sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Resenha: Três Vezes Nós - Laura Barnett

Sinopse: Uma jovem mulher com uma bicicleta quebrada após desviar de um cão. Um homem que ela poderia facilmente ter deixado passar, sem parar, levando consigo uma vida inteira, uma vida que poderia nunca ter sido dela.
Eva Edelstein está no segundo ano do curso de Inglês na Universidade de Cambridge. Ela namora David Katz, estudante e aspirante a ator. A vida de Eva parece bem encaminhada, quando, no campus da universidade, ela conhece acidentalmente Jim Taylor, estudante frustrado de direito.
Há três versões, três realidades diferentes para o futuro de Eva e Jim, dos anos 1950 até os dias atuais.
Se o nosso futuro é uma encruzilhada, gostaríamos de saber qual caminho seguir? E depois, ficaríamos felizes com a nossa escolha?
Três vidas. Três histórias. Três destinos... permeados com traições e ambições, mas também com amor e arte. Três vezes nós explora a ideia de que há momentos em nossas vidas que poderiam ter sido diferentes e como pequenos fatos ou decisões que tomamos podem determinar o rumo da nossa vida para sempre.

Três Vezes Nós, obra de Laura Barnett, foi cedida ao blog em parceria com a editora Novo Conceito.

Eva e Jim: duas pessoas muito diferentes, que por acaso ou obra do destino, acabam compartilhando uma única história. De modo geral, Três Vezes Nós nos apresenta três possíveis versões para a história de Eva e Jim.

O livro é organizado por partes. Nós temos a parte 1, a parte 2 e a parte três. Deixe-me explicar isso: na parte 1, o leitor conhece “pedaços” de cada versão. Por exemplo: a autora nos conta um pouco sobre a primeira versão, na sequência, um pouco sobre a segunda versão, e em seguida, um pouco sobre a terceira versão. Depois, retorna a primeira versão, continua com a segunda, a terceira, e assim sucessivamente. O mesmo acontece na parte 2 e na parte 3.

"Como num jogo dos sete erros - disse Helena quando ele descreveu a ideia pela primeira vez; ela estava brincando, mas ele sentiu a alfinetada. Suas intenções para o tríptico são bem mais grandiosas. A pintura retrata as muitas escolhas que não foram feitas, as muitas vidas que não foram vividas. Ele a chamou de Três vezes nós."

Na primeira versão, Jim e Eva se conhecem num incidente de bicicleta. Jim convida Eva para beber algo e Eva aceita. Ambos eram comprometidos, mas terminam seus relacionamentos para viverem o amor que sentiram um pelo outro. Acompanhamos, portanto, uma sucessão de acontecimentos na vida de Jim e Eva, decorrentes da escolha tomada por eles no inicio de seu relacionamento.

Na segunda versão, Eva sofre um incidente de bicicleta, mas não conhece Jim. Eva acaba se casando com o namorado, David. E Jim, desiste da sua carreira como artista. Mais tarde, depois de muitos acontecimentos, Jim e Eva se conhecem. 

Na terceira versão, Jim e Eva se conhecem num incidente de bicicleta. Ela machuca o tornozelo e ele a convida para um pub. Ela aceita. Os dois ficam juntos, mas algo acontece na vida de Eva. Dessa forma, Jim e Eva se distanciam. A decisão dela é a responsável pelas consequências que, a seguir, surgiram na vida de ambos.


Três Vezes Nós tem 380 páginas. É um livro visualmente muito bonito! A capa e todos os demais detalhes são admiráveis. 

Inicialmente comecei a ler o livro na sequência de páginas, mas, mesmo com um espaço no final do livro para anotarmos algumas coisas e não esquecermos dos detalhes importantes de cada versão, comecei a me sentir confusa. Eu misturava uma versão com a outra. Portanto, decidi ler na sequência das versões. Li toda a versão 3 primeiro, depois toda a versão 2 e depois, toda a versão 1. Assim, a leitura fluiu melhor e eu conclui o livro em poucos dias. 

Três Vezes Nós aborda, acima de qualquer coisa, as consequências a que estamos destinados conforme as decisões que tomamos. O livro é repleto de sentimentos aleatórios, desde o amor, até o ódio e a inveja. Também há, em suas páginas, traição, arrependimento e muita arte.

Acredito que a minha versão favorita é a versão 2, aquela em que Jim e Eva não se conhecem no incidente de bicicleta. Acho que essa versão se tornou a minha favorita porque as outras estão recheadas de muita infelicidade, arrependimentos e traição. Na versão 2, Eva acaba desistindo da sua profissão, mas acredito que seja a versão em que ela sofre menos e faz as escolhas mais sensatas. 

Três Vezes Nós é um livro interessante por abordar uma questão tão crucial na vida de todos nós: as escolhas que fazemos e as consequências delas. Apesar disso, não é um livro que me fez ficar horas e horas refletindo. É, portanto, uma leitura confortável e ótima para ser feita quando quisermos nos distrair um pouco.


8 comentários:

  1. Oi Thami!
    Eu achei interessante isso do livro trazer 3 versões da história do casal, me deixou curiosa pra ler! Achei a capa uma gracinha tbm *-*
    Adorei sua resenha!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol!
      Espero que você goste do livro, caso leia.
      Beijos

      Excluir
  2. eu gostei da capa, da sinopse e a resenha reforçou meu gosto pela história em si, o tipo de enredo que me agrada
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa, a história parece bonita e interessante e enroscada HAHAHAHAH :)


    beeijão ^^
    http://www.carolhermanas.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Thami!
    Acompanhei seu processo de leitura e adorei ver suas conclusões. Ainda não comecei a leitura, mas estou curiosa. Adorei saber que a versão 2 é sua favorita por ter menos sofrimento.
    Depois te conto a minha.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bru!
      Eu tô super curiosa para saber o que tu vai achar da leitura. E, é claro, saber qual a sua versão preferida.
      Beijos

      Excluir

Seu comentário é muito importante. Obrigada!

Obs.: Caso você não tenha uma conta no Google e não saiba como comentar, escreva o que deseja na caixa de texto acima e na opção "comentar como" selecione "Nome/URL", preenchendo somente o campo nome.

E-mail para contato: thamirisdondossola@hotmail.com