quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

2018: um século dentro de um ano

Que ano, universo! Que ano!

Algo muito curioso sobre mim (e para mim) é que até 2018, eu não costumava notar grandes diferenças nos anos pelos quais passei. O que eu quero dizer é que, até então, tudo sempre me pareceu muito comum, esperado, normal. 2018 se tornou exceção e eu quero contar o porquê para vocês.


2018 me trouxe tantas novas experiências e apresentou tantos fatos importantes ou relevantes ou memoráveis que não parece que tudo isso aconteceu em um só ano, parece que se passaram muuuuuuuitos anos, ou até mesmo um século. Exagero? Talvez seja, mas o fato é que esse ano foi carregadinho de coisas, algumas delas, inclusive, me fizeram questionar se aconteceram mesmo em 2018 - está vendo a grandeza que este ano teve pra mim?

No dia sete de fevereiro eu tive a honra de me tornar professora. Concluí a graduação em Letras pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) com muito orgulho da escolha que eu fiz. Paralelamente a isto, comecei a trabalhar na minha área de atuação, o que foi uma grande novidade na minha vida por dois motivos: o primeiro é que eu passei a ganhar o meu próprio salário (não foi a primeira vez trabalhando, mas foi o primeiro emprego fixo); e o segundo é que, pela primeira vez de fato eu tive as minhas próprias turmas e fui a professora titular - um sonho que parecia distante demais durante a graduação, mas que acabou se realizando. Obrigada, diretora Nena, por ter me dado a oportunidade mais linda e importante que 2018 me ofereceu.


Ao longo do ano eu comecei a investir no meu canal no youtube e fui ganhando um pequeno - mas muito importante - público. Li pouco (em comparação aos outros anos), mas entendo que precisei me dedicar às novidades que a docência traz. Porém, apesar de ler pouco, fiz boas escolhas e li livros incríveis!


Em 2018 eu passei pela experiência de ser fotografada (junto com o meu boy) por um fotógrafo pela primeira vez. Não muito tempo depois, passei por outra grande mudança que foi sair da casa dos meus pais e morar com o meu namorado - que eu conheço há exatos oito anos e oito meses. Eu sinto falta da casa dos meus pais, mas sou muito feliz por ter "o meu cantinho", portanto, foi uma mudança necessária.

Pela primeira vez, comecei a me envolver - aos poucos - com política, a entender melhor o que está acontecendo ao nosso redor. Este ano, infelizmente, foi marcado pela decadente eleição de um homem despreparado (até mesmo quem não entende tanto assim de política, como eu, sabe que isto é um fato) para governar o nosso país. Mas seguimos lutando. Tivemos também a copa do mundo e eu me vi muito interessada nos jogos de futebol e na emoção que eles nos oferecem. Passamos ainda pela greve dos caminhoneiros e toda a luta, os escândalos, as dificuldades e as conquistas que o movimento apresentou. 

2018 colocou novas pessoas na minha vida (algumas delas eu sinto alegria em ter conhecido, outras, não sei o que falar, e outras, queridíssimo universo, nem precisava, né?) Além disso, neste ano eu me reaproximei de algumas pessoas (o que foi muito importante para mim e para a minha paz) e me afastei de outras, por ironia do destino ou por pura falta de tempo para a comunicação. De alguns eu sinto muita falta.


Ainda tenho muito o que falar, mas vou parar por aqui, o texto está ficando grande. O que me resta agora é esperar que 2019 seja tão repleto de coisas boas quanto 2018, pois apesar dos acontecimentos ruins, os bons se sobressaíram. Vem 2019, vem com paz, vem com amor, vem com esperança, vem com sonhos, vem com realizações, vem com tudo! Darei o melhor de mim para que isso se torne realidade.


2 comentários:

  1. Feliz Ano Novo! Desejo que 2019 seja um ano tão incrível quanto 2018 e que você consiga realizar todos os seus objetivos :D

    https://www.submersaempalavras.com/

    ResponderExcluir
  2. É interessante como senti algo parecido... como se eu tivesse realizado mais sonhos e vivido mais durante 2018 do que durante o restante da minha vida. Foi um ano difícil em muitos aspectos. A questão política me causou até crise de ansiedade, mas também evolui bastante. Enfim, espero que tenha um 2019 maravilhoso e que mais uma vez, as coisas boas prevaleçam!
    Abraços

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante. Obrigada!

Obs.: Caso você não tenha uma conta no Google e não saiba como comentar, escreva o que deseja na caixa de texto acima e na opção "comentar como" selecione "Nome/URL", preenchendo somente o campo nome.

E-mail para contato: thamirisdondossola@hotmail.com