quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Resenha: Caprichos & Relaxos - Paulo Leminski


Sinopse: Quando Paulo Leminski lançou sua primeira obra poética por uma editora comercial, a crítica Leyla Perrone-Moisés lhe dedicou um texto elogioso em que o chamava de “Samurai malandro”, por conjugar uma precisão oriental e um jogo de cintura tropical. O livro era Caprichos e relaxos, de 1983.
Depois do sucesso de Toda poesia, primeiro livro do gênero a assumir o primeiro lugar nas listas brasileiras com mais de 100 mil exemplares vendidos, a Companhia relança esse clássico do polaco que conquistou leitores de todo o Brasil. O melhor da poesia pop agora é portátil.



A obra Caprichos & Relaxos, publicada pela Companhia das Letras, traz uma antologia de poemas do escritor contemporâneo Paulo Leminski.

Eu tinha muita curiosidade em conhecer alguma obra do autor, Paulo Leminski. Finalmente tive oportunidade e estou maravilhada. O estilo de Leminski é singular, inteligente e especial. Caprichos & Relaxos tem, em sua composição, uma série de poemas envolvendo temas do cotidiano que podem te fazer dar longos suspiros. 

"cansei de frase polida
por anjos da cara pálida
palmeiras batendo palmas
ao passarem paradas
agora eu quero a pedrada
chuva de pedras palavras
distribuindo pauladas"

Há algum tempo descobri que gosto de poesia. Aquela sensação de declamar um poema e digerir os seus incontáveis significados é deliciosa! Digo declamar, pois quando estou sozinha, não consigo ler sem que seja em voz alta. Tem algo dentro de mim que me faz ler bem alto e com a entonação adequada. Acreditem, acontece alguma coisa dentro da gente quando a gente lê um bom poema, alguma coisa boa e louca, sem muita explicação.

"ameixas
ame-as
ou deixe-as"

Esse livro é ótimo para ler e reler quantas vezes acharmos necessárias. É claro que eu não me encantei pelo livro de forma integral, tem algo aqui e ali que me deixaram numa grande dúvida, mas esse algo aqui e ali não se compara com os poemas que li e que me proporcionaram uma boa reflexão. 

"a chuva vem de cima
correm
como se viesse atrás"

Os aspectos físicos do livro estão maravilhosos! As folhas são amareladas, a fonte é agradável, o tamanho do livro é em formato de bolso e a capa é linda! Em suma, estou apaixonada e não vejo a hora de adquirir outras obras do autor. Indico Caprichos & Relaxos para qualquer pessoa, sem exceção, que goste de poesia. 



6 comentários:

  1. Oi, Thami!
    Que bom que você gostou da leitura.
    Bom, esse livro não é pra mim, já que não curto muito poesias.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção 5 Anos de Além da Contracapa
    Participe do sorteio Halloween Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu!
      Eu acho que tu deveria dar uma chance. ☺
      Beijos

      Excluir
  2. Eu gosto de poesias, me encantam. Leio rápido e empolgada quando possuem rima e depois preciso voltar e ler devagar para compreender os significados. Nunca li Paulo Leminski, passei por livros dele na livraria e senti vontade de comprar, mas minha infinita lista de leitura foi só deixando-o para depois. Darei uma chance a ele, pois sempre leio resenhas positivas a respeito. Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Fico feliz com isso. Espero que aprecie a sua escrita.
      Beijos

      Excluir
  3. Olá Thami,
    Como você sabe, não gosto de ler poesias e admiro muito seu amor por elas. Adorei a sua resenha, que está incrível, como era esperado, mas vou deixar a dica passar, pois não tenho a sensibilidade suficiente para ler.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante. Obrigada!

Obs.: Caso você não tenha uma conta no Google e não saiba como comentar, escreva o que deseja na caixa de texto acima e na opção "comentar como" selecione "Nome/URL", preenchendo somente o campo nome.

E-mail para contato: thamirisdondossola@hotmail.com