sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Resenha: Assassinato no Expresso Oriente - Agatha Christie


Sinopse: Pouco depois da meia-noite, uma tempestade de neve para o Expresso do Oriente nos trilhos. O luxuoso trem está surpreendentemente cheio para essa época do ano. Mas, na manhã seguinte, há um passageiro a menos. Uma americano é encontrado morto em sua cabina, com doze facadas, e a porta estava trancada por dentro. Pistas falsas são colocadas no caminho de Hercule Poirot para tentar mantê-lo fora de cena, mas, num dramático desenlace, ele apresenta não uma, mas duas soluções para o crime.





Assassinato no Expresso Oriente é um dos vários livros de Agatha Christie em que encontramos o famoso detetive Hercule Poirot tentando desvendar um crime. Preciso ressaltar que este é o meu segundo contato com a autora. O primeiro livro que li, chama-se Morte no Nilo e eu adorei, mas gostei ainda mais desta segunda leitura.

É tarde da noite quando o trem em que Poirot se encontra, o Expresso Oriente, acaba colidindo na neve. Mais ou menos neste momento, um assassinato brutal é cometido: Um dos passageiros, o senhor Ratchett, é encontrado esfaqueado e morto pela manhã. Poirot, então, é gentilmente convidado a tentar solucionar este crime, ou seja, descobrir quem foi o responsável pela morte do homem. 

A partir daí o detetive começa a investigar os fatos e tenta chegar a uma conclusão. Preciso dizer o quanto este "trajeto" me fez enlouquecer! Montei mil e uma possibilidades em minha cabeça, tentando adivinhar quem seria o assassino e no final... Bem, no final, eu passei muito longe de acertar. Aí está a magia de Agatha Christie. A autora é de uma genialidade sem igual. Fico impressionada com a capacidade que possui de cuidar de cada detalhe, sem esquecer um mínimo do mínimo. 

O desfecho, preciso comentar sobre ele! O desfecho foi maravilhosamente espantoso. De modo geral, a leitura me deixou extasiada. Li em três dias. O cenário é muito envolvente, os personagens são muito inteligentes e bem montados, e Hercule Poirot é sensacional! Ele é persuasivo, misterioso e muito cativante. Já havia gostado do detetive na outra leitura, agora passei a gostar muito mais. 

Enfim, creio que vocês já devem ter percebido o quanto gostei do livro, então, se ainda não leram, leiam! Essa resenha ficou um pouco curta e o motivo para isso é que estou sem palavras. Normalmente, costumo ficar assim quando gosto muito de um livro. Só consigo elogiá-lo e espero ter passado essa "mensagem" na resenha.

Por fim, quero agradecer a Mari que me tirou no "amigo do livro" e me presenteou com essa preciosidade!

12 comentários:

  1. Olá, Thamiris! Tudo bem?

    Agatha Christie arrasa sempre!
    Já li alguns livros dela e faz um tempão que não pego um livro da célebre escritora para ler.
    Gostei demais de sua resenha e do modo que você relatou sua reação.

    Beijos!
    http://www.irmaoslivreiros.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Thami.... Adorei sua resenha... Geralmente as minhas são assim... Gosto mais de saber as reações das pessoas do que sobre o livro... Gosto de ler sem saber quase nada sobre a estória... Sobre a Agatha, ela é demais... Suspenses de tirar o fôlego... Só q sobre este livro sou meio triste... Acreditas q um amigo gostou tanto deste livro q qdo tava me contando sobre ele, me contou o final!!!! Fiquei arrasada... O final é maravilhoso e surpreende e ele me contou na empolgação... Fiquei tão decepcionada q nunca li o livro... É bom qdo vc não sabe.... Q ódio até hoje... Um final deste tem q ser degustado com a leitura inteira... Enfim...
    Livros Terapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laila,
      Minha nossa! Não acredito que ele fez isso, hahahaha. Ainda mais o final desse livro, que é espetacular! Quem sabe um dia tu esquece e faz a leitura, rs.
      Beijos

      Excluir
  3. O Poirot nunca consegue fazer um passeio tranquilamente! hahahaha
    Tá lá de boas no trem e do nada um cara morre e ai quem tem que resolver? O Poirot é claro! haha
    Mas eu amo os livros da Agatha, ela é mesmo a rainha do crime!
    Aliás o detetive dela já vai desvendando o caso, às vezes, antes mesmo de acontecer!

    Beeijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Raíssa. Não tá fácil pra ele, rs.

      Excluir
  4. Ei, Thami, como é este amigo do livro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi a minha turma da faculdade quem fez, é como um amigo secreto, só que os presentes são apenas livros :)

      Excluir
  5. Ah, Agatha Christie, tenho um amor tão grande pelos mistérios criados por essa mulher, já li alguns livros dela e não vejo a hora de poder ler esse também, ótima resenha, de verdade, parabéns!
    Estou amando o seu cantinho, pode saber que ganhou uma leitora nova <3
    Criei um blog, recentemente, para falar sobre cinema, series, cultura e artes no geral, se puder dá uma passadinha ficaria muito feliz: http://cineleva.blogspot.com.br/ :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Willma.
      Fico feliz em saber disso!
      Beijos

      Excluir
  6. Heey!
    Aah o que dizer desse livro?! É fantástico, o meu favorito da Agatha e um dos meus favoritos da vida haha
    Amei sua resenha <3
    Abraços!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Guilherme!
      Sim, ele é fantástico mesmo!
      Obrigada, beijos.

      Excluir

Seu comentário é muito importante. Obrigada!

Obs.: Caso você não tenha uma conta no Google e não saiba como comentar, escreva o que deseja na caixa de texto acima e na opção "comentar como" selecione "Nome/URL", preenchendo somente o campo nome.

E-mail para contato: thamirisdondossola@hotmail.com