domingo, 23 de julho de 2017

Músicas empoderadoras

Hoje nós vamos deixar o assunto "livros" um pouquinho de lado para ouvirmos sete músicas feministas sensacionais! Cada letra é um tiro. Portanto, convido todas e todos para um momento de arrepio constante, dor e luta ao ouvirmos essas canções incríveis. 
Antes de começarmos, gostaria apenas de destacar que a ordem das músicas é aleatória, certo? É bem difícil eu conseguir escolher a minha favorita, haha. Amo todas! Espero que gostem também. Vamos lá!

Triste, louca ou má - Francisco El Hombre

"E um homem não me define
Minha casa não me define
Minha carne não me define
Eu sou meu próprio lar [...]"


Ela encanta - Marina Peralta

"Ela foi chegando devagar, veio já tirando todo o ar
Desmistificando tudo o que o povo insiste em falar
E a sua roupa ela escolheu, não pediu pra você nem pra eu
Porque ela entendeu que ela mesma manda nesse corpo que é seu [...]"


P.U.T.A - Mulamba

"Eu às vezes mudo o meu caminho
Quando vejo que um homem vem em minha direção
Não sei se vem de rosa ou espinho
Se é um tapa ou é carinho
O bendito ou agressão
E se mudasse esse ponto de vista
E o falo fosse a vítima
O que o povo ia falar?
Trocando, assim, o foco da história
Tirando do homem a glória
De mandar nesse lugar [...]"


Mulamba - Mulamba

"Agora o meu papo vai ser só com a mulherada
“Nós não é” saco de boxe pra levar tanta porrada
Todo dia umas 10 morrem, umas 15 são estupradas
For as que ficaram em casa e por nada são espancadas
Qual que é o teu problema? É fé pequena ou mente ruim?
Quem foi que te ensinou a tratar uma mulher assim? [...]"


Respeita as mina - Kell Smith

"Respeita as mina
Toda essa produção não se limita a você
Já passou da hora de aprender
Que o corpo é nosso, nossas regras, nosso direito de ser [...]"


Mulheres - Bella Larbac, Maryjane, P. Drita e Budah (Timeless Cypher)

"Miniatura mal tratada 
Na rua a mais falada 
figura sem graça
Na roda a fragilizada
Mas não me calo
Quanto mais reclamam eu faço 
isso não é peito de aço
É as mina disposição
Isso não é queda de braço
Não é disputa de espaço
Além desse egoísmo 
Vai abaixando essa mão [...]"


100% Feminista - MC Carol & Karol Conka

"Forte, autoritária e às vezes frágil, eu assumo
Minha fragilidade não diminui minha força
Eu que mando nessa porra, eu não vou lavar a louça
Sou mulher independente não aceito opressão
Abaixa sua voz, abaixa sua mão [...]"


❤❤❤

E aí, o que acharam? Espero mesmo que tenham gostado das músicas e o mais importante: refletido sobre a situação das mulheres. Essas músicas são verdadeiros hinos que nos inspiram a lutar. Se tiverem uma favorita, me falem nos comentários. Beijos!

11 comentários:

  1. P.U.T.A - Mulamba 💕 fala sobre nossos medos, sobre o perigo de ser mulher nessa sociedade machista e principalmente sobre luta e resistência! É um hino!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelas escolhas empoderadas! Tu só arrasa, né guria! 😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amor! A maior parte delas foi tu que me apresentou ❤

      Excluir
  3. Oi Thamiris! Confesso que não sou de ouvir muita música, é difícil eu parar para fazer isso hoje em dia, apesar de eu até gostar de fazê-lo. Mas o tema das músicas que você escolheu são muito relevantes e importante de serem discutidos. E, é maravilhoso como a música muitas vezes se torna um canal que viabiliza essa discussão.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isabela!
      Fico feliz em saber que gostou do tema. ♥
      Beijocas

      Excluir
  4. Obrigado pelas dicas. É sempre bom conhecer musica nova.

    Beijinhos!!


    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia as canções e com certeza como você destacou elas são um ótimo incentivo para refletir a situação da mulher nos dias atuais. Nossas antepassadas conseguiram conquistas importantes, mas muitas mulheres da atualidade esquecem que ainda precisamos lutar por mais respeito, direitos e lembrar que ninguém é melhor que ninguém. Enfim foi ótimo levar esse 'sacode' com esse post. Parabéns!!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá Thamiris, amei o post de hoje, e conhecer essas músicas, são letras bem intensas e profundas, curti muito. Bjkas

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia as das músicas e adorei algumas delas !!! Vão todas para a minha playlist !!!

    Adorei o post,diferente e super interessante !!!!

    bjsss

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante. Obrigada!

Obs.: Caso você não tenha uma conta no Google e não saiba como comentar, escreva o que deseja na caixa de texto acima e na opção "comentar como" selecione "Nome/URL", preenchendo somente o campo nome.

E-mail para contato: thamirisdondossola@hotmail.com