha

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kel,
      Muito obrigada. É muito importante saber que gostou!
      Beijão

      Excluir
  9. Hey Tha, tudo bem?
    Eu morro de vontade de ler esse livro, deste autor eu li o livro O Caçador de Pipas e amei!
    Abraços!
    http://enjoythelittllethingss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem e você?
      O Caçador de Pipas é realmente muito bom!

      Excluir
  10. Eu não conhecia o livro, mas sempre procuro pegar autores de grandes livros e explorar outras obras, sempre tem coisa boa que vem do mesmo lugar... Fiz isso com o M.Z autor do livro "A menina que roubava livros" e atraves dele, conheci meu livro predileto 'Eu sou o mensageiro" =)

    Já estou seguindo e obrigada pelos comentários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Do M.Z eu só li A Menina Que Roubava Livros, que é um dos meus livros preferidos!
      Obrigada pela visita.
      Beijos

      Excluir
  11. Tha, o autor é simplesmente ótimo e cativante. A escrita dele nos prende do início ao fim. Impossível não gostar.
    Eu, particularmente, amei.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para escolher e 2 ganhadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, completamente impossível não gostar!

      Beijos!

      Excluir
  12. Não conhecia esse livro ainda, eu gosto muito de ler, mais tem algum tempo que não leio nada.
    Gostei muito do seu blog.
    Seguindo aqui.
    Beijos!
    http://blogdasabrinamakeup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Tinha muita vontade de ler esse livro, até ler O Caçador de Pipas, detestei tanto aquele livro que não tenho certeza se quero ler mais alguma coisa do autor... se eu resolver dar mais uma chance a ele será com esse livro ;)
    Grande abraço!!!

    Leitor Antissocial

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante. Obrigada!

Obs.: Caso você não tenha uma conta no Google e não saiba como comentar, escreva o que deseja na caixa de texto acima e na opção "comentar como" selecione "Nome/URL", preenchendo somente o campo nome.

E-mail para contato: thamirisdondossola@hotmail.com