sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Livros que envolvem o Natal

Pessoal, eu adoro esse clima de Natal, adoro meeeesmo, acho tudo muito confortável (apesar da sensação de que mais um ano está terminando e que algumas coisas deste ano deixarão saudades). Mas bem, pensando sobre esse clima, decidi indicar para vocês alguns livros com temática natalina. 


Vejam só, os livros que vou listar abaixo não são livros que, necessariamente, falam do Natal, alguns livros apenas se passam nessa época do ano, certo? E nem todos eles eu já li, alguns são livros que eu pretendo ler. Vamos lá!


Um Conto de Natal, de Charles Dickens: É uma das histórias mais famosas da literatura ocidental. O enredo nos traz a figura de Ebenezer Scrooge, um avarento homem de negócios londrino, rabugento e solitário, que não demonstra um pingo de bons sentimentos e compaixão para com os outros. Scrooge não deixa que ninguém se aproxime e rompa a sua dura carapaça, preocupando-se apenas com os negócios, o dinheiro e os lucros. No anoitecer frio da véspera natalina, ele é visitado pelo fantasma de Jacob Marley (seu antigo sócio comercial, morto há sete anos) que o repreende e anuncia que Scrooge se prepare, pois será visitado por três espectros do seu próprio passado, presente e futuro... A história da redenção do velho Scrooge vêm comovendo adultos e crianças de todas as épocas. ⭐Já li!


O Natal de Poirot


O Natal de Poirot, de Agatha Christie: Véspera de Natal. A reunião da família Lee é arruinada pelo barulho ensurdecedor de móveis sendo destroçados, seguido de um grito agudo e sofrido. No andar de cima, o tirânico Simeon Lee está morto, numa poça de sangue, com a garganta degolada. Mas quando Hercule Poirot, que está no vilarejo para passar o Natal com um amigo, se oferece para ajudar, depara-se com uma atmosfera não de luto, mas de suspeitas mútuas. Parece que todos tinham suas próprias razões para detestar o velho... ⭐Quero ler!




Deixe a Neve Cair

Deixe a neve cair, de J. Green, M. Johnson e L. Myracle: Na noite de natal, uma inesperada tempestade de neve transforma uma pequena cidade num inusitado refúgio romântico, do tipo que se vê apenas em filmes. Bem , mais ou menos. Porque ficar presa à noite dentro de um trem retido pela nevasca no meio do nada, apostar corrida com os amigos no frio congelante até a lanchonete mais próxima ou lidar sozinha com a tristeza da perda do namorado ideal não seriam momentos considerados românticos para quem espera encontrar o verdadeiro amor. Mas os autores bestsellers John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle revelam a surpreendente magia do Natal nestes três hilários e encantadores contos de amor, interligados, com direito a romances, aventuras e beijos de tirar o fôlego. ⭐Já li!

O Natal de Charlie Brown
O Natal de Charlie Brown, de Charles M. Schulz: Um livro encantador, com capa dura e todo em cores que usa o Natal para tratar de temas emocionantes como a amizade, o companheirismo, a solidariedade e a alegria. Desta vez, no lugar das célebres tirinhas de Peanuts, o livro oferece uma única história que começa na melhor época do ano para as crianças: o Natal!
As famílias estão enfeitando suas árvores, comprando presentes e combinando onde vão passar essa noite tão especial. Mas para Charlie Brown, o espírito natalino já não é mais o mesmo, e a festa se tornou um grande evento comercial. A turma de Charlie Brown quer animar o amigo, mas não há nada que faça ele mudar de opinião. É aí que uma arvorezinha miúda e sem folhas entra em cena, para revelar o verdadeiro significado do Natal. ⭐Quero ler!

O Suplício do Papai Noel
O suplício do papai noel, de Lévi-Strauss: Em tom de homenagem ao centenário do antropólogo francês Claude Lévi-Strauss, comemorado no final de novembro de 2008, a Cosac Naify lança O suplício de Papai Noel, ensaio de 1952 publicado em poucos países até hoje. No texto, Lévi-Strauss parte de um acontecimento insólito - a queima de um boneco de Papai Noel em Dijon, França, em 1951 - para analisar o mito do Papai Noel ao longo dos tempos, a comercialização das datas tradicionais e a influência norte-americana nesse processo. Com um texto fluente, o francês se vale da metodologia científica que elaborou, a análise estrutural da antropologia, para tecer considerações sobre o papel desse símbolo natalino. O projeto gráfico brinca com a ideia de ornamento sem ir de encontro às ideias de Lévi-Strauss: a pontuação do texto é toda vermelha, cor tradicionalmente associada ao Natal, e a capa do livro, quando despida da luva vermelha que a protege, surpreende com a presença de todos os sinais gráficos do texto. ⭐Quero ler!

Dia de Folga
Dia de folga, de John Boyne: Neste conto breve e melancólico, John Boyne (autor do best-seller O menino do pijama listrado) acompanha o dia de folga de um jovem soldado inglês e seus companheiros, que passam a véspera de Natal em uma das trincheiras da Primeira Guerra Mundial. Enquanto relembra os natais da infância e o conforto do seu lar, ele vê e ouve as bombas alemãs caindo a sua volta. Em meio a um dos piores conflitos do século XX, o jovem irá vivenciar um espírito natalino muito diferente do que estava acostumado. ⭐Quero ler!







🖤🖤🖤

Então é isso aí, pessoal! O que vocês acharam dos livros? Já tiveram a oportunidade de ler algum deles? O que vocês acharam? Vocês gostam de livros com temáticas natalinas? Me contem tudo. Um super beijo!



13 comentários:

  1. Desta lista só conhecia o do John Green, e mesmo assim nunca li por ser meio receosa com os livros dele. Vou anotar pra procurar os outros mais tarde, para conhecer um pouco mais sobre eles 💙

    Livrosrabiscando.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh, o que te faz ficar receosa? Fiquei curiosa, haha.
      Se ler algum, espero que goste!

      Excluir
  2. Oi Thami
    Eu acho que nunca li um livro natalino, mas esse ano quero ler alguns contos. Já li Fui uma boa menina. Quero ler mais alguns até o dia 25. O livro da Agatha eu quero ler muito. Li um livro dela até hoje e amei.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lary!
      Aproveita essas indicações linda pra fazer lindas leituras natalinas, hihi ♥
      Faz tempo que não leio nada dela, seria ótimo ler este livro bem nesta época.
      Beijocas

      Excluir
    2. Oi Thami
      Eu queria ter lido 4 contos natalinos. Li apenas 3, mas estou satisfeita. Gostei muito da experiência e ano que vem pretendo repetir.[

      Vidas em Preto e Branco

      Excluir
  3. Deixa a neve cair💙 pra sempre em meu coração os outros eu não conheço mais vou dar uma procurada depois. amando tudo no blog
    Seguindo :D
    https://strangerboy01.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Thamiris, vendo a sua listinha me dei conta de que apesar de gostar do clima natalino li poucos livros que envolvem o natal! Quero muito ler O Natal de Charlie Brown! <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi!
      Eu comecei a fazer isso no ano passado, ainda li poucos também.
      Espero que leia e goste!
      Beijos

      Excluir
  5. Adorei sua lista de livros! Dicas anotadas para leituras natalinas RSrs
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, Thami!
    Menina, eu morro de vontade de ler esse do Charles Dickens e não entendo por que ainda não fiz isso hahahaahah
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do Natal Literário e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu!
      Eu sei o que é isso, hahaha, mas aproveita o clima e leia agora ♥
      Beijão

      Excluir

Seu comentário é muito importante. Obrigada!

Obs.: Caso você não tenha uma conta no Google e não saiba como comentar, escreva o que deseja na caixa de texto acima e na opção "comentar como" selecione "Nome/URL", preenchendo somente o campo nome.

E-mail para contato: thamirisdondossola@hotmail.com