quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Resenha: 31 Contos Assombrados - Organização de Dêner B. Lopes

"Excelente sugestão para quem gosta de histórias e terror e sobrenatural. 31 Contos Assombrados te faz encarar o lado mais obscuro que existe na humanidade, o mais sombrio do mundo sobrenatural e o mais inconsciente de nossa própria consciência. Fez-me refletir sobre a linha tênue que existe entre a loucura e a sanidade, o real e o imaginário." (Luh Celestty autora de "Sombras do Passado").
"Uma excelente reunião de contos aterrorizantes cheios de suspense e com algumas reflexões sobre o que mais amedronta cada um de nós. Temas do cotidiano com pitadas de assombração. Monstros, zumbis e vampiros trazem vários sustos durante a leitura. Nessa antologias você fica de frente com os mais diversos medos e mesmo assim, vai desejar que tenham mais de 31 textos." (Daniela Garcia Bezerra, jornalista e autora do blog Bio-Livros).
"Cativante, é impossível parar de ler. Incrivelmente assustador." (Camila Borges autora da saga "Andrômeda Nebulosa").

Uma reunião de estórias sinistras e por vezes reflexivas compõe a antologia 31 Contos Assombrados, organizada por Dêner B. Lopes e publicada pela Rouxinol Editora

Os trinta e um contos aqui reunidos são dos gêneros suspense, terror e sobrenatural. Cada conto possui em média seis páginas, mas há contos menores e contos maiores que isso. O livro possui 245 páginas e no início de cada estória, há uma espécie de mini biografia do autor do conto, o que eu achei muito bacana, pois pude conhecer um pouquinho do perfil pessoal de cada um. Por fim, a capa e todo o trabalho visual estão lindos! Informações gerais dadas, vamos ao conteúdo dos contos! 


31 Contos Assombrados é uma leitura rápida. Uma vez que você gosta de um conto lido, quer ler os outros para saber se vai gostar também. Há, na obra, estórias que envolvem cemitérios, fantoches e bonecas, a paralisia do sono, um portal do inferno, aranhas monstruosas, uma noiva zumbi e muitos outros elementos. Tudo num estilo extremamente macabro e por vezes, aterrorizante. 

Segundo o meu olhar, a seleção de escritores foi muito bem feita, pois quase todos os contos me agradaram. É claro que existiram aqueles que eu não gostei, mas foram poucos, o que é totalmente compreensível, pois uma vez que nos dispusemos a ler livros de contos, sabemos que sempre há de existir os favoritos e os indiferentes. 

Os contos que eu mais gostei foram os seguintes: “Lorrayne”, escrito por Fábio Magalhães, que basicamente nos apresenta à Lorrayne, uma jovem assassinada pelo padrasto e que vira uma lenda; “Mãos de furor”, escrito por Lucas Brasil, que se resume na estória de um homem que comete uma injustiça e é punido por isso; “Noite de chuva”, escrito por Camila Villalba, que narra um episódio de uma moça que é atacada ao passar uma noite de Halloween sozinha, esse conto nos remete ao assédio sexual, o que eu achei bastante importante; “Obrigado por brincar”, escrito por Thabata Cuzziol, que tem um enredo envolvente e um ótimo desfecho; E o meu conto favorito da antologia foi “O enterro de Lúcia”, escrito por Edson Germinio, que me fez sentir arrepios quando cheguei ao final. 

Há outros contos que eu também marquei, pois gostei bastante, mas acredito que já se tornou possível ter uma noção do que 31 Contos Assombrados possui em sua composição. É um livro muito bem organizado, repito, portanto deixarei aqui a minha admiração ao organizador Dêner B. Lopes. 

Se você gosta de estórias sinistras, 31 Contos Assombrados é o livro ideal. Acredito que ele combina com o inverno e que ler em época de Halloween pode ser uma experiência bastante agradável e, quem sabe, assustadora.



14 comentários:

  1. Oi Thami,
    Esse livro me chama a atenção, pois gosto muito de contos assombrados.
    Achei bem interessante a ideia do conto Lorrayne e fiquei curiosa para saber como é essa lenda e o que falam dessa moça que sofreu tanto. É bem legal que o livro seja bem organizado, tem vários livros de conto que não são bem organizados :(
    Dica anotada.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bru!
      Obrigada pelo comentário. Acho que você adoraria o conto "Lorrayne".
      E sim, a organização deste livro está de parabéns.
      Beijocas

      Excluir
  2. Ual! Fico muito feliz em saber que o meu conto Lorrayne, foi um dos que você mais gostou...Haha :)

    ResponderExcluir
  3. Você disse contos de terror? Quero! Eu não sou muito chegada a contos, mas abro exceção para os de terror. Todas as estória que você descreveu pareceram muito legais, mas o que mais me chamou a atenção na resenha foi justamente quando listou os elementos que aparecem nas estórias dos contos: "Há, na obra, estórias que envolvem cemitérios, fantoches e bonecas, a paralisia do sono, um portal do inferno, aranhas monstruosas, uma noiva zumbi e muitos outros elementos.". Na boa, como eu poderia não querer ler o livro depois disso aí? Foi maldade... Algo me diz que irei morrer de medo na estória das aranhas. Zumbis, portal do inferno? Tô de boa. Aranhas? Meu Deus, não.... tudo menos isso. Hahahaha. Valeu pela dica!

    Bjs.

    www.ciadoleitor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, que amooooooooor! hahahaha. A intenção era essa mesmo: de fazer o leitor sentir essa vontade de ler a obra. ♥
      Obrigada pelo comentário. Volte sempre!
      Beijocas

      Excluir
  4. Não conhecia o livro mas achei bem interessante e como costumo ler contos acredito que iria gostar dessa reunião de histórias. Gostei da sugestão de ler no inverno e quem sabe aos poucos durante o mês, revisando com outras leituras!!?? Enfim sugestão aceita. Gostei de conferir sua opinião sobre o mesmo.

    Leituras, vida e paixões!!,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Aline. Se você conseguir, ler aos poucos também é bacana.
      Que bom que gostou! ❤

      Excluir
  5. Olá!

    Não conhecia esse! Eu costumo acompanhar essas antologias de terror, minha irmã sempre está participando, já entrou em 6 (se não me engano rs)
    Sempre acho gostoso ter um conto para ler nas sobras de tempo entre uma tarefa e outra!

    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andréa!
      Sim, ler aos poucos também pode ser bacana. A minha curiosidade com relação ao próximo conto não me deixou fazer isso, eu devorei o livro, hahaha, mas sem dúvida é uma boa ideia.
      Beijos

      Excluir
  6. Olá,
    Sempre acho complicado resenhar livros que são compostos por contos, pois ao mesmo tempo que temos muita coisa para falar infelizmente temos que nos atentar para não falar demais e acabar estragando as leituras por ai rsrs
    Desconhecia a obra, mas adorei saber um pouco mais sobre ela e os contos que mais lhe agradaram.
    A capa chama muito minha atenção e espero poder conhecer em breve cada um desses 31 contos.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  7. Oi Michele, é verdade. Resenhar contos/poesias é um pouco mais trabalhoso.
    Fico feliz em saber que gostou. Obrigada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá Thamiris, fiquei mega curiosa para ler esses contos, adoro terror, mistério, suspense, e os contos sempre tem um toque sinistro. Quero muito conhecer esses autores. Adorei a capa. Bjkas

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante. Obrigada!

Obs.: Caso você não tenha uma conta no Google e não saiba como comentar, escreva o que deseja na caixa de texto acima e na opção "comentar como" selecione "Nome/URL", preenchendo somente o campo nome.

E-mail para contato: thamirisdondossola@hotmail.com