sexta-feira, 17 de março de 2017

Resenha: O diário de uma torcedora - Beatriz Sônego Zanette



Sinopse: Maria Clara é uma menina de 14 anos que tem uma porção de amigos! Nesse diário você vai viver com ela todas as aventuras de um ano inteiro ao lado desses amigos incríveis! Os sonhos, as alegrias, seu time de futebol do coração, sua escola, seu primeiro amor e todas as viagens incríveis que essa turma toda fez.
O diário de uma torcedora é um livro que vai te levar à Criciúma - SC, cidade natal de Maria Clara, e te fazer um torcedor também!





O diário de uma torcedora, publicado em 2016, foi escrito por Beatriz Sônego Zanette. Deixo aqui meus agradecimentos à autora por ter cedido um exemplar de seu livro ao blog.

Maria Clara tem catorze anos, é uma garota muito gentil e apaixonada pelo time da cidade onde mora: o Criciúma Esporte Clube. Acompanhamos no decorrer de O diário de uma torcedora, as mais diversas situações vivenciadas por Maria Clara, todas elas narradas pela própria protagonista, em forma de diário, no período de mais ou menos um ano. Seus amigos: Camila, Ana, Miguel, Manoel e Luís são personagens que, com frequência, aparecem nas descrições de Maria Clara, bem como sua família, os professores do colégio Califórnia e o seu tigre de estimação.


O diário de uma torcedora é uma leitura leve e expositiva. De modo geral, a autora situou muito bem cada um dos personagens, e a escrita da Beatriz é aconchegante e em especial, muito convidativa. 

"Aprendi que devo respeitar o próximo, independente da raça, condição econômica, cultura e, acima de tudo, das diferenças e dificuldades." (p. 165)

Uma das coisas mais bacanas que me ocorreu ao ler o livro foi ter um conhecimento maior da história do time Criciúma. Eu conheço a história do time muito superficialmente e a Beatriz se encarregou de nos dar detalhes, o que eu achei muito útil. A autora faz com que o leitor sinta a emoção que o futebol pode causar nas pessoas, em alguns momentos eu cheguei a sentir arrepios com tamanho amor! Mas o livro não é só sobre futebol não...

Maria Clara escreve também sobre diversas aventuras pelas quais ela passa e momentos vividos, como a diversão de uma festa junina, as férias e os jogos escolares, um primeiro amor, algumas brincadeiras não tão legais que a faz rever algumas atitudes e algumas viagens. Há, também, presente na história alguns elementos fantásticos. O livro é cheio de aventuras! 

"Apesar de ter conhecido tantos lugares durante esse ano, Criciúma é onde eu quero estar. Minha cidade é o meu lar, pois lar é o que temos no nosso coração." (p. 166)

A leitura, de modo geral, me agradou bastante. Eu pude conhecer um pouquinho do trabalho da Beatriz como escritora e isso me deixou muito feliz e com uma boa impressão. O diário de uma torcedora é um livro repleto de curiosidades e muita diversão. 


14 comentários:

  1. Olá Thamiris! Tudo indica que trata-se de um romance de formação, não é mesmo? Parece ser uma gracinha! Abraço!;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria!
      É um romance de formação também, rs. Sim, é uma gracinha!
      Beijos

      Excluir
  2. Amei a sinopse, muito obrigada mesmo ❤❤❤❤😍💕💕!!!!! Fico muito feliz por você tenha gostado muito!!

    ResponderExcluir
  3. A história parecer ser uma graça, mas não é meu foco de leitura. Contudo, achei uma ótima pedida para minha sobrinha! Que inclusive AMA um futebol também! :D
    Parabéns pela resenha e obrigado pela dica! Vou anotar com certeza!! :D

    Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh, sua sobrinha iria adorar então!
      Obrigada pela visita e elogio! ♥

      Excluir
  4. Nossa que interessante, não conhecia o livro mas já tive oportunidade de ler livros nesse estilo e geralmente são leves e cheio de mensagens para vida. Mesmo com personagens jovens conseguimos nos envolver em todo seu processo de amadurecimento e desbravamento do mundo e convívio social.
    Enfim gostei de conferir sua opinião. Beijos linda!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Aline, "O diário de uma torcedora" é exatamente assim, um amor!
      Que bom que gostou!
      Beijocas

      Excluir
  5. Oi Thami,
    Acompanhei sua leitura desse livro e sei como você gostou dele. Acho a premissa muito fascinante e tenho vontade de ler, pois adoro aventuras e livros amorzíneos, como esse parece ser.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bru!
      Simmmm, gostei bastante. É um livro fofo! ♥
      Beijocas

      Excluir
  6. Olá!
    Ainda não conhecia nem o livro e nem a autora, mas achei muito interessante essa atenção especial que ela deu a história do time Criciúma. Acho qie é um ótimo livro para quem curte futebol, e adorei essa sua dica!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carolina!
      Sim, a Bea é uma super torcedora e acredito que deva ter sido uma experiência maravilhosa pra ela escrever sobre isso.
      Beijocas

      Excluir
  7. Olá Thamiris, o livro tem um título cativante, pela sua resenha parecer ser uma leitura agradável, não conhecia a autora ainda, vou colocar na lista. Bjkas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dani.
      Que bom que gostou! E sim, é um leitura agradável.
      Beijocas

      Excluir

Seu comentário é muito importante. Obrigada!

Obs.: Caso você não tenha uma conta no Google e não saiba como comentar, escreva o que deseja na caixa de texto acima e na opção "comentar como" selecione "Nome/URL", preenchendo somente o campo nome.

E-mail para contato: thamirisdondossola@hotmail.com