sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Resenha: Círculos de leitura e letramento literário - Rildo Cosson

Título: Círculos de leitura e letramento literário
Autor: Rildo Cosson
Editora: Contexto
Nº de páginas: 187
Ano: 2018

Círculos de leitura e letramento literário é uma obra teórica de Rildo Cosson, uma excelente fonte para que possamos refletir sobre o ensino de literatura nas escolas e, também, fora delas. A obra em questão foi publicada em 2018 pela editora Contexto, parceira do blog. 

De modo geral, Círculos de leitura e letramento literário é um livro reflexivo sobre o papel da literatura nos dias atuais, principalmente na vida das crianças e adolescentes. Como o próprio autor coloca: 

“Não se trata, porém, de um livro acadêmico, no sentido de um texto que pretende dialogar com a academia, mas sim de uma reflexão que é também um convite à prática dos círculos de leitura.” (pág. 9) 

A princípio, somos convidados a refletir sobre o fato de que a literatura está se perdendo. Sim, apenas 28% da população brasileira vê como divertimento o ato de ler um livro. A grande maioria das pessoas “passa o tempo” assistindo televisão, atualizando redes sociais ou qualquer outra atividade que não esteja relacionada diretamente ao ato de ler uma obra literária. Isso é triste? Obviamente! Mas é uma realidade. E a desculpa das pessoas para isso é a falta de tempo, quando na verdade, é simplesmente a falta de interesse. 

Gosto muito da forma como Cosson conduz suas obras, sou fã de Letramento literário: teoria e prática e adorei fazer a leitura de Círculos de leitura e letramento literário. Como professora de Língua Portuguesa e Literatura, afirmo que é o tipo de livro que levarei comigo durante toda a minha carreira. Eu adoro uma boa teoria, e essa é excelente! 


Uma das coisas que essa leitura despertou em mim foi a vontade de montar um círculo de leitura, eu me senti empolgada e com esperança. Quem sabe, a partir desse projeto, algumas pessoas comecem o processo do letramento e literário e, com o tempo, se tornem leitores reais. O mais bacana é que o autor nos orienta, passo a passo e de forma muito simples - preparação, execução e avaliação - a montar o círculo. Adorei!

Antes de concluir, gostaria de elogiar a organização da obra, que é dividida em sete capítulos com subcapítulos e, ao final de cada capítulo, somos presenteados com uma fábula. Além disso, no início de cada capítulo há uma citação reflexiva de uma porção de autores. 

Resenhar uma teoria é mais difícil do que eu imaginava, mas espero que vocês tenham conseguido ter uma base da grandiosidade deste livro. Adorei cada parte, refleti sobre a prática e me senti motivada para ir além, para tentar e não desistir do processo de formação de um leitor. Fantástico!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante. Obrigada!

Obs.: Caso você não tenha uma conta no Google e não saiba como comentar, escreva o que deseja na caixa de texto acima e na opção "comentar como" selecione "Nome/URL", preenchendo somente o campo nome.

E-mail para contato: thamirisdondossola@hotmail.com