quinta-feira, 19 de julho de 2018

Resenha: Além da Magia - Tahereh Mafi


Título: Além da Magia
Autora: Tahereh Mafi
Editora: Universo dos Livros
Nº de páginas: 368
Ano: 2017

Oi leitores, como vocês estão? Hoje estou aqui para conversar um pouco com vocês sobre o livro Além da Magia, da autora Tahereh Mafi e lançado pela Universo dos Livros, que a Thami recebeu num sorteio no skoob (só eu que nunca ganho?), mas que não tinha vontade de ler, vamos lá?

Além da Magia nos apresenta à história de Alice Alexis Queensmeadow, uma criança branca de 12 anos em meio a um mundo cheio de cores. Ela não vai mais à escola, então, não aprende sobre magia e seu passatempo é colher algumas flores que a Mãe ama e que é a única coisa que faz com que a Mãe lhe olhe. Sim, pessoal, a Mãe de Alice não dá a mínima para ela e isso piorou quando o Pai, há três anos, desapareceu.

Oliver era um colega de escola de Alice, mas ele é insuportável, um mentiroso e enganador e Alice não gosta dele, mas ela não sabe que eles têm mais coisas em comum do que imaginavam. Após ter falhado na entrega (momento onde os jovens apresentam sua magia para a cidade), Alice e Oliver partem em uma missão por Ferenwood com a intenção de reencontrar Pai e trazê-lo para casa.


Eu sou apaixonada pela escrita da Tahereh e, quando a Thami falou que tinha esse livro e não gostaria de ler, não pensei duas vezes antes de falar que leria. Como é de se esperar, esse livro é jovem, com personagens jovens que são inocentes e imaturos, então, algumas atitudes podem irritar leitores mais exigentes, mas atentem-se para o público alvo antes de criticar, tá?

Os personagens são maravilhosos, a Alice é aquela típica garota que quer saber tudo o que está acontecendo à sua volta e que é mais forte do que parece e Oliver, bem, ele é um mentiroso, né? É impossível não achar que ele vai estragar tudo, mas ele vai nos surpreendendo conforme vai amadurecendo e mostrando que pode ser um bom amigo para Alice.

O desenrolar da história foi bem surpreendente, tenho que dizer, eu adorei a forma como esses dois amigos se envolvem nessa aventura, as amizades que fazem e como o laço entre eles se fortalece. Por mais que eu tivesse criado inúmeras teorias sobre essa história e o que havia acontecido com Pai, por que Mãe é assim e por que Alice é sem cor, as respostas que a autora deu foram surpreendentes.

A Tahereh criou uma história com personagens marcantes que passam por situações muito difíceis com muita propriedade. Mas, o melhor, são os temas que a autora trabalha. Ela trabalha amizade, dramas familiares e auto aceitação. Como é um livro com foco em crianças, acho que as lições que ele transmite são muito importantes para a formação de um adulto. É uma leitura recomendadíssima que vai agradar muitos leitores, mas que não é o melhor da autora.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante. Obrigada!

Obs.: Caso você não tenha uma conta no Google e não saiba como comentar, escreva o que deseja na caixa de texto acima e na opção "comentar como" selecione "Nome/URL", preenchendo somente o campo nome.

E-mail para contato: thamirisdondossola@hotmail.com