sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Resenha: As lendas de Colina - Organização de Marcelo Siqueira


As Lendas de Colina é uma antologia que possui todos os contos perfeitamente ligados. As histórias permitem que os leitores entrem em um reino completamente novo e repleto de fantasia. Cada parte do livro é peça importante desta obra magnífica, que traz uma experiência que vai além da literatura. Leiam e espalhem as lendas de Colina." (Daniela Garcia Bezerra, jornalista, criadora do Bio-Livros e do Garbez Comunicação)





As lendas de Colina é um livro de contos organizado por Marcelo Siqueira e publicado pela editora Rouxinol, parceira do blog. Todos os contos têm algo em comum: são sobre animais que vivem em Colina.

“Era triste ver no que Colina havia se transformado: outrora, um reino totalmente pacifista; agora, um lugar repleto de batalhas e disputas sem sentido.” (p. 79)¹

A antologia reúne uma série de contos curtos (de vários autores) sobre vários animais: tartarugas, sapos, lobos, elefantes, camaleões, coelhos, entre muitos outros. Os contos são fantásticos e o universo de Colina é incrível! Digo isso pois achei sensacional o fato de alguns contos se interligarem tão bem, mesmo sendo escritos por autores diferentes. 

No entanto, o meu ritmo de leitura não foi tão positivo. Até a metade do livro a leitura fluiu muito bem (mesmo eu estando num momento movimentado da vida), porém, após mais ou menos a metade do livro, eu comecei a me distrair muito facilmente com alguns contos, pois eles não me prenderam tanto assim. Achei isso bastante curioso, posso afirmar que adorei quase toda a primeira sequência, mas na segunda sequência, apesar de existirem contos que eu adorei também, a maioria não me conquistou.

Os meus dois contos favoritos foram: 

“Asas de pelicano”, do Renan Carvalho, que de alguma forma nos faz refletir sobre o preconceito da sociedade contra deficientes. Fiquei extremamente emocionada com esse conto e me senti presa a ele até terminar de lê-lo.

“Você enganou a todos. Agora faz sentido. Você é a filha deficiente do pelicano-vigilante! Como não pensei nisso? Se eu tivesse percebido antes, não teria nem entrado em meu navio. Suas penas mancham esse lugar.” (p. 33)²

“O último ancestral”, do David Hatter, que é um conto sobre coelhos. Nesse conto há reflexões sobre a maldade no mundo e o fato de ainda existirem pessoas boas por aí. Eu amei!

“Não se preocupe. Foi melhor para eles. Já estavam muito desgastados com toda a violência no coração dos mortais. Mas ainda tenho esperanças...” (p. 81)³

Além desses contos, que foram os meus favoritos, também posso destacar “Como sangue e neve”, do Alessandro Nascimento, e “O leão solitário”, da Flávia Duduch.


Alguns contos de As lendas de Colina despertaram sentimentos fortes em mim. Eu senti, realmente, vontade de chorar em diversos momentos, mas também dei risadas e embarquei em algumas aventuras. Apesar do que aconteceu da metade do livro para frente, eu posso afirmar que foi uma ótima leitura, eu conheci novos autores e passei a admirá-los. Mais uma vez: o fato de os contos se interligarem foi fantástico! Quero parabenizar o organizador, Marcelo Siqueira, pelo trabalho incrível que fez.

A respeito da edição: está maravilhosa! É um dos livros mais bonitos da minha estante. A capa é maravilhosa com todos esses tons de azul, a diagramação está muito bonita, eu adorei todos os detalhes, desde as patinhas na numeração das páginas até a “capa” de cada conto. A edição, no geral, arrasou!

Indico As lendas de Colina para qualquer leitor ou leitora, mas acredito que os fãs de fantasia e de animais, terão uma super chance de gostar muito. Leiam!

¹ "O último ancestral", de David Hatter.
² "Asas de pelicano", de Renan Carvalho.
³ "O último ancestral", de David Hatter.


SIQUEIRA, Marcelo (org.). As lendas de Colina. São Paulo: Rouxinol Editora, 2017.


7 comentários:

  1. Oi, Thami!
    Estou super apaixonada por essa capa. Linda demais *----*
    Amo contos, então com certeza seria uma ótima leitura. Que pena que da metade pra frente não fluiu também bem :(
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu!
      Sim. A capa e toda a edição de modo geral está linda! ♥
      Eu acredito que você iria gostar bastante do livro.
      Beijocas

      Excluir
  2. Fico extremamente feliz em saber que gostou do meu conto e do livro.
    Ele foi preparado com muito carinho e tenho muitos amigos que trabalharam nele.
    Foram muitos meses para deixar tudo o melhor possível, um grande desafio que adoramos vencer.
    Adorei a sua resenha, muito obrigado pelo apoio e carinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amei! ♥
      Parabéns a todos pelo excelente trabalho.
      E obrigada pela visita!

      Excluir
  3. Oi, Thamiris! Bela resenha, tive a oportunidade de participar dessa antologia com outros escritores e aprendi muito no processo, desde a revisão e o limite que tivemos dos 10 mil caracteres até o lançamento numa livraria em São Paulo, foi a primeira vez que estive tão próximo de tanta gente no ramo da escrita! kkk Fico feliz que tenha curtido grande parte dos contos, obrigado por escrever uma resenha linda dessas, tenho certeza que os demais autores também se sentirão lisonjeados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Muito obrigada pelo carinho. ♥
      Que bacana, haha. Tenho certeza de que foi uma experiência incrível!
      Realmente gostei muuuuuito de vários contos, virei fã de vários novos autores.
      Um abraço!

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante. Obrigada!

Obs.: Caso você não tenha uma conta no Google e não saiba como comentar, escreva o que deseja na caixa de texto acima e na opção "comentar como" selecione "Nome/URL", preenchendo somente o campo nome.

E-mail para contato: thamirisdondossola@hotmail.com