terça-feira, 4 de agosto de 2015

As Terças Da Nati #04 Agosto - Rubem Fonseca

Olá caros leitores e amante das Letras! Tudo bem com vocês? Peço desculpas por postar assim tarde, mas eu trabalho de manhã e faço faculdade a tarde e acabei me perdendo nos horários, mas aqui está! Hoje, eu trouxe o resumo de um livro que é pedido em alguns vestibulares, mas eu não trouxe por esse motivo, e sim, porque é um livro interessante, a história é gostosa e você fica com aquele gostinho de “quero mais”.

Livro: Agosto
Autor: Rubem Fonseca
Ano: 2010 – 4ª Ed.
Editora: Nova Fronteira

O livro se passa no Brasil, em 1954, no governo de Getúlio Vargas. É um pouco de romance policial, sem muito romance, mas bastante policial.

O diferencial do livro, para quem gosta, são os detalhes que ele possui e a descrição das cenas, seja ela um quarto de uma cena de crime ou até mesmo as vestes de Salete, a moça que é loucamente apaixonada pelo comissário de polícia, Alberto Mattos.

O livro chama-se Agosto, por se passar no mês de agosto de 1954. Caso você não saiba ou não se lembra o que aconteceu naquele mês daquele ano, vou lhe contar: Getúlio Vargas, cansado da pressão política, a tomada de Café Filho como novo presidente da república, foi a gota d’água para que ele fosse até seu quarto, vestisse seu pijama, expulsasse todos do seu quarto e retirasse uma arma de seu criado-mudo e desse um tiro certeiro em seu coração.

Mas, essa não é a história principal, apesar de ser uma das partes mais interessantes que ele contém, porém é triste.

A personagem principal é o comissário Mattos. Ele tem uma úlcera muito séria no estômago e toda vez que ele fica nervoso e seu estômago doi, ele toma pastilhas de pepsamar. Ele e Salete passam por situações engraçadas, pois ela morre de amores por ele, porém, ele não está nem ai para ela, tanto que ele acaba se envolvendo com uma antiga namorada e Salete fica muito enciumada. Mas a parte mais engraçada é quando Salete quer uma casquinha do machucado de Mattos para ir numa Mãe de Santo que iria fazer uma simpatia para Mattos amar Salete.

O jeito que acaba o livro é meio trágico, - não, eu não irei contar o fim - mas a trama é envolvente e as personagens também. Uma história contada dessa maneira se torna um prazer.

Boa leitura! 

Obs: Livro não recomendado para menores, pois contém palavrões e cenas de sexo.

Postagem organizada por Natália Valvassori.

12 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas gostei da premissa. "Mais policial do que romance.." kkkk adorei!
    E o que será que acontece nesse final, hein? Fiquei curiosa.
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.come

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo sim e ai?
      Kkkkkk mas é verdade! Espero que goste, caso leia, mas peço que providencie lenços de papel kkkkkk

      Excluir
  2. Nossa. =O Que fantástico. Não conhecia o livro e me interessei bastante. É algo diferente do que estamos acostumados a ver e ainda tem relação com a história do Brasil. Curti MUITO.

    Seguindo o blog!!
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada e realmente é bem difícil encontrar histórias do Brasil contada de uma forma que seja atraente. Espero que possa adquirir o livro e que goste ainda mais! Boa leitura! ^^

      Excluir
  3. Olá Nati,
    Sou uma pessoa encantada com história. E estou com muita vontade de ler aquele livro do Getúlio, sabe?
    Adorei o que você falou sobre esse livro, parece ser uma história incrível. Vou adicionar a minhas lista.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna! Sim sim, mas a história não apenas do Getúlio, mas sim do esquema político e investigativo da época, mas fala bastante das posições de Getúlio. Ressaltei essa parte, pois como aluna de ensino médio, eu estudei muito sobre o Brasil na época de Getúlio, que foi uma verdadeira revolução. Eu sou apaixonada por esse período histórico e aposto que você vai gostar também ao ler o livro! Boa leitura ^^

      Excluir
  4. Adoro alternar leituras leves com leituras densas , então , deixei anotado o título para poder ler :)
    Histórias assim são sempre bom ler .

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Diane! Fico feliz por isso. Boa leitura ^^

      Excluir
  5. Olá. Ainda não conhecia esse livro. Acho que vi uma minissérie com esse titulo, será que tem a ver? hehe. Gostei do que você falou sobre ele e vou adicionar na minha lista porque me interessei.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sil, sim sim, existe uma minissérie da rede Globo, se eu não estou enganada, mas ainda assim, prefiro o livro hahaha. Fico muito feliz que você tenha gostado. Boa leitura ^^

      Excluir
  6. Oi!!! Confesso que tenho um pequeno preconceito com livros nacionais de época. Acho que de tanto ser obrigada a ler livros assim na escola eu acabo evitando um pouco a leitura.
    Realmente parece ser um ótimo livro, até porque contém um pouco de fatos históricos. Gostei quando você comentou sobre a comédia leve do livro. Que nojo ficar pegando casca de ferida rsrsrsrs.
    Que bom que você gostou da leitura!!!!
    Beijos!!
    Quer falar de livros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi! Sim, eu te entendo perfeitamente! Eu também tinha um super preconceito com livros nacionais, até ser obrigada pela minha professora a ler este livro para uma prova, e, simplesmente, me apaixonei por ele. Ele tem partes tensas, de comédia, de paixão, de tristeza...ele é uma catarse em livro! Espero que um dia você o adquira, porque ele realmente é fantástico! Boa leitura ^^

      Excluir

Seu comentário é muito importante. Obrigada!

Obs.: Caso você não tenha uma conta no Google e não saiba como comentar, escreva o que deseja na caixa de texto acima e na opção "comentar como" selecione "Nome/URL", preenchendo somente o campo nome.

E-mail para contato: thamirisdondossola@hotmail.com