terça-feira, 20 de outubro de 2015

As Terças Da Nati #13 - A Garota da Capa Vermelha

Olá caros leitores e amantes das Letras! Tudo bem com vocês? Então gente, semana passada eu não postei nada por motivos de que eu estava sem internet devido a uma troavada e quase que eu fico sem hoje de novo. Portanto, peço desculpas a vocês por não ter conseguido postar nada.

Hoje o resumo vai ser sobre um livro que eu li a muitos anos atrás, que se chama “A Garota da Capa Vermelha”.

O medo se instala no vilarejo, quando um caçador de lobisomens avisa que a fera está de volta!

As pessoas moram em casas acima do solo, acessíveis apenas por escadas que, à noite, são recolhidas e escondidas no interior das residências. Essas casas são bem simples, pois o vilarejo é muito pobre.

A história tem início com Valerie ainda pequena; desde este momento percebe-se que ela é diferente dos demais, pois não se comporta como suas amigas, embora se esforce para ser como os outros. Um espírito de rebeldia domina sua alma, e neste traço de personalidade ela se sintoniza com Peter (o menino que ela gosta), outra criatura indomável. Os dois elegem a floresta como seu refúgio, onde caçam e matam coelhos (adoram fazer isso, juro que morro de dó).

Apesar de ser um lugarejo pequeno e todos se conhecerem, os vizinhos são discretos e têm sempre disponível um olhar de suspeita reservado ao outro. Há anos eles são ameaçados pelo Lobo, mas um pacto com a fera garante há algum tempo a necessária tranquilidade. A cada noite de lua cheia uma família sacrifica um animal à besta em troca de imunidade aos seus ataques.

Depois de um longo período de trégua, porém, o Lobo volta a fazer uma vítima entre os habitantes do vilarejo, Lucy, a irmã de Valerie. A partir de então a população se enfurece e um grupo se reúne para caçar a fera (o que dá muito errado, afinal o que se esperar de um bando de amadores tentando caçar uma besta???). Quando os homens se dividem no reduto do animal, ele ataca e é aparentemente morto por um dos homens, não sem antes provocar uma nova morte, a do pai de Henry, jovem prometido a Valerie por uma aliança entre suas famílias (porque ele é o “menos pobre”)

Todos festejam a morte do Lobo, mas assim que um caçador de lobisomens chega ao vilarejo para matar a besta, uma revelação aterradora muda os rumos da história: não se trata de um simples lobo, e sim de um homem-lobo, o qual certamente está presente entre eles.

O matador de lobisomens, um violento e estranho padre (muito estranho, por sinal), viúvo e pai de duas filhas, acende as chamas da fogueira da intolerância e estimula cada vez mais o ódio e a desconfiança crescentes entre os habitantes do vilarejo. Ele joga sem compaixão um contra o outro e cerca a pequena comunidade, não permitindo que ninguém parta até que se ache o lobisomem. Tomado pela cólera e por uma ilimitada sede de sangue, ele está disposto até mesmo a matar, se for preciso, para conquistar seu troféu.

Enquanto isso, segredos há muito guardados vêm à tona, antigos ressentimentos afloram, e cresce o número de suspeitos: a estranha avó de Valerie, o ferreiro Henry, seu amado Peter, Claude, irmão de uma das amigas, o padre local, entre outros.

Todos se olham com medo, raiva e apreensão; as pessoas buscam implacavelmente um bode expiatório, e qualquer um pode ser acusado da prática de magia negra, forte indício para se encontrar um lobisomem. Os diferentes certamente não serão perdoados, o que deixa Valerie e Peter em uma posição delicada e arriscada.

Para saber o final da história, você pode ler o livro ou assistir o filme. Confesso que o filme, eu achei fiel ao livro, mas algumas partes não tanto.

Postagem organizada por: Natália Valvassori.

16 comentários:

  1. Muito bom poder lembrar essas histórias!! TB amo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ganhei esse livro de uma pessoa que já foi muito especial pra mim, portanto o valor dele é imensurável! Amo tbmm

      Excluir
  2. Muito bom poder lembrar essas histórias!! TB amo

    ResponderExcluir
  3. Não li nem assisti ao livro. Apesar de gostar muito da atris.
    Mas vou matar essa curiosidade de um jeito ou d eoutro.
    Imagino que o livro deva ser mais legal. Mas acho que vou acabar assistindo o filme também. haha

    Beijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br
    www.estantediagonal.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi! Tudo bem?
    Já assisti o filme, por causa da Amanda. Minha atriz favorita. Gostei muito da fotografia e o drama criado. O livro ainda nao tive oportunidade de ler, mas desejo muito. Imagino que seja, óbvio, tão bom quanto o filme.
    Beijos
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, tudo sim e ai? Eu também gosto da Amanda! Garanto que se você assistir ao filme e ler ao livro, não se arrependerá!
      Beijos

      Excluir
  5. Oii!
    Vi o filme e gostei bastante! Fugiu do convencional tô dentro rs ♥

    Beijão!
    http://cupcakedeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Também gosto de fugir um pouco dos clichés!
      Beijão

      Excluir
  6. Oi ...
    Tenho uma baita curiosidade nesse livro , mas , infelizmente até hoje não li o livro e nem assisti o filme :(
    Tenho que mudar isso rsrs

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diane! Aposto que você vai gostar bastante e não vai se arrepender!
      Beijos

      Excluir
  7. Olá, Natália.
    Eu comecei a ler esse livro e não tinha nem ideia de que era baseado no filme e não ao contrário que sempre é o que acontece. por isso me decepcionei um pouco com ele. Ainda mais no final, que no livro não tem e tem que olhar no site para ler o último capitulo. Mas no geral é bom.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil! Concordo, acho que o final que tem que buscar na Internet ficou meio nada a ver. Mas eu gostei em geral...
      Beijos

      Excluir
  8. Olá Nati, tudo bem?
    Senti sua falta na última semana!
    Confesso que já vi o filme e gostei bastante, mas acho que não pretendo ler o livro, sei lá. Não gosto de ver filme antes e já fiz isso. Vamos ver se mais para frente me animo de ler.
    Beijos
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooii Bru!!! Awwwnss obrigada :')
      Pois é, quem sabe né? Eu amei o filme e o livro ❤
      Beijooss

      Excluir

Seu comentário é muito importante. Obrigada!

Obs.: Caso você não tenha uma conta no Google e não saiba como comentar, escreva o que deseja na caixa de texto acima e na opção "comentar como" selecione "Nome/URL", preenchendo somente o campo nome.

E-mail para contato: thamirisdondossola@hotmail.com