sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Resenha: Lua Azul e a Terra Paralela - Leca Haine


Sinopse: A heroína Zelda namora, estuda e gosta de ler e ouvir música, até que começa a receber bilhetes misteriosos. Seguindo a pista dos bilhetes, ela chega à Terra Paralela, onde inúmeras surpresas a aguardam, como um reencontro inesperado com uma pessoa desaparecida e o fato de que sua família há muito tempo era observada de longe por um ser maligno e cruel.



Recheado de mistérios e grandes descobertas, entre tantas outras coisas, como a agonia proporcionada pela curiosidade, Lua Azul e a Terra Paralela me fez sentir uma enorme saudade de casa. 

"E quem foi que disse que ralar é ruim? - perguntou Ângelo, abraçando-a. - Filha, o que nos chega de graça não tem valor. Gostoso é a gente batalhar e ver que os resultados surgem com o nosso esforço." 

A estória gira em torno de Zelda Maria Silva Sales de Mendonça, uma moça inteligente de 16 anos. Inicialmente, sua vida está tranquila e feliz, pois a jovem começa a namorar com Pedro, um rapaz de quem gosta muito. No entanto, essa tranquilidade é atrapalhada por uma carta misteriosa deixada em sua casa. Tal carta faz com que a vida de Zelda mude completamente. A garota faz novas descobertas acerca do passado de sua mãe, que já não vive mais entre seu pai e sua irmã, e essas descobertas a direcionam para um mundo de questionamentos e incertezas. Passamos a acompanhar, portanto, a busca de Zelda pela verdade. 

Eis que a verdade aparece, então, tudo muda. 


Recebi Lua Azul e a Terra Paralela da autora Leca Haine. Agradeço a oportunidade que a Leca me deu de conhecer a sua obra. Eu tinha altas expectativas em relação à estória, principalmente por se tratar de uma obra juvenil (que eu adoro) e posso afirmar que foi uma leitura muito positiva. A escrita da autora é informal e deliciosa, daquelas que nos prende completamente.

De modo geral, o desenvolvimento da estória de Zelda foi muito bem construído pela autora. Não houve nenhum ponto solto, muito pelo contrário, houve fechamento e diálogo entre todos os fatos. O ambiente onde se passa parte da estória, Constantina, me fez sentir uma enorme saudade de casa. E, além disso, o livro me lembrou da coleção Vaga-Lume. O estilo é semelhante àqueles juvenis maravilhosos, diferente de alguns livros contemporâneos, e foi muito bacana ter essa lembrança em mãos. Outro ponto muito bacana, é a poesia das cartas deixadas no correio de Zelda. Me diverti e li todas em voz alta, admirando as rimas. Portanto, creio que já se tornou perceptível que eu só tenho considerações boas para fazer. 

"O que eu quero dizer é que o poder e o dinheiro são uma ilusão... só servem pra dar mais conforto, mas alegria mesmo, felicidade, não têm a ver com dinheiro."

A protagonista Zelda é o tipo de personagem pelo qual você se apaixona, mesmo sendo comum. Zelda é transparente, é sincera, tem defeitos como qualquer ser humano, e acima de tudo, é muito corajosa. Em vários momentos eu fiquei me questionando: o que ela vai fazer agora? Qual será a sua decisão? Eu também me coloquei em seu lugar, mas eu não sei se seria tão corajosa, como Zelda foi. Os personagens: Ângelo, Selena, Pedro, Cíntia, Carminda, Diana e Eunice, mais uma vez de um modo geral, foram todos muito bem elaborados, totalmente fundamentais para o desenrolar dos fatos. Sabe quando você tem aquela sensação de que tudo está em ordem e faz sentido? Pois é.

Lua Azul e a Terra Paralela é cheio de mistério e fantasia, com pitadas de um suspense levinho, na medida certa. Houve um momento em especial, quando as cartas desconhecidas de um sujeito que se identificava com "O. D." começaram a se tornar frequentes e Zelda decidiu que descobriria a verdade, que eu não consegui mais largar o livro. Simples assim. Quando finalmente pude, li a obra num período de tempo muito curto. A leitura é intrigante, faz você querer descobrir a verdade também. Zelda certamente nunca esteve sozinha nessa! 

E que final foi esse, Leca Haine? Quando eu li a última página já estava roendo as unhas. O que é que aconteceu depois daquilo? Eu preciso saber!

Se você gosta de literatura juvenil, quer ler um livro muito gostoso, aconchegante e misterioso, Lua Azul e a Terra Paralela é a escolha perfeita.


Leca Haine é jornalista e dedicou-se ao serviço público (comunicação) durante 30 anos em Brasília/DF. Após alguns cursos de roteiro para TV e cinema, além de trabalhos publicados via Web, optou pela narrativa contemporânea em seu romance de estreia, A Torre, onde descreve o crescimento humano das personagens de forma surpreendente e inovadora. 

Clique aqui e confira o post de apresentação da autora Leca Haine. No post, você encontra todos os contatos da autora.

Em breve, teremos um sorteio do livro Lua Azul e a Terra Paralela aqui no blog. Fiquem ligados! 

47 comentários:

  1. Olá! Pelas suas considerações sobre a obra, lembra realmente as histórias da coleção Vagalume. E como estas histórias são legais de ler, elas nos fazem ser mais jovens. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São muito legais mesmo. Eu simplesmente adorei ler esse livro. ❤

      Excluir
  2. Adoro quando autores nacionais se destacam por histórias criativas, acho que pelo livro ter um mix de fantasia, mistério e suspense deixa a leitura bem mais interessante.

    ResponderExcluir
  3. Oi Thamiris,
    Não conhecia o livro, mas adooooro um nacional.
    Me sinto tão empolgada quando leio algo de qualidade e posso dizer 'é nosso'. Vou colocar na minha listinha.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra!
      Tenho certeza de que se você ler, você vai amar. ♥
      Beijocas

      Excluir
  4. Oi, Thami!
    Menina, eu jurava que a história seria diferente ao ler o título. Com certeza seria uma leitura que eu iria adorar!
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção Seis Anos de Caverna Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiza!
      Sério? O que você imaginava? Me conta!
      Tenho certeza também, a leitura é maravilhosa!
      Beijos

      Excluir
    2. Mirmã, com esse título, eu pensei que era um livro poesia, crônicas ou contos hahhahah

      Excluir
  5. Olá Thami,
    Acompanhei sua leitura desse livro e sei como essa obra te agradou. A protagonista parece ser muito bem construída e ter passado por algumas coisas interessantes.
    Muito legal a obra ter sido bem amarrada e ter te lembrado a coleção Vaga-Lume que você tanto gosta.
    Quero logo esse sorteio!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bru!
      Acredito que você iria gostar de ler esse livro. ❤
      O sorteio começa amanhã, hihi.
      Beijocas

      Excluir
  6. Olá,
    Desconhecia obra e autora, mas de cara já me senti cativa pela personagem Zelda e suas características.
    A premissa é bem interessante e fiquei curiosa para conferir porque você diz sentir saudades de casa quando lê certa parte da obra.
    A capa é linda demais e já anotei a dica de leitura.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    É sempre maravilhoso conhecer escritores nacionais e que escrevem um mix de fantasia, suspense e mistério! Com certeza esse livro vai para a minha wishlist ♥

    ResponderExcluir
  8. Que legal este livro. Gostei do nome mais por uma questão pessoal mesmo do que pela intenção da história e a capa, porque eu amo azul e Lua também, e a sua resenha ficou completinha. Nossa, você elencou todos os pontos da história. Parabéns!

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que legal, Greice!
      Obrigada pelos elogios. ♥
      Beijos

      Excluir
  9. Uma resenha encantadora, com certeza eu leria esse livro, achei a história muito boa! Dica anotada.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Thami. Amei a resenha! Confio muito na sua opinião sobre livros, somado a isso, também assisti à resenha da Tati Feltrin e ela também gostou muito da leitura.

    Bjs, Hel.

    ResponderExcluir
  11. Achei o plot da história muito interessante
    Essa coisa jovem adulto fantasística
    E a capa linda!

    ResponderExcluir
  12. Nacional e lindo. "Zelda é transparente, é sincera, tem defeitos como qualquer ser humano, e acima de tudo, é muito corajosa." maravilhoso! Resenha perfeita, aposto que o livro é incrível.

    ResponderExcluir
  13. Os livros nacionais parecem sempre deixarem a gente querer um pouco mais.
    Necessidade em ler!! <3

    ResponderExcluir
  14. Thamiris!
    Fico muito orgulhosa quando vejo mais uma autora nacional escrever uma obra que conquista o leitor.
    Fiquei com uma curiosidade imensa de saber o que está por traz das cartas recebidas pela protagonista e por desvendar todo mistério que envolve o livro.
    Quero ter oportunidade de ler o livro.
    “Desejo a você e a sua família um Natal de Luz! Abençoado e repleto de alegrias. Boas Festas!”
    (Priscilla Rodighiero)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de DEZEMBRO ESPECIAL livros + BRINDES e 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha oportunidade de ler, Rudy!
      Beijos

      Excluir
  15. Oi!
    Ainda não conhecia esse livro, mas lendo a resenha gostei muito dessa historia, achei legal esse clima que a autora consegue criar com o livro nos lembrando de casa e parece ser uma leitura bem misteriosa, fiquei curiosa para saber mais sobre a mãe da personagens, se tiver oportunidade quero muito ler essa historia !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suzana!
      Que bom que gostou. Espero que tenha oportunidade de ler o livro.
      Beijos

      Excluir
  16. Zelda parece ser um daqueles protagonistas em que a gente se apega!! O fato dela ser decidida e corajosa em querer descobrir a verdade por trás das cartas deixa os leitores na expectativa do que vem a seguir!! Já quero!! Saber o desenrolar desta trama tão bem elaborada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é sim, Francisca. Zelda é muito amável! ♥

      Excluir
  17. Já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, e agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais curiosa em conferi essa história, curto muito ler um nacional e gosto muito desse gênero.

    ResponderExcluir
  18. Nunca fui muita fã de livros nacionais,mas me interessei bastante por este :)

    ResponderExcluir
  19. Eu quero ganhar esse livro 😍😍😍!!!!
    beazanette@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Me pareceu uma resenha bastante perfeita, o livro me chamou bastante atençao e quero poder ler, amo livros misteriosos que te fazem encanta...quero pode ganhar, nunca tenho sorte mas quem sabe ela muda pro meu lado😍😍!!!!😍😍!!!!

    ResponderExcluir
  21. Ainda não conhecia esse livro, mas após ler a resenha confesso que me peguei bastante interessada pela leitura. Até porque a história me pareceu ser bem construída, e envolvente, espero ter oportunidade de ler esse livro logo.

    ResponderExcluir
  22. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas depois da sua resenha me apaixonei!!!
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  23. Adoro ministério e suspense vou adorar ler, fiquei encantada com o livro.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante. Obrigada!

Obs.: Caso você não tenha uma conta no Google e não saiba como comentar, escreva o que deseja na caixa de texto acima e na opção "comentar como" selecione "Nome/URL", preenchendo somente o campo nome.

E-mail para contato: thamirisdondossola@hotmail.com