terça-feira, 18 de julho de 2017

Resenha: Nossa música - Dani Atkins

Sinopse: Ally e Charlotte poderiam ter sido grandes amigas se David nunca tivesse entrado em suas vidas. Mas ele entrou e, depois de ser o primeiro grande amor (e também a primeira grande desilusão) de Ally, casou-se com Charlotte.
Oito anos depois do último encontro, o que Ally menos deseja é rever o ex e sua bela esposa. Porém, o destino tem planos diferentes e, ao longo de uma noite decisiva, as duas mulheres se reencontram na sala de espera de um hospital, temendo pela vida de seus maridos. Diante de incertezas que achavam ter vencido, elas precisarão repensar antigas decisões e superar o passado para salvar aqueles que amam.
Com a delicadeza tão presente em seus livros, Dani Atkins mais uma vez nos traz uma história de emoções à flor da pele, um drama familiar comovente que não deixará nenhum leitor indiferente.

Nossa música, escrito pela autora Dani Atkins e publicado pela Editora Arqueiro em 2017, acima de qualquer coisa, é um livro sobre amizade. 

“Você pensa que tem o controle de sua vida, acredita que é você quem toma todas as decisões, e então algo assim acontece e você se dá conta de que é apenas uma minúscula peça em um jogo de xadrez, sendo movida de um lado para outro ao capricho de alguma coisa ou alguém muito maior.” (p. 59)

Ally e David tiveram um relacionamento amoroso intenso há algum tempo atrás, quando eram muito jovens. David foi o primeiro para Ally em diversos quesitos, foi seu primeiro amor, sem primeiro homem e sua primeira decepção. Em decorrência de alguns acontecimentos envolvendo Charlotte, a nova colega de quarto de David, Ally e David se separaram. Com isso, algum tempo depois, Charlotte e David se casam e mantém um casamento feliz, enquanto Ally encontra Joe e se casa com ele, assim, passa a amá-lo.

Por qual razão Ally e David se separaram? Em que momento Charlotte passa a fazer parte da vida dos dois? Ally e Charlotte poderia ser boas amigas, o que fez com que isso não se concretizasse? As respostas para essas perguntas começam a surgir nas lembranças das personagens, no momento em que elas se encontram na sala de espera da UTI de um hospital. Um acidente no gelo leva Joe, o marido de Ally, para o hospital. Enquanto um ataque súbito faz o mesmo com David, o marido de Charlotte. Então, depois de anos sem se ver, Ally e Charlotte se encontram novamente.


Quando digo que Nossa música é um livro sobre amizade, acima de qualquer coisa, quero dizer que a amizade é um dos mais belos sentimentos existentes, e muitas coisas a põem à prova, como a confiança, a lealdade, a verdade e o amor. E Nossa música é uma mistura de tudo isso, é um drama familiar que envolve uma série de sentimentos, mas todos eles, em decorrência da força que a amizade pode ter.

“- Prefiro que você fique.
Quatro pequenas palavras. Não eram suficientes para derrubar o muro entre nós. Mas eram um começo.” (p. 241)

Nas primeiras páginas, me senti confusa. As coisas aconteciam e eu não entendia a relação das coisas. Minha ansiedade! Depois de um tempo, as respostas foram chegando, então eu me apaixonei pela obra. A narrativa é intercalada entre Charlotte e Ally, tanto no presente, na sala de espera do hospital, quanto no passado, com as lembranças que explicam o decorrer dos acontecimentos, e isso me fez pensar em como é impressionante o fato de que cada um de nós tem um ponto de vista diferente, e esse ponto de vista pode mudar tudo ao nosso redor. Em determinado momento, é impossível parar de ler. A escrita da autora me prendeu, momentos de tédio não existiram, fiquei encantada com sua forma de conduzir a história. 

A princípio, não consegui me posicionar quanto à personalidade dos protagonistas. Depois, conclui que todos eles são extremamente reais, cheios de defeitos, como todo ser humano é. Ainda assim, gostei mais de Ally do que de Charlotte, e gostei mais de Joe do que de David. David! Minhas impressões quanto a esse personagem são variadas, é amor e ódio ao mesmo tempo. Mas se teve um personagem por quem eu morri de amores logo de cara foi Max, o melhor amigo de Ally.

“Eu sabia que sua intenção era boa, mas havia muito tempo eu deixara de acreditar que coisas ruins não aconteciam com pessoas boas.” (p. 132)

Esse parágrafo vai para quem já leu a obra: o que Ally fez, oito anos atrás, foi bastante compreensível. Ela não abandonou David, como afirma, pois ele fez sua escolha muito antes disso. Foi David quem abandonou o relacionamento deles.

Nossa música é um livro incrível, afirmo sem a menor sombra de dúvidas. É um livro envolvente, forte, desafiador. Você vai se surpreender muito e vai parar para pensar sobre a própria existência, sobre o quanto a vida é curta e frágil, e sobre como a amizade é importante. Todos os pontos são muito bem encaixados. Foi a minha primeira experiência com Dani Atkins, e eu virei fã.


Referência: ATKINS, Dani. Nossa música. São Paulo: Arqueiro, 2017.


8 comentários:

  1. Pela sinopse o livro não me chamou muito a atenção mas quem sabe eu dê uma chance. Achei bacana que você disse que os personagens são bem reais, isso é importante em um livro :)
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  2. Olá Tha!
    Ahhh, sou super fã dessa autora e não vejo a hora de ler Nossa Música ❤️
    Ela cria personagens reais, e acho isso fantástico. Leia os outros, recomendo!
    Beijos!

    Books & Impressions

    ResponderExcluir
  3. Não sabia do que se tratava a história, havia me interessado pela capa (muito linda, por sinal), mas parece ser um livro forte. Acho que irei dar uma chance a esse livro quando minha atual fase de livros leves passar hauahaua
    Beijos!
    Páginas Empoeiradas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Forte é uma ótima palavra para descrevê-lo, haha. ♥

      Excluir
  4. Oi Thamiris!
    O único livro que li da autora foi Uma Curva no Tempo e achei genial! Se não leu, pode colocar na sua lista que é imperdível! Estou com outro dela para ler aqui mas esse não me atraiu pela sinopse... quem sabe dou uma chance a ele um dia...
    bjs

    Amor por Livros

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante. Obrigada!

Obs.: Caso você não tenha uma conta no Google e não saiba como comentar, escreva o que deseja na caixa de texto acima e na opção "comentar como" selecione "Nome/URL", preenchendo somente o campo nome.

E-mail para contato: thamirisdondossola@hotmail.com