domingo, 12 de junho de 2016

Grandes Mulheres da Literatura #02 - Celie

Já vou começar o post de hoje agradecendo o carinho de vocês no primeiro post da coluna Grandes Mulheres da Literatura. Para ler o primeiro post, clique aqui. Muito obrigada pelas visualizações e comentários!


E a nossa grande e marcante mulher de hoje é da obra de Alice Walker, A Cor Púrpura. Vamos falar um pouquinho sobre Celie. 


Woopy Goldberg (Celie)  no filme A Cor Púrpura.
Imagine uma pessoa boa. A única coisa que você quer fazer com ela é dar-lhe um abraço, cantar uma canção para dormir e vê-la descansar. É isso o que eu sinto vontade de fazer com Celie.

Desde muito nova, Celie já se deparou com a vida tal qual ela é, cheia de dificuldades. Ela foi abusada sexualmente pelo pai e teve dois filhos dele. Depois disso, foi vendida para um homem que a maltratava e não a deixava ter voz.

Celie tinha tudo para ser infeliz pelo resto de sua existência, mas sendo uma mulher guerreira, encontrou apoio na pessoa em que menos imaginava, a amante de seu marido, e uma revolução, a princípio interna, começou a acontecer.

Vou repetir aqui, aquilo que falei na resenha da obra: sou completamente apaixonada por essa mulher. Celie é uma guerreira, sua vontade de viver, apesar de todas as circunstâncias, ganharam o meu coração. Além de ser uma mulher forte, corajosa, persistente. Ela se dá conta da sua importância (por se mulher, sim, mas também por ser única) e enfrenta grandes obstáculos a procura da sua felicidade. Celie é incrível! E é a nossa grande mulher de hoje.


Espero que tenham gostado da homenagem de hoje, não deixem de me contar o que estão achando da coluna. Até mais, beijos!

7 comentários:

  1. Oi Thami! Coluna linda *-*
    Pensando seriamente em ler ou assistir esse filme, vc fala tão bem! O problema é essa sofrência toda, tem que ser num momento adequado, rsrs.
    Mas Celie, só de ouvir falar, realmente me parece ser muito forte!
    Bjs, te indiquei num prêmio lá no blog ;)
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol!
      Que bom que gostou da coluna, hihi. Continue acompanhando. ♥
      Sim, escolha um momento adequado, haha.
      Muito obrigada!
      Beijos

      Excluir
    2. E bom demais saber que vc gosta ate dos escritores que eu li quando menina ! De Jose de Alencar gostei demais de todas as obras ! Luciola , Diva , Senhora , As Minas de Prata ... Voce e otima !

      Excluir
  2. A sua ideia pra essa coluna é fantástica. Confesso que ainda não li A Cor Púrpura, mas já me encantei com a personagem. Só de imaginar que existem mulheres reais com essa mesma estória dói o coração, mas personagens assim nos dão força para continuar a viver e a tentar mudar essa nossa sociedade desigual..

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem razão. Personagens como a Celie devem ser expostas, para que sirvam como inspiração.
      Que bom que gosta da coluna, Raí! <3
      Obrigada, beijos.

      Excluir
  3. Nossa, que ideia mais incrível fazer essa série de grandes mulheres da literatura. Este ano estou lendo muito mais livros escritos e interpretados por mulheres, e pode ter certeza que "A Cor Púrpura" entrou na lista após ler seu post.

    Um beijo
    <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que a obra tenha entrado na sua lista, espero que aprecie a leitura!
      Beijos

      Excluir

Seu comentário é muito importante. Obrigada!

Obs.: Caso você não tenha uma conta no Google e não saiba como comentar, escreva o que deseja na caixa de texto acima e na opção "comentar como" selecione "Nome/URL", preenchendo somente o campo nome.

E-mail para contato: thamirisdondossola@hotmail.com