terça-feira, 20 de março de 2018

Resenha: Cânticos de Apego - Cláudia Cassoma


Título: Cânticos de Apego
Autora: Cláudia Cassoma
Editor: Kujikula
Nº de páginas: 95
Ano: 2018

Cânticos de Apego é um livro de poemas com um tom especialmente romântico, escrito pela Cláudia Cassoma, autora parceira aqui do blog. 

Logo no início da leitura eu já pensei: “Uau!”. A escrita da autora me conquistou logo de cara, ela articula as palavras de uma forma única, é lindo, é profundo! Gostei imensamente da forma como seus poemas são escritos. Quando digo forma, refiro-me sim, a estrutura textual, pois não pude deixar de reparar isso. Mas, é claro, os sentidos dos poemas, nada se compara ao que eles despertaram em mim. 

Cânticos de Apego é um livro sobre o amor e todas as suas vertentes. Sabemos que o ato de amar não é simples, por ele se estendem porções de sentimentos que muitas vezes são angustiantes. Cassoma descreveu cada um desses sentimentos que decorrem do amor, os positivos e que nos enchem de vida por estar amando alguém, e os negativos, aqueles que destroem o nosso coração. 

Para que você, leitora ou leitor, tenha um conhecimento maior e mais claro do que Cânticos de Apego possui em sua essência, sabia que há poemas com um tom extremamente íntimo: se fala de beijos, de carícias, de perdas. São feitas declarações de amor, existem demonstrações de desejos futuros com aqueles que amamos, enfim, todas as insânias de quem ama. 

O meu poema favorito, entre tantos outros que gostei imensamente, é “esbanjamento”, e eu gostaria de compartilhá-lo com vocês: 

"dos meus olhos
escoam pingos sujos
pingos
carregados de ti
carregados de mim
de nós
do feito
do delongado
dos meus olhos
chovem brutas verdades
verdades
escorrem dores
regam flores
dos meus olhos
esbanjam angústias
sem simpatia
saem partes de mim
pesares antecipando o fim"

Compreendem agora do que eu estou falando? Foi uma grande descoberta ter conhecido essa autora maravilhosa! Aproveito para concluir essa humilde resenha fazendo um pedido a todos vocês: procurem Cânticos de Apego e se preparem para amá-lo.

Entre em contato com a autora pelo site: www.claudiacassoma.com/


43 comentários:

  1. Oi, Thami!
    Eu não sou uma pessoa de poemas, mas esse que você selecionou me conquistou. Anotei a dica para conferir os outros.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Tenho tentado redescobrir esse mundo dos poemas. Sou muito de livros de fantasia e ação. Esse me parece ser um livro sensível e agradável de ler. Irei buscar assim que possível.

    Minha Vida Por Acaso

    ResponderExcluir
  3. Adoro coletáneas de poemas e poesias, se falam de amor melhor ainda. É um sentimento nobre que serve de inspiração para muitas obras literárias. Cânticos de Apego deve ser um livro lindo e sensível.

    ResponderExcluir
  4. Eu amo poemas e fiquei apaixonada pelo que você mostrou no post... Até agora só li esse mas já estou adorando. Faço das suas palavras as minhas: foi uma grande descoberta ter conhecido essa autora maravilhosa.

    ResponderExcluir
  5. Que tudo essa resenha! Eu gosto tanto de poemas. Uma ótima dica de leitura!

    ResponderExcluir
  6. Adorei o poema. Percebi que não tenho livros assim, estou sempre comprando novos livros, mas nenhum é de poemas. Essa resenha me fez ter vontade de mudar isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom a gente dar uma mudada de vez em quando, ter novas experiências... ♥

      Excluir
  7. Eu adorei o título desse livro! Sei lá, gosto da palavra cânticos hehehe
    Bom, eu não sou muito fã de poemas então o livro não chamou tanto a minha atenção mas para quem gosta aposto que ele é ótimo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bonito né? Gostei também, haha.
      Ai que dó :(

      Excluir
  8. Gosto de poemas, mas confesso que os românticos não fazem minha cabeça, porém, fiquei apaixonada na capa desse livro hahaha

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post, achei muito legal o livro 👏👏 apaixonada pela capa

    ResponderExcluir
  10. Que poema lindo, não é muito a minha área literária, mas esse livro me parece interessante. Adorei o post, beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo, né? ♥ Fico feliz em saber que adorou.
      Beijos

      Excluir
  11. Olá!
    Não tenho costume de ler poemas, mas confesso que gostei muito da temática desse livro e do tom realista com o qual aparentemente a autora trata o amor. Adorei!

    ResponderExcluir
  12. Oi!!
    Eu adorei a dica ❤ amo livros de poesias. Já quero ler!
    Bjo

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro e nem a escritora, porém gostei muito da capa.
    Infelizmente não sou muito adepta dos poemas e olha que sou estudante de Letras kkkk' mas tem algo nos poemas que não me agrada, admiro muito quem escreve cada um deles, pois é preciso muita sensibilidade.

    Abraços!
    Cantinho da Lua

    ResponderExcluir
  14. Olá, gostei de conhecer a obra através do sue post. Que bom saber que a leitura lhe agradou. Gostei da temática de Cânticos de Apego.

    ResponderExcluir
  15. Parece ser muito bom esse livro de poemas, não sou muito de ler poemas mas são sempre bonitos, também gostei desse poema que você citou.

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas fico feliz que você tenha gostado da leitura e que a escrita da autora tenha te conquistado logo no início.
    Confesso que, apesar de ter gostado muito da sua resenha, não fiquei curiosa para ler. Não gosto de poemas e, mesmo tendo achado bonito esse que você apresentou, não é uma leitura que me atraia.
    De qualquer forma, fiquei feliz por saber que você amou tanto a leitura e tenho certeza que é uma ótima indicação para quem gosta de poemas.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. ameii tudo, eu nao conhecia esse livro mas achei bem interessante e adorei o poema tbm bjoss

    ResponderExcluir
  18. Que resenha bacana, adorei mesmo! Não conhecia a obra, mas agora fiquei com vontade de conhecer. Abraços e parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  19. Olá Thamiris, tudo bem?
    Eu não costumo me aventurar muito pelo universo da poesia, mas sempre que paro para ler algo do gênero fico impressionada com a alta qualidade que encontramos no mercado e digo isso tanto por autores menos conhecidos até os autores populares... A forma como os autores colocam os sentimentos a medida que parece que estão brincando com as palavras é o que mais me encanta e, é o que eu vejo nesse poema que colocou em sua resenha. Me interessei pela leitura, vou anotar a dica!
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Conheci a autora através do seu trabalho no blog que ela partilha com frequência e, de igual modo, apaixonei-me pelo modo como ela une as palavras, torna tudo tão profundo e poético! Tenho esse livro na minha lista de desejos e pretendo divulgá-la porque amei demasiado o seu conteúdo! Excelente post, fiquei com ainda mais vontade de ler, haha =)

    ResponderExcluir
  21. Oie, tudo bem? Ainda não conhecia a autora mas achei o livro incrível. Gosto muito de poesia/poemas mas já faz um tempinho que não leio. Participei de várias apresentações no colégio e amava conhecer a escrita de novos autores. Gostei muito do que você escolheu. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  22. Oi Thamiris, tudo bem?

    Sou apaixonada por livros de poesia, pois eles sempre conseguem conquistar meu coração. Saber que esse livro em especial, além de tudo tem cunho romântico, me faz desejá-lo ainda mais, visto que adoro poesias sentimentais. Com certeza vai para a minha lista. Parabéns pela resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Olá! Gosto bastante de poemas apesar de não ler tantos quanto gostaria, gostei da indicação do livro, ainda não tinha ouvido falar dele mas amei o poema que você trouxe na resenha, só me deixou com mais curiosidade de conhecer o livro <3

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  24. Nunca li livros de poemas, mas esse parece ser bem legal. Adorei o que você selecionou no post, vou procurar ler tbm.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante. Obrigada!

Obs.: Caso você não tenha uma conta no Google e não saiba como comentar, escreva o que deseja na caixa de texto acima e na opção "comentar como" selecione "Nome/URL", preenchendo somente o campo nome.

E-mail para contato: thamirisdondossola@hotmail.com