sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Grandes Mulheres da Literatura #04 - Lola

Olá, leitores! Hoje é dia de #GML (Grandes Mulheres da Literatura). Quero começar, mais uma vez, agradecendo pela aprovação que recebi de vocês com essa nova coluna aqui do blog. E antes de falarmos sobre a personagem de hoje, Lola, se você ainda não viu as postagens anteriores, os links estão aí: 
  1. GML - Elizabeth Bennet
  2. GML - Celie
  3. GML - Capitu

Lola é uma personagem do livro Éramos Seis (resenha), clássico infantojuvenil escrito por Maria José Dupré

Escolhi a dona Lola para o quarto #GML por um motivo bastante específico: a força que ela possui. Lola é uma mulher casada com um homem ignorante e é mãe de cinco filhos. A família dela é bastante pobre e precisa, desde cedo, batalhar para pagar o aluguel da casa em que moram e, simplesmente, para ter o que comer. 

Lola se mostra uma grande mulher por estar sempre ao lado de seus filhos, os auxiliando e fazendo o que for possível para vê-los bem. Apesar de ser ingênua e não ter voz diante do marido, Lola merece respeito por ser tão batalhadora e por sempre ter dado o máximo de si para aquilo que há de mais importantes da sua vida: seus filhos. 

Dona de uma honestidade inigualável, a personagem Lola é uma mulher sofrida, mas sabe reconhecer o valor das pequenas conquistas. Queria eu ter metade da força de vontade, da esperança e do ânimo que Lola teve ao ver seus familiares morrendo, pouco a pouco. Ela não fez nada que causasse inveja em algumas pessoas, não teve um grande talento, nem mudou a forma de pensar da sociedade. Mas, ela merece reconhecimento por ser quem foi suportando o que suportou e lutando pelo que lutou. Merece reconhecimento por ser uma figura de aparência simples, mas que, de uma forma ou de outra, nos leva a refletir sobre uma grande questão: aquilo que estamos fazendo diariamente valerá a pena no futuro? 

Dona Lola é uma grande mulher da literatura!

***

Agora eu quero saber qual a opinião de vocês diante desta personagem, caso já tenham lido a obra. Se ainda não leram, me contem se gostariam de ler e também, se pelo que foi comentado, Lola merece espaço na coluna. Deixem suas opiniões!

9 comentários:

  1. Oi, Thami!
    Eu não li a obra, mas lembro que havia uma novela com esse nome. Tenho quase certeza que foi inspirada nesse livro hahhahah
    Lendo seu texto, eu leria a obra sim. Apesar de mostrar um relacionamento não muito bom, eu gostei de saber que Lola sempre quis o melhor pros filhos.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu!
      Com certeza foi, haha.
      Que bom que o texto te fez sentir vontade e ler a obra.
      Beijos

      Excluir
  2. Oii Tha!!

    Não conheço a personagem, mas pelo seu texto acredito que eu me identificaria muito com ela!
    Aliás acho super legal essa coluna do seu blog! *-*

    Beeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raí!
      Que bom saber que você gosta da coluna, hihi. Continue acompanhando ♥

      Excluir
  3. Nunca li essa obra, mas sem dúvidas a conheço. Fico feliz em saber que ela tem uma personagem tão forte como essa, sem dúvidas fiquei com vontade de ler agora. Essa coluna é muito legal, eu ainda não a tinha visto. Estou curiosa para saber quais outras personagens vão aparecer por aqui.

    bjs.

    www.ciadoleitor.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Não conhecia essa coluna ainda e simplesmente amei! Quanto a personagem, ainda não li esse livro mas pela descrição que você fez ela realmente é uma grande mulher!
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá Thamires, faz tempo que li esse livro e apesar de na época ter lido de forma forçada para um trabalho é o tipo de livro que tenho vontade de reler. Bjkas

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante. Obrigada!

Obs.: Caso você não tenha uma conta no Google e não saiba como comentar, escreva o que deseja na caixa de texto acima e na opção "comentar como" selecione "Nome/URL", preenchendo somente o campo nome.

E-mail para contato: thamirisdondossola@hotmail.com