quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Resenha: As Letras do Amor - Paula Ottoni


Sinopse: Bianca acabou de largar um curso de graduação de que não gostava, seus pais vão se divorciar e seus irmãos pequenos estão cada dia mais barulhentos. A oportunidade perfeita de escapar surge quando seu namorado, Miguel, resolve ir a Roma abrir uma empresa para o pai. Bianca decide que aprender italiano, arrumar um trabalho temporário e ajudar Miguel em seu negócio será um bom começo. O que parecia um sonho, porém, torna-se uma incerteza ainda maior quando Miguel fica sempre fora de casa, os empregos de Bianca não duram mais que uma semana, e, cada dia mais próxima de Enzo – o melhor amigo de Miguel, com quem moram –, ela começa a questionar seus sentimentos.



Se o que você procura é uma leitura leve e que valha como distração, As Letras do Amor é uma ótima escolha. O livro foi cedido ao blog em parceria com a editora Novo Conceito.

Paula Ottoni nos apresenta a personagem Bianca, uma jovem de dezenove anos que decide se mudar para Roma com o namorado, Miguel. O motivo da ida a Roma é que Miguel está trabalhando para montar uma empresa, e ele acredita que Bianca seria uma boa companhia e o ajudaria muito. Bianca aceita ir, pois acabou de largar a faculdade de Pedagogia e precisa de um espaço para pensar a respeito do seu futuro. Apesar do medo de se tornar a dona de casa muito cedo, Bianca acaba cedendo ao pedido do namorado para acompanhá-lo. Mas eles não vão morar sozinhos. Enzo, o melhor amigo de Miguel dividirá seu apartamento com o casal. 

De forma natural, Bianca acaba se aproximando de Enzo e se distanciando de Miguel. Então, em meio aos empregos perdidos e as dúvidas de Bianca sobre o futuro, o livro se desenvolve. 

"Todos temos muitas faces, anjos e demônios dentro de nós."

As Letras do Amor é narrado em primeira pessoa pela protagonista Bianca. A edição está muito bonita, pois a fonte é de bom tamanho e de formato agradável, e as páginas são amareladas. O livro possui 224 páginas e levando em conta a linguagem dele, é possível lê-lo em um curto período de tempo.

Você não vai encontrar grandes lições nas páginas de As Letras do Amor, então não espere por isso. De modo geral, o que há nele são as dúvidas de uma jovem de dezenove anos, um relacionamento fofo nascendo e um relacionamento complicado se complicando ainda mais. E por se passar quase que integralmente em Roma, há muitas descrições acerca do lugar, o que é muito bacana para conhecermos um pouquinho de lá. 


Não me aproximei de Bianca, pois, apesar dos grandes elogios que ela recebe de Miguel e de Enzo, eu não a considerei tão adulta e tão controlada assim. Mas, quem é, em todos os momentos da vida, tão adulto e tão controlado assim? Poucas pessoas. O fato é que, apesar das minhas considerações, não simpatizei tanto assim com a protagonista. Mas isso não é uma crítica ao livro, é apenas a minha opinião. Quanto aos outros personagens, estou encantada por Enzo e com muita raiva de Miguel. Já, nos primeiros deslizes de Miguel, eu comecei a detestá-lo.

A leitura é muito agradável, mas o livro é bastante previsível. Não precisamos chegar na metade para imaginar o desfecho. Então, se você gosta de surpresas, eu não indicaria As Letras do Amor para você. Para falar a verdade, eu acredito que As Letras do Amor é uma leitura para quem quer se distrair, dar alguns suspiros (pois, em vários momentos, eu me envolvi bastante com os acontecimentos) e praticar o ato da leitura. 

O final, como eu já disse, apesar de previsível, foi muito agradável. Eu gostei de todo o desenvolvimento e todos os desfechos, exceto o que envolve a amiga de Bianca, Mari. A amizade é algo muito importante para mim e eu fiquei entristecida com a forma como as coisas terminaram nesse caso. Fora isso, foi bem gostosinho ler o livro e se envolver nessa estória de descobertas pessoais e muito amor.


4 comentários:

  1. Eu vi uma resenha desse livro ontem e fiquei louca pra ler! Mesmo previsível, parece ser uma história linda! Já está na minha listinha de desejados! 😘😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber disso, Kelly! Faça uma boa leitura.
      Beijos

      Excluir

Seu comentário é muito importante. Obrigada!

Obs.: Caso você não tenha uma conta no Google e não saiba como comentar, escreva o que deseja na caixa de texto acima e na opção "comentar como" selecione "Nome/URL", preenchendo somente o campo nome.

E-mail para contato: thamirisdondossola@hotmail.com