sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Resenha: A Playlist de Hayden - Michelle Falkoff


Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola, o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente. Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava. A Playlist de Hayden é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil.




Iniciei a leitura deste livro sem saber exatamente o que esperar dele. Eu ganhei A Playlist de Hayden no “Top comentarista” do blog UOH ♥ e fiquei bastante animada, mas não conhecia a história e por conta disso não sabia e nem imaginava como seria a leitura.

Hayden é o melhor e único amigo de Sam. Depois de voltarem de uma festa, Hayden comete suicídio. A única coisa que ele deixa para Sam é uma playlist. No decorrer do livro, acompanhamos a trajetória de Sam ao tentar descobrir o que levou o amigo a cometer tal ato junto de um clima de suspense, muita dor e excessos de dúvidas.

"É claro que eu estava ali. Onde mais eu poderia estar? De bobeira por aí com meus outros amigos? Ah, não, espera aí... Eu não tinha nenhum outro amigo."

Os primeiros capítulos facilmente me levariam ao abandono, devo ser sincera. Eu não sentia curiosidade de continuar a leitura, por isso demorei mais ou menos um mês para concluir o livro. O que ocorreu foi que, depois de alguns acontecimentos mais específicos, comecei a me ligar bastante na história, e aí, li mais ou menos umas duzentas páginas em dois dias. Mas isso não significa que o livro, de modo geral, me agradou. 

Não simpatizei tanto com Sam, essa é a verdade. Encontrei muitas passagens desagradáveis, do tipo que faz você pensar o porquê de a autora ter escrito aquilo. Mas, espero que compreenda, não é um livro ruim. É um livro que faz com que você queira ler para ver o que vai acontecer. E preciso destacar um ponto bastante positivo, que é a forma como a autora trata o bullying. Essa questão foi muito bem construída. 

"Muitas pessoas querem ser invisíveis. Talvez elas até pensem que podem fingir que são. Mas sempre alguém as vê."

Sei que o final foi bastante real, mas eu estava imaginando algo diferente. Fiquei com vontade de conhecer melhor os personagens secundários e não consegui isso. Senti que o livro acabou sem que eu conseguisse todas as respostas para tudo o que aconteceu. Portanto, não sei dizer exatamente se é ou não um bom livro. Há pontos positivos e pontos negativos. Fiz muitas marcações, pois encontrei trechos dignos de reflexão, mas, para finalizar, não sei se devo ou não indicar a leitura. Fica ao seu critério. Se tiver vontade, leia. Se não tiver, não leia. Não acredito que seja uma daquelas leituras que todos deveriam fazer.

17 comentários:

  1. Pelo teu comentário esse não é o livro que fiquei com vontade de ler, gosto daqueles livros que no primeiro capitulo tu já quer devorar a historia sabe?

    Bolicho da Guria | Fan Page

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho o livro, mas ainda não li. Acho, porém, que há maior chance de eu gostar do livro do que você. Até porque você não simpatizou com o Sam. Quando isso acontece, o livro não flui mesmo.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de novembro. Você pode ganhar um livro incrível!

    ResponderExcluir
  3. Olá Thamiris

    Também senti que os personagens secundários não foram muito explorados e achei o final abrupto. Resenha bem sucinta!

    Beijos,

    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, abrupto é uma boa palavra.
      Obrigada!
      Beijos

      Excluir
  4. Olá Thamiris !
    Poxa, essa é a primeira resenha com pontos negativos que leio desse livro.
    Achei bem sincera e é isso que realmente vale quando tratamos de resenhas..
    Eu tenho vontade de ler A Playlist de Hayden, mas considerando que seu comentário foi tão sincero e que eu odeio sentir que não consegui encaixar todas as peças e conhecer os personagens, no fim não sei se leria.. Bom, vou esperar a oportunidade chegar para decidir.
    Beijos, Sorvete Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lari,
      Puxa, que pena!
      Isso, mas se você sentir vontade, leia.
      Beijos

      Excluir
  5. Oi Thamiris, tudo bem?
    Nunca tinha visto uma resenha negativa sobre esse livro, a sua foi a primeira e pelo visto, parece que ele não te agradou mesmo né?!
    Ainda tenho muita vontade de ler esse livro, espero poder ler algum dia <3
    Beijão e parabéns pela ótima resenha,

    Vinicius
    omeninoeolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vinicius,
      Ah! Também espero que tu leia e tire suas conclusões.
      Obrigada!

      Excluir
  6. Esse é um daqueles livros que estão na minha lista de desejados há um tempo, porém não é tão prioridade assim, sabe?
    Eu leria sim, tenho muita vontade. Mas eu ainda não o comprei e tenho muitos aqui em casa ainda esperando serem lidos.
    Então vou adiando a compra desse.
    Mas qualquer dia me dá a louca e eu compro e leio! haha

    Beijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  7. Thamiris, eu tenho enorme curiosidade em A Palylist de Hayden por dois motivos principais, sendo eles a passagem de músicas durante a narrativa e o suicídio. É, verdadeiramente, uma pena que você não tenha se encantado com o finalizar da história. Estou tentando, ainda, dar uma chance à leitura, mas fiquei com um pé atrás após a resenha, mesmo com os mistérios que rondam esta festa única. Estou indeciso sobre a leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu adoraria ter gostado mais.
      Tente ler, aí terá sua opinião sobre o livro, mas como falei, não vou indicá-lo.

      Excluir
  8. Oi Thamiris!
    Eu tenho muita dúvida se leria esse livro, as resenhas q vejo são muito conflitantes, rsrs. E a sinopse tbm n me agrada logo de cara... Mas adorei saber sua opinião, e os quotes q escolheu *-*
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante. Obrigada!

Obs.: Caso você não tenha uma conta no Google e não saiba como comentar, escreva o que deseja na caixa de texto acima e na opção "comentar como" selecione "Nome/URL", preenchendo somente o campo nome.

E-mail para contato: thamirisdondossola@hotmail.com