sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Má Feminista - Roxane Gay

Oi, pessoal! Hoje eu tô aqui para falar brevemente sobre uma leitura que fiz recentemente. Dessa vez eu não fiz uma resenha, mas gostaria de indicar a vocês o livro Má Feminista, escrito por Roxane Gay

Nesta seleção de ensaios engraçados e perspicazes, Roxane Gay nos leva a uma viagem sobre sua própria evolução como mulher negra, ao mesmo tempo em que nos transporta a um passeio pela cultura nos últimos anos. O retrato que emerge não é apenas o de uma mulher incrivelmente sagaz em contínuo crescimento para compreender a si mesma e à nossa sociedade, mas também o espelho de nós mesmos. Gay fomenta um debate ácido e cômico sobre o feminismo atual – e suas contradições –, política, racismo, violência, transitando entre a cultura pop e a análise crítica. “Má feminista” é um olhar afiado, e nos alerta, acima de tudo, para a maneira pela qual a cultura que nos envolve torna-nos quem somos.

Depois de conhecer melhor sobre o livro em questão com a resenha da Hel (Leituras & Gatices), decidi que queria ler Má Feminista, então peguei emprestado.  O que me chamou a atenção, a princípio, foi o fato de a autora trazer alguns ensaios sobre assuntos sérios que podem ser encontrados em livros, como Cinquenta Tons de Cinza, e séries como Orange Is The New Black

Eu falei ali em cima sobre assuntos sérios. Quando digo isso, me refiro a, por exemplo, o preconceito em suas mais variadas espécies e "a cultura do estupro". Foi extremamente interessante conhecer o ponto de vista de Roxane Gay acerca desses assuntos. E, portanto, para resumir, o livro se trata de uma série de ensaios bem elaborados sobre diversos temas (agressão, preconceito, política...) que de uma forma ou de outra estão relacionados ao feminismo.

Enfim, não vou comentar sobre os aspectos estruturais do livro em si. O objetivo desse post é fazer uma indicação a vocês. Se tiverem oportunidade, leiam Má Feminista. No geral, foi uma leitura muito proveitosa, que me fez enxergar certas coisas de um ângulo muito diferente. Adorei conhecer o livro! :)


Me contem se vocês já leram o livro ou sentem vontade de ler. Beijíneos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante. Obrigada!

Obs.: Caso você não tenha uma conta no Google e não saiba como comentar, escreva o que deseja na caixa de texto acima e na opção "comentar como" selecione "Nome/URL", preenchendo somente o campo nome.

E-mail para contato: thamirisdondossola@hotmail.com