sábado, 24 de setembro de 2016

Resenha: Três Coisas Sobre Você - PLCUA #05

Sinopse: Setecentos e trinta e três dias depois da morte da minha mãe, 45 dias após o meu pai fugir para se encontrar com uma estranha que ele conheceu pela internet, 30 dias depois de a gente se mudar para a Califórnia e apenas sete dias após começar o primeiro ano do ensino médio numa escola nova onde conheço aproximadamente ninguém, chega um e-mail. Deveria ser no mínimo esquisito, uma mensagem anônima aparecer do nada na minha caixa de entrada, assinada com o bizarro nome Alguém Ninguém. Só que nos últimos tempos a minha vida tem estado tão irreconhecível que nada mais parece chocante.




Hoje temos a resenha de Três Coisas Sobre Você, escrito por Julie Buxbaum. Esse foi mais um livro lido em conjunto com a Bruna para o Projeto Lendo com uma Amiga.
  
Opinião da Bru 

Em Três Coisas Sobre Você somos apresentados à história de Jessie, uma menina que perdeu a mãe e que está numa situação bem complicada. Seu pai conheceu uma mulher e foi se casar com ela, levando a filha junto como se fosse uma bagagem sem nem se preocupar com o que ela pensa e quer.

Sua casa nova? Na Califórnia com uma madrasta rica e que não é muito presente e um irmão que não se importa com ela. Seu quarto? Um quarto de hóspede que nada se parece com ela e que não a faz se sentir bem recebida.

“Tudo passa, Jessie. Lembre-se disso. O que parece enorme hoje vai parecer pequeno amanhã.”

As coisas estavam bem ruins e começam a melhorar um pouco quando ela começa a receber e-mails vindo de Alguém Ninguém, uma pessoa que se compadece de sua situação e que acaba por lhe apresentar formas de fazer amizade e pessoas em quem ela poderá confiar.  A partir disso, ficamos num impasse em relação aos acontecimentos e para saber quem é esse anônimo.

Esse livro mexeu muito comigo, sério. Eu me envolvi demais com a trama e não conseguia parar de ler. Se não tivesse combinado com a Thami de fazer a leitura, teria devorado o livro em poucas horas.

Jessie foi uma personagem bem construída, ela não fica sofrendo pelos cantos, mesmo porque seu sofrimento não é pouco, ela perdeu a mãe e, de além disso, perdeu tudo o que tinha, o pai já não é mais o mesmo, precisou se afastar dos amigos e da cidade que sempre conheceu como sua. Recomeçar uma vida com todas essas marcas não é fácil e Alguém Ninguém – por quem me apaixonei – vai se mostrando um bom amigo (ou amiga) e a ajuda a passar por situações bem difíceis.

“Uma das piores coisas com relação à morte é lembrar de todas as perguntas que a gente não fez, de todas as vezes em que, idiotamente, a gente presumiu que teria todo o tempo do mundo.”

Todos os personagens foram muito bem construídos – até os que você odeia – os sentimentos apresentados na trama são reais e o leitor pode se sentir completamente no lugar da protagonista. Uma questão que me agradou muito, também, foi o amadurecimento dos personagens, todos saíram aprendendo alguma coisa que os tornaram melhores.

O ponto alto do livro foi, para mim, a revelação de quem é Alguém Ninguém. Ao longo da leitura vamos criando inúmeras suposições para descarta-la e retoma-la conforme a leitura vai avançando e, no final, a Julie nos presenteia com uma situação bem inusitada e muito bem construída. Quando comecei a ler essa parte, pensei: Não acredito que é isso e tive que conversar com alguém – sorte a minha que estava lendo com a Thami.

Nem preciso dizer que essa leitura é mais do que recomendada, não é? Se você não leu ainda o que está esperando, levante dessa cadeira e vá ler AGORA!


Opinião da Thami (Minha opinião)

Três Coisas Sobre Você é aquele tipo de livro leve que carrega uma mensagem bacana. De modo geral, é totalmente possível ler esse livro em poucas horas, mas como eu e a Bru combinamos de ler juntas e cada uma tinha seus afazeres, levamos alguns dias para concluir a leitura.

Jessie Holmes é uma personagem simpática, é fácil gostar dela. Você pode se identificar com a Jess e refletir sobre como as pessoas agem de forma impensada quando estão com raiva ou confusas. Eu, particularmente, senti empatia por ela na maior parte do tempo, mas houve momentos em que fiquei irritada com as suas atitudes, mesmo que eu as tenha compreendido.

"Eu me sinto muito mais confortável escrevendo do que dizendo as coisas. Eu gostaria de poder viver a vida inteira no papel."

O livro toca em assuntos sérios como o bullying. Eu tenho a sensação de que a cada dia que passa, aumenta a necessidade de discutirmos o bullying e a literatura é um meio excelente para isso. Na história, por exemplo, esse assunto é tratado a partir de situações vividas por Jessie na escola.

Sabe quando você sente que todos os personagens estão sendo bem trabalhados? Pois é, eu senti isso com a leitura de Três Coisas Sobre Você. Além disso, alimentei algumas esperanças sobre quem seria o AN e mesmo não tendo acertado, gostei da escolha da autora.

O único ponto negativo (que não é tão negativo assim, é só uma ressalva) é que eu esperava que a autora desenvolvesse melhor certo personagem, que por acaso também é o meu favorito. Senti essa necessidade de maiores informações, pois a sensação que tive foi a de que as coisas não acabaram por ali, que algo ficou faltando.

Com exceção do fato mencionado acima, a leitura foi muito agradável e eu adorei ter tido a oportunidade de conhecer a escrita da autora, Julie Buxbaum.

"Sou melhor escrevendo do que falando pessoalmente. Talvez essa  seja a minha chance de mostrar quem sou de verdade, diferente da otária esquisita em que me transformo quando estou perto de gente que me deixa nervosa."

Espero que tenham gostado, pois nós adoramos a leitura! Aguardem que, em breve, teremos a seleção do próximo livro!


4 comentários:

  1. Foi maravilhoso ler esse livro com você. É uma pena que você tenha tido algumas ressalvas em relação a obra, pois, como você bem sabe, eu amei a leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Que resenha gostosinha de ler! Fiquei muito interessada pelo livro, sinto que vai me encher de sentimentos bons no coração <3

    Adorei o post, beijo!
    literarizandomomentos.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante. Obrigada!

Obs.: Caso você não tenha uma conta no Google e não saiba como comentar, escreva o que deseja na caixa de texto acima e na opção "comentar como" selecione "Nome/URL", preenchendo somente o campo nome.

E-mail para contato: thamirisdondossola@hotmail.com