quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Conheça Palitana: A primeira cidade vegetariana do mundo

Olá pessoal! Como vocês estão? Espero que estejam tão felizes como eu! 

A minha felicidade tem um motivo grandioso (ao menos para mim). Na verdade, essa alegria se deve a uma descoberta. Não sei se vocês já sabiam disso, mas eu não sabia e fiquei extremamente surpresa e feliz. Descobri, ao ler uma notícia sobre o veganismo, que existe uma cidade vegetariana nesse mundão. É isso mesmo! Essa cidade inovadora se encontra na Índia e se chama Palitana

Palitana - Índia (Fonte)
Lá em Palitana, a criação de animais para o abate é proibida, é crime! E a venda produtos de origem animal também é um ato ilegal. Ou seja, não se pode criar (para fins comerciais), nem vender. Dá pra acreditar nisso? Aquilo que seria muito bom para ser verdade, é de fato, verdade! Estou admirada!

Deixa eu contar para vocês a origem disso tudo. 

Com base nas minhas pesquisas pela internet, duzentos monges jainistas (já falo sobre isso!) se organizaram e fizeram uma greve de fome, como forma de protesto. O que esses monges queriam? Eles queriam acabar com a morte dos animais na cidade e cessar toda a venda de produtos de origem animal. O governo aceitou o pedido e uma lei foi feita. 

Conforme Spitzcovsky (2014), segundo os monges "Deus deu o direito de viver a todos os seres vivos e não cabe ao homem matar bichos para satisfazer uma vontade sua." E, segundo pesquisei, a lei entrou em vigor desde agosto ou outubro do ano de 2014. É claro que nem todos os habitantes de Palitana são jainistas e eles desaprovaram a lei, mas não vou entrar nesse caso triste. Vamos continuar com as notícias boas!

De modo geral e para compreender melhor, o jainismo é uma religião, inclusive, uma das mais antigas do mundo. Para os jainistas, toda vida é sagrada. Eles respeitam e consideram sagradas todas as formas de vida. Desde um inseto até o ser humano. Acredito que vocês já devem ter visto o símbolo jainista por aí:
Símbolo Jainista
Eu sempre via esse símbolo por todo o lugar e não fazia ideia do seu significado. A mão, segundo o que encontrei, significa algo que esteja relacionado ou representa sabedoria e ensinamentos. O restante, me pareceu um pouco confuso. Se alguém souber, por favor, me conte nos comentários.

Enfim, fiquei bastante impressionada com essas informações. Como adepta do vegetarianismo, me senti entusiasmada para conhecer melhor a religião jainista e a cidade de Palitana. Portanto, minhas pesquisas não morrem aqui. Espero que tenham gostado do post e me contem se vocês já sabiam dessa notícia ou algo relacionado ao jainismo. Beijos e até mais!

Referências que utilizei para a construção desta postagem: Fonte 1 - Fonte 2.

22 comentários:

  1. Thami, estou tão impressionada quanto vc... não sabia q existia um lugar assim... na minha gradução fiz um trabalho sobre vegetarianismo o qual entrevistei pessoas adeptas desta pratica; todas relataram o quanto é difícil sair para comer.. eles iam amar este lugar! hehehe

    Livros terapias / Fan page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Laila!
      Eu também acho bastante difícil encontrar lugares para comer para o vegetariano restrito ou vegano. Porém, a recompensa por esse hábito é tão grandiosa que é possível viver tranquilamente.

      Excluir
  2. Oi, oi!

    Tinha que ser na Índia, né?! Hahaha. Eu simplesmente adoro a cultura deles. Não sou vegetariano nem nada, mas tem certos tipos de carnes que eu sou simplesmente contra o consumo. Na verdade, aos poucos eu to conhecendo o mundo vegano e adorando.

    Bjs!

    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriel,
      Pois é. Tinha que ser na Índia! rs
      Eu também adoro a cultura indiana. Acho muito inteligente.
      Que bom que está adorando o mundo vegano, quem sabe faça parte dele algum dia.

      Excluir
  3. Que notícia maravilhosa, tomara que essa seja a primeira de muitas que virão e o começo de uma onde de conscientização de que "[...]toda vida é sagrada"! E além de ser uma cidade vegetariana é linda, não?

    Beijos, Thamiris!

    Leituras & Gatices


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilhosa mesmo, Helena. Que seja a primeira de muitas!
      Sim, possui uma arquitetura linda!
      Beijos

      Excluir
  4. Oie...
    Que legal!
    Não tinha conhecimento sobre isso também, achei bem legal a matéria .
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Heey!
    Como assim uma cidade inteira vegetariana?! Incrível!!!
    Eu não sou vegetariano, mas admiro muito quem é e sei que essa deve ser uma notícia fabulosa ^^.
    Eu ainda não conhecia o Janaismo, mas achei uma religião muito interessante e sua corrente de pensamento é muito linda.
    Abraços!
    http://desbravando-o-infinito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Minha reação foi assim mesmo, hahaha. Fiquei em choque. Um choque positivo.
      Que bom que gostou! :D

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Feliz Ano Novo (atrasado, mas está valendo!)
    Que descoberta incrível! Adorei saber que existe algo desta magnitude!
    Embora eu não seja vegetariano, sigo algumas boas práticas do veganismo.

    Irmãos Livreiros | Participe do TOP Comentarista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz 2016!
      Que praticas, por exemplo, você segue? Isso é muito bacana!

      Excluir
  9. Gente! Choquei! kk Eu não sabia que existia uma cidade inteira inteira vegetariana. Apesar de ser uma consumidora de carne, fiquei encantada ao saber disso. :D

    Bjos!
    http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oie!!!
    Ual achei o post mega interessante. Infelizmente não sou adepta ao vegetarianismo, mas tenho alguns amigos que são e irão adorar saber sobre a cidade de Palitana. Duvido que eles saibam disso kk.
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Uaaaal, sério isso ? Achei incrível que exista uma cidade assim..
    Sou consumidora de carne, mas acho muito interessante que exista algo tão interessante e diferente assim.
    Adoreeeei o post, Thamiris.. Parabéns !
    Beijos

    www.sorvete-literario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá Tha,
    Quando tu me contou por mensagem fiquei fascinada, mas acabei perdendo o timming de vir ler seu post.
    Adorei conhecer a Palitana, parece ser uma cidade incrível e eu adoraria conhecer essa cidade.
    Como já te disse, tenho muita vontade de aderir ao vegetarianismo, mas acho que precisamos de ajuda para fazer isso. Eu já tentei reduzir aos poucos as carnes consumidas e isso me ajudou muito, mas quero um acompanhamento médico, principalmente, por conta dos meus problemas de saúde.
    Admiro muito você por ter aderido a essa vida.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bru,
      É muito bacana sua vontade. Espero que um dia, se for da sua vontade mesmo, você consiga aderir a essa dieta também. A ajuda de um profissional da área é essencial, principalmente para você, que tem problemas de saúde.
      Obrigada pelo carinho!
      Beijos

      Excluir
  13. Oi Tha, que legal essa postagem. Não sou vegetariana, mas no restaurante da minha faculdade, eles incluíram esse ano, um buffet vegetariano. Fico feliz pela escolha de todos seja respeitada dessa forma. Quero provar a proteína de soja em breve. Achei seu blog lindo. Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Helo!
      Ai que tuuuuuuuudo! Aqui na minha cidade não tem quase nada, é muito triste.
      Muito obrigada <3
      Beijocas

      Excluir

Seu comentário é muito importante. Obrigada!

Obs.: Caso você não tenha uma conta no Google e não saiba como comentar, escreva o que deseja na caixa de texto acima e na opção "comentar como" selecione "Nome/URL", preenchendo somente o campo nome.

E-mail para contato: thamirisdondossola@hotmail.com