quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Resenha: Contos - Machado de Assis


Este livro reúne dez contos variados do escritor Machado de Assis. Seus nomes: A igreja do Diabo”, “A carteira”, “O empréstimo”, “A desejada das gentes”, “Uns braços”, “Suje-se gordo!”, “Ideias do canário”, “Pai contra mãe”, “Missa do Galo” e “Conto de Escola”.









Tenho uma enorme admiração por esse autor clássico. Machado de Assis foi um dos nomes que me levaram a gostar da literatura brasileira com “Dom Casmurro”, por exemplo. Depois vieram José de Alencar, com “Senhora”, Manuel Antônio de Almeida, com “Memórias de um sargento de milícias” etc.

Comprei este pequeno livro por um valor mínimo em uma feira, isso, por um lado me aborrece. Muitos dos nossos livros clássicos são vendidos por um preço extremamente baixo, enquanto possuem valores altíssimos. Acredito que vocês me entendem. Bem, passado esse momento reflexivo, vamos falar do livro em questão, “Contos”.

Como é de se esperar, o que encontrei neste livro foi uma sucessão de contos de Machado de Assis. Dez contos, para ser mais específica. Seus títulos: “A igreja do Diabo”, “A carteira”, “O empréstimo”, “A desejada das gentes”, “Uns braços”, “Suje-se gordo!”, “Ideias do canário”, “Pai contra mãe”, “Missa do Galo” e “Conto de Escola”. Em cada conto, uma história diferente. Porém, todos eles possuem algo em comum: fazem-nos parar e refletir sobre o que foi lido e sobre algo que vai além do que foi contado.

"[...] tinha os olhos como eu então dizia, que pareciam cortados da capa da última noite, mas apesar de noturnos, sem mistérios nem abismos." (A desejada das gentes)

“A carteira” foi surpreendente! Não vou entrar em detalhes sobre cada um dos contos, vou falar sobre a impressão que tive sobre alguns deles. E “A carteira” me surpreendeu bastante. O último parágrafo foi tão revelador e inesperado que me vi com um sorriso no rosto ao terminar de ler. Outro conto que gostei bastante foi “A desejada das gentes”, Quintília é adorável! 

Há um conto que faz uma critica ao aborto, chama-se “Pai contra mãe” e outro que critica a necessidade que o ser humano tem de seguir regras, chama-se “A igreja do diabo”. Mas o meu conto preferido, não somente deste livro, e sim, de algo muito mais amplo, é “Ideias do Canário”. Vou trazê-lo em outro post para vocês conhecerem, caso não conheçam.

Por fim e como de costume, vou indicar a leitura deste livro para todos aqueles que gostam de ler contos, que gostam do Machado e também, para aqueles que não gostam muito de ler. Acredito que é um bom livro para iniciar leituras agradáveis.

10 comentários:

  1. Já vi esse livro em um aloja de 1,99 aqui da minha cidade, por exatos 2 reais rsrsrs Bom, até entendo você comentar sobre o preço deles, mas acho que na minha opinião assim é bem melhor. Digamos, se custasse muito caro, ninguém compraria e consequentemente o autor não seria tão popular quanto ele é. A literatura brasileira já é conhecida pelos altos preços de suas obras, acredito que com a baixa nos preços apenas estamos caminhando para um futuro melhor. Com mais leitores.

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Como falei na postagem, paguei um preço mínimo por ele. Eram 5 desta coleção, por 10,00 reais apenas.
      Não concordo com você. Não acredito que se custasse muito caro, ninguém compraria.

      Excluir
  2. Nunca tinha visto esse livro, Thamiris!
    Eu tbm curti muito Machado de Assis qnd li da primeira vez, já li várias coisas dele, mas nenhum desses contos.
    Posta sim o Ideias do Canário!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou postar, Carol. Tornou-se muito especial para mim.
      Beijos

      Excluir
  3. Olá Thami! Já minha visto este livro, mas ainda não tive oportunidade de ler... pelos seus comentários parece bem interessante...

    livros terapias / Sorteio de Fim de ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laila.
      Garanto que se você ler, não vai se arrepender.

      Excluir
  4. Eu AMO Machado de Assis <3
    Também comecei a ler clássicos por culpa dele rsrs...
    Essa questão de preços é bem comum, mesmo, comprei o meu exemplar de "Helena" por 2,50 dá pra acreditar ?
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana, Diane <3
      Sim! Eu acredito nisso.
      Beijos

      Excluir
  5. Oi Thamiris!
    Eu adoro Machado de Assis (José de Alencar não muito, rsrs) e ainda não conferi essa coletânea. Dos contos que você citou, já li "Pai contra mãe" e "Missa do Galo". Vou querer conferir os outros.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana,
      Que bom saber disso. Por que não gosta de Alencar? rs
      Beijos

      Excluir

Seu comentário é muito importante. Obrigada!

Obs.: Caso você não tenha uma conta no Google e não saiba como comentar, escreva o que deseja na caixa de texto acima e na opção "comentar como" selecione "Nome/URL", preenchendo somente o campo nome.

E-mail para contato: thamirisdondossola@hotmail.com