sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Resenha: A Lista - Cecelia Ahern


Kitty Logan tem 32 anos e aos poucos está perdendo tudo o que conquistou: sua carreira está arruinada; seu namorado a deixou sem um motivo aparente; seu melhor amigo está decepcionado com ela; e o principal: sua confidente e mentora está gravemente doente. Antes de morrer, Constance deixa um mistério nas mãos de Kitty que pode ser a chave para sua mudança de vida: uma relação de nomes de pessoas desconhecidas. É com base neles que Kitty deverá escrever a melhor matéria de sua carreira. Quando começa a ouvir o que aquelas pessoas têm a dizer, Kitty aos poucos descobre as conexões entre suas histórias de vida e compreende por que foi escolhida para dar voz a elas.


Pensei e repensei sobre como começar a escrever essa resenha. A Lista vai ficar marcado na minha memória por muito tempo, tenho certeza. Então, acabei optando por um adjetivo comum, já que a nossa protagonista passa boa parte da história procurando o que algumas pessoas têm em comum. Leitores, A Lista nos apresenta uma história memorável. Ou melhor, algumas histórias aleatórias e memoráveis.

Da autora, Cecelia Ahern, o único livro que eu tinha lido foi O Livro do Amanhã. Eu adorei aquela história, mas afirmo que a história desse livro em questão, A Lista, conquistou meu coração de uma forma inigualável. Com essa leitura, aprendemos a dar valor a quem somos, pois cada um de nós possui uma história. Você pode achar a sua história desinteressante, mas sempre haverá alguém para pensar o contrário. Você é único e muito mais especial do que imagina. 

Kitty acaba de perder uma grande amiga e colega de trabalho, a Constance. Antes de morrer, Constance deixa uma lista com cem nomes para que a amiga faça uma matéria para a revista em que elas trabalham. Mas essa lista é um mistério. Ninguém conhece essas pessoas. Com um curto prazo, Kitty começa a investigar os nomes e entrevistar algumas pessoas, tentando encontrar o sentido naquilo para poder concluir sua matéria a tempo.

Recentemente, Kitty cometeu um equívoco na sua profissão de jornalista. Um equívoco gravíssimo que virou a sua vida de cabeça para baixo. E a vida de outra pessoa também. No decorrer da história, acompanhamos, junto com as buscas pelos cem nomes, o desenvolvimento das consequências que Kitty vem recebendo a partir do erro que cometeu. E como isso a tornou uma jornalista diferente e muito mais... Humana.

Kitty é real. Ela é uma personagem da vida real. Eu senti isso logo no início do livro. Eu senti por ela. Eu sofri por ela. Eu me arrependi por ela. Eu fiquei feliz com suas conquistas posteriores. Kitty é como eu e você. Não pude deixar de notar isso e compará-la a Tamara Goodwin, de O Livro do Amanhã. Esse fato, de os personagens serem reais nos fazem sentir certa afinidade por eles. Acho que esse ponto acaba de se tornar o ponto de maior admiração que senti pela escrita da autora.

Existe uma sequência de personagens marcantes em A Lista. A Birdie, por exemplo. Birdie é uma senhora que está prestes a completar 85 anos de idade. Senti uma necessidade de conhecê-la, conversar com ela, me aproximar dela. Quem leu o livro, saberá do que estou falando. Biride é uma personagem encantadora. Mas não é a única que encontrei durante a leitura. Além dela e de Kitty, temos Eva Wu, Archie, Steve, entre outros.

Faço questão de indicar essa leitura. Há um mistério agradável que predomina a história. E não só por causa da lista. A história de cada pessoa, inicialmente, também é um mistério. Há cenas cômicas e confortáveis. E há, também, muita reflexão. Uma reflexão profunda e interessante. Por favor, se tiverem oportunidade, leiam A Lista.


12 comentários:

  1. Já vi esse livro na Leitura muitas vezes e ao mesmo tempo em que eu tinha vontade de comprar ele, também tinha um pouco de receio uma vez que a minha experiência lendo um livro da Cecelia Ahern não deu muito certo. Mas, depois de ler sua resenha (que ficou muito boa por sinal) estou considerando dar uma nova chance para a autora e para o livro.
    Bjs e sucesso com o blog!
    http://escritorawhovian.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual o livro que você já leu da autora, Bruna?
      Obrigada, beijocas!

      Excluir
  2. se pararmos pra analisar é um enredo mais simples, mas talvez o mais significativo da autora, ao trabalhar essa lista interminável de histórias ela nos mostra como cada um é especial! me peguei chorando em alguns momentos, rindo em outros, mas com certeza é um livro que recomendo!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Thaila. Eu me senti muito vulnerável em vários pontos.

      Excluir
  3. Aii cara eu quero muito ler esse livro. Principalmente depois de saber que você gostou tanto!
    Acho que vou até baixar o pdf! haha
    A Cecelia é uma das minhas autora favoritas, adooooro a escrita dela!

    Beeijos

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, querida! hahaha. Espero que adore o livro também.
      Beijocas

      Excluir
  4. Oi...
    Eu sempre me sentia atraída pela sinopse desse livro, mas, após toda essa sua indicação é impossível não querer ler.
    Já botei nos desejados:)
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana saber disso. Espero que curta a leitura! ;)

      Excluir
  5. Olá Tha,
    Já disse que sua resenha ficou incrível, então só vou repetir.
    Adorei saber que você gostou desse livro, você sabe o quanto amo a Cecelia e como ver uma resenha assim de um livro dela é incrível, principalmente, vindo de você.
    Quero muito ler esse livro para ontem e espero gostar tanto quanto você.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bru, puxa, muito obrigada! ♥
      Também espero e tenho certeza que você vai amar.
      Beijos

      Excluir
  6. Oi Thamiris
    Eu tbm só li O Livro do amanhã da Cecelia, mas já tenho vários outros dela na minha lista "quero ler". Esse n está entre eles pq a princípio a sinopse n me chamou atenção, mas pelo o q vc falou deve ser muito bom! É muito ver os personagens crescendo no decorrer do livro.
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol,
      Tenho certeza que você vai gostar muito de "A Lista", se gostou de "O Livro do Amanhã". ♥
      Beijos

      Excluir

Seu comentário é muito importante. Obrigada!

Obs.: Caso você não tenha uma conta no Google e não saiba como comentar, escreva o que deseja na caixa de texto acima e na opção "comentar como" selecione "Nome/URL", preenchendo somente o campo nome.

E-mail para contato: thamirisdondossola@hotmail.com