terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Resenha: Olhos d'água - Conceição Evaristo

Título: Olhos d'água
Autora: Conceição Evaristo
Editora: Pallas
Nº de páginas: 114
Ano: 2016

Olhos d’água, de Conceição Evaristo, é um livro de contos que, principalmente, retratam a mulher negra, a vida na pobreza e uma porção de choques de realidade. Assim, Olhos d’água é, resumidamente, um livro extremamente real.

Vou contar para vocês como este livro chegou em minhas mãos: a Érica, minha querida amiga, o leu para o vestibular e achou fabuloso, então me disse: “Migona, acho que tu vais gostar, é muito bom!”, etc. Pois bem, ela me emprestou e eu o li. Estou maravilhada! Já adianto que os contos são curtos e tão completos que eu perdi o ar com a genialidade da escrita de Conceição Evaristo. Mas vamos entender melhor como funciona a obra:

Olhos d’água é um livro curto, de quinze contos com poucas páginas, mas com uma intensidade tão grandiosa e quase indescritível. Os contos são sobre uma porção de temas, mas, como expus no início, giram em torno, principalmente, da mulher negra. Aqui, ela é a protagonista. E são várias mulheres! Cada uma com sua história em particular. Temos a Ana Davenga, Maria, Duzu-Querença, Natalina e a lista por aqui não para.

“Nesses momentos os olhos de minha mãe se confundiam com os olhos da natureza. Chovia, chorava! Chorava, chovia! Então, por que eu não conseguia lembrar a cor dos olhos dela?” (p. 18)

Vou pontuar meus contos favoritos e explicar o porquê, mas antes disso, quero que saibam de algumas características que todos os contos possuem: todos eles são tão poéticos, com seus ovos-vida, gozo-pranto, flor-sorriso e deus-menino... (e aqui eu gostaria que todos vocês lessem Olhos d’água, para saber se concordam – ou não – comigo, sobre a poesia dos contos de Conceição Evaristo. No geral, os contos nos apresentam a mulheres com vidas difíceis e/ou complicadas, frágeis, instáveis. 

Outra coisa: este livro aborda tantos temas necessários em um número tão pequeno de páginas! E a abordagem é feita com maestria. Temos temáticas como a gravidez na adolescência, o estupro, o relacionamento abusivo, o suicídio, a pobreza, a prostituição, entre muitas outras.


É difícil falar sobre quais os meus contos favoritos, pois eu gostei de muitos, mas “Ana Davenga” foi um conto que adorei, ele se mostrou, para mim, tão cheio de poesia, mas com um acontecimento marcante, triste e surpreendente no final, que me fez dar um salto quando li. Outro conto que gostei bastante foi “Maria”, eu o achei sensacional! Ele trata da pobreza, dificuldades e injustiças contra a mulher negra. E o conto “Zaíta esqueceu de guardar os brinquedos” é outro conto que me deixou chocada, arrepiada e apaixonada pela escrita de Conceição Evaristo. Gostaria de destacar, também, o conto “Lumbiá”, que aborda, de alguma forma, o Natal. Acho que seria interessante lê-lo, também, nesta época natalina.

Olhos d’água é um livro poético, mas difícil. A realidade é dura, e Conceição Evaristo nos apresenta a uma série de realidades muitas vezes escondidas e esquecidas pela sociedade. É um livro que precisa ser lido, e se você gosta de contos, é uma leitura que precisa fazer para ontem.


EVARISTO, Conceição. Olhos d'água. Rio de Janeiro: Pallas: Fundação Biblioteca Nacional, 2016.



6 comentários:

  1. Oi Thamiris, tudo bem?
    Eu adorei a sua resenha e pude perceber o quão bom esse livro é.
    Fiquei super curioso com os temas que ele aborda e com certeza adoraria ter a leitura dele <3

    Beijão,
    Vinicius
    refugiolitxrario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vinicius!
      Obrigada, que bom que gostou! Espero que leia algum dia. :)
      Um abraço.

      Excluir
  2. Livros de contos normalmmente não me agradam, mas conseguiu me deixar curiosa com este. Parece uma leitura sem muito mimi, com gente igual a gente. Vou anotat aqui.

    Livrosrabiscando.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que bom saber disso! :D
      E é exatamente assim, acho que tu vais gostar.

      Excluir
  3. Nossa, mas como nunca ouvi falar nesse livro? Achei muito interessante
    Bjs flooor


    http://cariocadointerior.com.br/index.php/2017/12/23/3-videos-inspiradores-para-2018/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante. Obrigada!

Obs.: Caso você não tenha uma conta no Google e não saiba como comentar, escreva o que deseja na caixa de texto acima e na opção "comentar como" selecione "Nome/URL", preenchendo somente o campo nome.

E-mail para contato: thamirisdondossola@hotmail.com