sábado, 2 de abril de 2016

Resenha: Tudo e Todas as Coisas - Nicola Yoon


Sinopse: "Minha doença é tão rara quanto famosa. Basicamente, sou alérgica ao mundo. Qualquer coisa pode desencadear uma série de alergias. Não saio de casa. Nunca saí em toda minha vida. As únicas pessoas que já vi foram minha mãe e minha enfermeira, Carla. Eu estava acostumada com minha vida até o dia que ele chegou. Olho pela minha janela para o caminhão de mudança, e então o vejo. Ele é alto, magro e está vestindo preto da cabeça aos pés. Seus olhos são de um azul como o oceano. Ele me pega olhando-o e me encara. Olho de volta. Descubro que seu nome é Olly. Talvez eu não possa prever o futuro, mas posso prever algumas coisas. Por exemplo, estou certa de que vou me apaixonar por Olly. E é quase certo que será um desastre."



Tudo e Todas as Coisas foi escrito por Nicola Yoon e cedido gentilmente ao blog pela editora parceira Novo Conceito.


Madeline Whittier não é como as outras jovens de dezoito anos, ela está doente. Pensando bem, podemos dizer que ela é doente. Desde quando ainda era um bebê, Madeline foi diagnosticada com IDCG pela própria mãe. De modo geral, a garota tem alergia ao mundo

O lado interior da sua casa é tudo o que Maddy conhece. Ela nunca vai até o lado de fora, até Olly, o novo vizinho, aparecer. Maddy e Olly começam a se comunicar virtualmente e um sentimento novo na vida de Madeline dá as caras: o amor. Após esse “contato” com a novidade, a vida de Maddy começa a mudar. Mas essa mudança não é somente relacionada ao fato de ela estar apaixonada, toda a sua existência começa a ser questionada.

"Pela primeira vez em muito tempo, desejo mais do que aquilo que tenho."

Em primeiro lugar, preciso parabenizar a edição maravilhosa desse livro. Todos os detalhes estão impecáveis. A fonte é agradável, as ilustrações complementaram o texto, as folhas são amareladas e capa é deslumbrante! O livro fica lindo na estante, mas a história é mais linda ainda.

Sobre a protagonista: Madeline é uma boa filha, sempre foi. Ela se sente na obrigação de ser assim, pois a sua mãe praticamente deixou a vida de lado para sobreviver cuidando de Maddy. Este ponto foi o ponto que se sobressaiu na minha análise da personalidade da personagem. Madeline é capaz de conquistar o leitor pela sua bondade e capacidade de reconhecer.

"- Todo mundo acha que é especial - ele continua. - Todo mundo é tão único quanto um floco de neve, não é? Somos todos únicos e complicados. Talvez a gente nunca conheça o coração humano, não é o que dizem por aí?"

O número de personagens é pequeno, mas todos eles foram bem trabalhados. Como o foco era Madeline e sua doença, afirmo isso com bastante convicção: gostei do desenvolvimento de cada personagem da história. Senti certa preferência por Carla, a enfermeira de Maddy. Carla é uma mulher gentil, que faz de tudo para Madeline se sentir feliz.

O livro todo é encantador. É o tipo de leitura leve, que se você não tiver nenhum compromisso, senta e lê em um único dia. Fiquei bastante surpresa com o final. E a surpresa foi boa! O desfecho foi totalmente diferente daquilo que eu imaginava e, pelo fato de não ser previsível e ser bem trabalhado, o final me conquistou. 

Tudo e Todas as Coisas é uma obra sobre descobertas e primeiras vezes. A partir da primeira página lida, você não consegue mais parar. O motivo? Bastante simples: o livro nos instiga querer saber de tudo e todas as coisas.



20 comentários:

  1. Oi Thamiris
    Já tinha visto essa capa pelo instagram e achei linda demais. Fico muito feliz em saber que a história do livro também é linda, já estou super curiosa pra ler haha
    Amo finais que me surpreendem. Gosto dos clichês também kk, mas os que me surpreendem tem um espacinho especial no meu coração hahah'
    Já vou colocar na minha listinha <3

    Beijos
    www.colecionandoprimaveras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ellem! A capa está divina, não é mesmo?
      Espero que você consiga ler e se encante pela história do mesmo modo com que eu me encantei.
      Beijocas

      Excluir
  2. Oie...
    Esse livro tem uma premissa bem legal e a NC está apostando forte nele, né?
    Gostei bastante de sua resenha e me deu vontade de ler.
    Bjão

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diane.
      A premissa é ótima e tenho certeza de que as vendas serão ótimas também.
      Fiquei muito feliz por ter gostado da resenha e ter ficado com vontade de ler o livro. Obrigada <3
      Beijos

      Excluir
  3. Olá Thami,
    Já disse pra ti o que achei do livro. Tenho que concordar em muitos aspectos com sua opinião, a única coisa que me desagradou na leitura foi a falta de uma explicação a mais no final. Do resto, não há o que reclamar.
    Amei sua resenha.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bru.
      Verdade, eu sei qual foi sua opinião. Também penso que a falta de uma explicação no final é um ponto a ser discutido, mas a leitura foi maravilhosa, portanto, procurei não focar neste ponto.
      Obrigada <3 Beijos!

      Excluir
  4. Thamiris;
    Desde que a editora anunciou o lançamento fiquei encantada pela capa. Hoje em dia está complicado não comprar pelas capas maravilhosas que estão no mercado, não é mesmo?
    Não tinha lido nenhuma resenha ainda e esperava ansiosa por uma, ver de verdade o que eu poderia encontrar na obra. De fato, tua escrita leve e tua opinião sincera em conquistaram. Pretendo comprar o livro e devorá-lo, bem queria esse marcador também, é transparente ou algo assim? Me apaixonei por ele...rsrs Sou maníaca por marcadores personalizados.
    Obrigada pela resenha e dica de leitura.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Viviane. Tudo bem?
      Eu também fiquei assim por contada capa.
      O marcador é transparente sim, rs. Eu também adoro marcadores personalizados!
      Fico feliz que tenha gostado tanto assim da resenha. Tenho certeza de que vai se apaixonar pelo livro.
      Beijos

      Excluir
  5. Thami, que resenha maravilhosa!

    Esse livro já é atrativo inicialmente pela capa e esse marcador transparente! Mas agora que fiquei sabendo da estória fiquei muito curiosa, principalmente porque você falou que o final te surpreendeu. Fiquei aqui pensando que tipo de final seria; feliz? Triste? Mais ou menos feliz??? Rsrsrs

    Beijos da Hel - Leituras & Gatices

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, Hel!
      Feliz? Triste? Mais ou menos? Só lendo para descobrir! hahaha <3
      Beijo

      Excluir
  6. Essa é uma prova para mim mesma de que nunca devo julgar o livro pela capa e nem mesmo pelo título. Porque eu nem imaginava que esse livro era um romance! haha
    Gostei bastante da premissa, fiquei imaginando como deve ser a vida de uma pessoa que sofre dessa doença!

    Beijos

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normal, Raí! hahaha.
      Com certeza não é nada fácil, também fiquei pensando nisso.
      Beijocas

      Excluir
  7. Olá,
    Eu já estava bastante ansiosa para ler esse livro, desde que vi a capa. Agora que li a sinopse e a sua resenha eu quero ler com toda certeza, porque parece ser um livro muito gostoso de ler e quero me surpreender, assim como você.
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carolina. De fato esse livro chama muita atenção pela linda capa. Garanto que é uma leitura muito gostosa e espero que você goste!
      Beijos

      Excluir
  8. Eu estou bem ansiosa para ler esse livro que parece ser emocionante e fofo ao mesmo tempo,preciso descobrir como esses personagens vão interagir e como esse final nada esperado...

    A edição ficou realmente muito linda e caprichada...

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é assim mesmo, Biazinha. E sem palavras para essa edição né? Muito caprichada! ❤

      Excluir
  9. Oh God...
    Quanto mais eu ouço falar desse livro mais eu o quero p/ mim. O que é uma pena já que estou praticamente falida de tanto comprar livros. Kkkkkkkkk
    Sua resenha me mostrou pontos que ainda não conhecia no livro e eu adorei. A capa foi o que mais me encantou, sou fã assumida de capas, mas também sou maluca por esses romances que envolvem algum tipo de doença, acho que é pq uma doença deixa tudo mais imprevisível e dá mais emoção à história, isso quando é bem escrita, é claro.
    Eu adorei o modo que você apresentou o livro, sério, minha mão está coçando para eu gastar o dinheiro que não tenho para comprar esse livro.

    Beijinhos da Mady.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rayssa,
      Pelo que percebi, você adoraria a história. Ela tem todos esses pontos que você mencionou. E a capa está perfeita, toda a edição dele está.
      Beijocas ❤

      Excluir
  10. Olá!
    Vi muita propagando sobre esse livro e confesso que fiquei curiosa com a história. Ser isolada do mundo não deve ser nada fácil. Saber da bondade da personagem é lindo. Eu com certeza quero embarcar nessa história e saber de tudo.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  11. Tha, toda vez eu falo isso, mas seu blog é lindo *-* HAHA
    Essa é a segunda resenha de Tudo e Todas Coisas que eu estou lendo hoje e pela segunda vez, vejo que tenho mesmo que ler esse livro, estou convencida. Ele é maravilhoso: o romance, a doença, as personagens, o final surpresa (que tô curiosa pra saber). E é isso, parabéns pela resenha. Bjs!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante. Obrigada!

Obs.: Caso você não tenha uma conta no Google e não saiba como comentar, escreva o que deseja na caixa de texto acima e na opção "comentar como" selecione "Nome/URL", preenchendo somente o campo nome.

E-mail para contato: thamirisdondossola@hotmail.com