A história do blog

Página atualizada em 28/06/2018.

Olá, queridos! O meu nome é Thamiris Dondóssola e eu sou a criadora do blog Historiar. Sou formada em Letras - Licenciatura -(Habilitação em Língua Portuguesa) pela Universidade do Extremo Sul Catarinense. Adoro estar em sala de aula, atuando como professora e, também, como estudante. Sempre gostei de estudar e ler bastante. 

O meu livro favorito é Orgulho e Preconceito, da maravilhosa Jane Austen. Se você ainda não leu, recomendo que leia o quanto antes e se apaixone pela heroína Elizabeth Bennet. Aliás, O&P foi o tema do meu TCC, junto com Dom Casmurro, de Machado de Assis. Clique aqui e saiba como foi o dia da minha defesa (tenso, haha, mas lindo demais).

Eu sou vegetariana ("ovolacto") e  tenho dois cachorros lindos chamados Mac (nervoso e mandão, mas no fundo é só um bebê) e a Nina (aquela que gosta de cavar buracos e é um docinho). Eu amo os meus catioros e tenho uma paixão enorme por animais. 

O ato de escrever (resenhas ou textos pessoais) é libertador, e fazer isso por aqui, poder compartilhar angústias e satisfações com vocês, é uma experiência enriquecedora, que vem se tornando cada vez mais importante para mim. 💙

A criação do blog:

A primeira postagem publicada é do dia 28 de março de 2014, mas o blog já existia antes disso, pois eu apaguei muitas postagens. Porém, como a primeira postagem é desse dia (28), encaramos ela como a data de nascimento do blog, que antes de se chamar Historiar, se chamava Tão doce e tão amarga.

Em algum momento da minha vida, escrevi um texto: “Tão doce e tão amarga. Tão certa e tão incerta. Incrível!”. Eu gostava muito dessas palavras e elas me acompanharam por um bom tempo. Com base nisso e já cansada de usar o tumblr, criei o blog. Fiquei com esse nome por bastante tempo, mas no dia 24 de setembro de 2015, decidi mudar. Passei de Tão doce e tão amarga para Historiar.

 Historiar?

Historiar já era o nome do meu tumblr. Sempre gostei desse nome... Trazia-me paz, inspiração, aconchego. Segundo o “dicio”, historiar significa fazer história, narrar, contar. E como o objetivo do blog, inicialmente, foi postar os textos criados por mim, haveria nome melhor? Infelizmente só tive esse estalo depois de mais de um ano, mas finalmente troquei

Como falei anteriormente, criei o blog com o objetivo de postar os meus textos. Com o tempo, fui publicando algumas resenhas e criando alguns quadros. Hoje, então, posso colocar o Historiar como um espaço de textos variados, imagens e sonhos. A literatura é o nosso tema principal, mas vamos muito além disso.

Conteúdo do blog:

O blog Historiar é um blog literário. Resenhas literárias e textos predominam este espaço, tudo para fazer com que você, leitor, conheça novas obras literárias e, quem sabe, se sinta atraído por elas. Temos, além das postagens dos colaboradores, o projeto "Escrevendo sem medo", que entra em sua terceira edição e uma porção de quadros que você pode encontrar na lateral do blog.

Colaboradoras maravilhosas:


Nós temos três colaboradoras que fazem com que o blog se torne mais interessante. A Bruna Costabeber é dona do blog Um Oceano de Histórias e faz a coluna "Eu li e" aqui no Historiar, mas também faz postagens sobre diversas outras coisas. A Ana Paula Marques colabora com postagens aleatórias, como textos e resenhas. E a Ana Teixeira também colabora com resenhas lindas. 💚


Ana Paula Marques é criciumense, formada em Letras (Língua Portuguesa), apaixonada por romances de época, café e Libras. Seu livro favorito? O melhor de mim, do Nicholas Sparks (que é o melhor escritor do mundo, em sua opinião). É uma pessoa de bem com a vida e acredita que a base de tudo é o respeito.


Bruna Costabeber, 26 anos, engenheira civil e blogueira. Apaixonada por animais, livros, números e o céu. Formada por sonhos e moldadas por realizações, nunca deixo de ir atrás daquilo que desejo.


E a Ana Teixeira é minha aluna! ♥

2 comentários:

Seu comentário é muito importante. Obrigada!

Obs.: Caso você não tenha uma conta no Google e não saiba como comentar, escreva o que deseja na caixa de texto acima e na opção "comentar como" selecione "Nome/URL", preenchendo somente o campo nome.

E-mail para contato: thamirisdondossola@hotmail.com