sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Resenha: Lua Azul e a Terra Paralela - Leca Haine


Sinopse: A heroína Zelda namora, estuda e gosta de ler e ouvir música, até que começa a receber bilhetes misteriosos. Seguindo a pista dos bilhetes, ela chega à Terra Paralela, onde inúmeras surpresas a aguardam, como um reencontro inesperado com uma pessoa desaparecida e o fato de que sua família há muito tempo era observada de longe por um ser maligno e cruel.



Recheado de mistérios e grandes descobertas, entre tantas outras coisas, como a agonia proporcionada pela curiosidade, Lua Azul e a Terra Paralela me fez sentir uma enorme saudade de casa. 

"E quem foi que disse que ralar é ruim? - perguntou Ângelo, abraçando-a. - Filha, o que nos chega de graça não tem valor. Gostoso é a gente batalhar e ver que os resultados surgem com o nosso esforço." 

A estória gira em torno de Zelda Maria Silva Sales de Mendonça, uma moça inteligente de 16 anos. Inicialmente, sua vida está tranquila e feliz, pois a jovem começa a namorar com Pedro, um rapaz de quem gosta muito. No entanto, essa tranquilidade é atrapalhada por uma carta misteriosa deixada em sua casa. Tal carta faz com que a vida de Zelda mude completamente. A garota faz novas descobertas acerca do passado de sua mãe, que já não vive mais entre seu pai e sua irmã, e essas descobertas a direcionam para um mundo de questionamentos e incertezas. Passamos a acompanhar, portanto, a busca de Zelda pela verdade. 

Eis que a verdade aparece, então, tudo muda. 


Recebi Lua Azul e a Terra Paralela da autora Leca Haine. Agradeço a oportunidade que a Leca me deu de conhecer a sua obra. Eu tinha altas expectativas em relação à estória, principalmente por se tratar de uma obra juvenil (que eu adoro) e posso afirmar que foi uma leitura muito positiva. A escrita da autora é informal e deliciosa, daquelas que nos prende completamente.

De modo geral, o desenvolvimento da estória de Zelda foi muito bem construído pela autora. Não houve nenhum ponto solto, muito pelo contrário, houve fechamento e diálogo entre todos os fatos. O ambiente onde se passa parte da estória, Constantina, me fez sentir uma enorme saudade de casa. E, além disso, o livro me lembrou da coleção Vaga-Lume. O estilo é semelhante àqueles juvenis maravilhosos, diferente de alguns livros contemporâneos, e foi muito bacana ter essa lembrança em mãos. Outro ponto muito bacana, é a poesia das cartas deixadas no correio de Zelda. Me diverti e li todas em voz alta, admirando as rimas. Portanto, creio que já se tornou perceptível que eu só tenho considerações boas para fazer. 

"O que eu quero dizer é que o poder e o dinheiro são uma ilusão... só servem pra dar mais conforto, mas alegria mesmo, felicidade, não têm a ver com dinheiro."

A protagonista Zelda é o tipo de personagem pelo qual você se apaixona, mesmo sendo comum. Zelda é transparente, é sincera, tem defeitos como qualquer ser humano, e acima de tudo, é muito corajosa. Em vários momentos eu fiquei me questionando: o que ela vai fazer agora? Qual será a sua decisão? Eu também me coloquei em seu lugar, mas eu não sei se seria tão corajosa, como Zelda foi. Os personagens: Ângelo, Selena, Pedro, Cíntia, Carminda, Diana e Eunice, mais uma vez de um modo geral, foram todos muito bem elaborados, totalmente fundamentais para o desenrolar dos fatos. Sabe quando você tem aquela sensação de que tudo está em ordem e faz sentido? Pois é.

Lua Azul e a Terra Paralela é cheio de mistério e fantasia, com pitadas de um suspense levinho, na medida certa. Houve um momento em especial, quando as cartas desconhecidas de um sujeito que se identificava com "O. D." começaram a se tornar frequentes e Zelda decidiu que descobriria a verdade, que eu não consegui mais largar o livro. Simples assim. Quando finalmente pude, li a obra num período de tempo muito curto. A leitura é intrigante, faz você querer descobrir a verdade também. Zelda certamente nunca esteve sozinha nessa! 

E que final foi esse, Leca Haine? Quando eu li a última página já estava roendo as unhas. O que é que aconteceu depois daquilo? Eu preciso saber!

Se você gosta de literatura juvenil, quer ler um livro muito gostoso, aconchegante e misterioso, Lua Azul e a Terra Paralela é a escolha perfeita.


Leca Haine é jornalista e dedicou-se ao serviço público (comunicação) durante 30 anos em Brasília/DF. Após alguns cursos de roteiro para TV e cinema, além de trabalhos publicados via Web, optou pela narrativa contemporânea em seu romance de estreia, A Torre, onde descreve o crescimento humano das personagens de forma surpreendente e inovadora. 

Clique aqui e confira o post de apresentação da autora Leca Haine. No post, você encontra todos os contatos da autora.

Em breve, teremos um sorteio do livro Lua Azul e a Terra Paralela aqui no blog. Fiquem ligados! 

47 comentários:

  1. Olá! Pelas suas considerações sobre a obra, lembra realmente as histórias da coleção Vagalume. E como estas histórias são legais de ler, elas nos fazem ser mais jovens. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São muito legais mesmo. Eu simplesmente adorei ler esse livro. ❤

      Excluir
  2. Adoro quando autores nacionais se destacam por histórias criativas, acho que pelo livro ter um mix de fantasia, mistério e suspense deixa a leitura bem mais interessante.

    ResponderExcluir
  3. Oi Thamiris,
    Não conhecia o livro, mas adooooro um nacional.
    Me sinto tão empolgada quando leio algo de qualidade e posso dizer 'é nosso'. Vou colocar na minha listinha.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra!
      Tenho certeza de que se você ler, você vai amar. ♥
      Beijocas

      Excluir
  4. Oi, Thami!
    Menina, eu jurava que a história seria diferente ao ler o título. Com certeza seria uma leitura que eu iria adorar!
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção Seis Anos de Caverna Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiza!
      Sério? O que você imaginava? Me conta!
      Tenho certeza também, a leitura é maravilhosa!
      Beijos

      Excluir
    2. Mirmã, com esse título, eu pensei que era um livro poesia, crônicas ou contos hahhahah

      Excluir
  5. Olá Thami,
    Acompanhei sua leitura desse livro e sei como essa obra te agradou. A protagonista parece ser muito bem construída e ter passado por algumas coisas interessantes.
    Muito legal a obra ter sido bem amarrada e ter te lembrado a coleção Vaga-Lume que você tanto gosta.
    Quero logo esse sorteio!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bru!
      Acredito que você iria gostar de ler esse livro. ❤
      O sorteio começa amanhã, hihi.
      Beijocas

      Excluir
  6. Olá,
    Desconhecia obra e autora, mas de cara já me senti cativa pela personagem Zelda e suas características.
    A premissa é bem interessante e fiquei curiosa para conferir porque você diz sentir saudades de casa quando lê certa parte da obra.
    A capa é linda demais e já anotei a dica de leitura.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    É sempre maravilhoso conhecer escritores nacionais e que escrevem um mix de fantasia, suspense e mistério! Com certeza esse livro vai para a minha wishlist ♥

    ResponderExcluir
  8. Que legal este livro. Gostei do nome mais por uma questão pessoal mesmo do que pela intenção da história e a capa, porque eu amo azul e Lua também, e a sua resenha ficou completinha. Nossa, você elencou todos os pontos da história. Parabéns!

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  9. Uma resenha encantadora, com certeza eu leria esse livro, achei a história muito boa! Dica anotada.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Thami. Amei a resenha! Confio muito na sua opinião sobre livros, somado a isso, também assisti à resenha da Tati Feltrin e ela também gostou muito da leitura.

    Bjs, Hel.

    ResponderExcluir
  11. Achei o plot da história muito interessante
    Essa coisa jovem adulto fantasística
    E a capa linda!

    ResponderExcluir
  12. Nacional e lindo. "Zelda é transparente, é sincera, tem defeitos como qualquer ser humano, e acima de tudo, é muito corajosa." maravilhoso! Resenha perfeita, aposto que o livro é incrível.

    ResponderExcluir
  13. Os livros nacionais parecem sempre deixarem a gente querer um pouco mais.
    Necessidade em ler!! <3

    ResponderExcluir
  14. Thamiris!
    Fico muito orgulhosa quando vejo mais uma autora nacional escrever uma obra que conquista o leitor.
    Fiquei com uma curiosidade imensa de saber o que está por traz das cartas recebidas pela protagonista e por desvendar todo mistério que envolve o livro.
    Quero ter oportunidade de ler o livro.
    “Desejo a você e a sua família um Natal de Luz! Abençoado e repleto de alegrias. Boas Festas!”
    (Priscilla Rodighiero)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de DEZEMBRO ESPECIAL livros + BRINDES e 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Ainda não conhecia esse livro, mas lendo a resenha gostei muito dessa historia, achei legal esse clima que a autora consegue criar com o livro nos lembrando de casa e parece ser uma leitura bem misteriosa, fiquei curiosa para saber mais sobre a mãe da personagens, se tiver oportunidade quero muito ler essa historia !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suzana!
      Que bom que gostou. Espero que tenha oportunidade de ler o livro.
      Beijos

      Excluir
  16. Zelda parece ser um daqueles protagonistas em que a gente se apega!! O fato dela ser decidida e corajosa em querer descobrir a verdade por trás das cartas deixa os leitores na expectativa do que vem a seguir!! Já quero!! Saber o desenrolar desta trama tão bem elaborada!!

    ResponderExcluir
  17. Já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, e agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais curiosa em conferi essa história, curto muito ler um nacional e gosto muito desse gênero.

    ResponderExcluir
  18. Nunca fui muita fã de livros nacionais,mas me interessei bastante por este :)

    ResponderExcluir
  19. Eu quero ganhar esse livro 😍😍😍!!!!
    beazanette@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Me pareceu uma resenha bastante perfeita, o livro me chamou bastante atençao e quero poder ler, amo livros misteriosos que te fazem encanta...quero pode ganhar, nunca tenho sorte mas quem sabe ela muda pro meu lado😍😍!!!!😍😍!!!!

    ResponderExcluir
  21. Ainda não conhecia esse livro, mas após ler a resenha confesso que me peguei bastante interessada pela leitura. Até porque a história me pareceu ser bem construída, e envolvente, espero ter oportunidade de ler esse livro logo.

    ResponderExcluir
  22. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas depois da sua resenha me apaixonei!!!
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  23. Adoro ministério e suspense vou adorar ler, fiquei encantada com o livro.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante. Obrigada!

Obs.: Caso você não tenha uma conta no Google e não saiba como comentar, escreva o que deseja na caixa de texto acima e na opção "comentar como" selecione "Nome/URL", preenchendo somente o campo nome.

E-mail para contato: thamirisdondossola@hotmail.com