quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Resenha: O Livro do Amanhã - Cecelia Ahern

Sinopse: Nascida no luxo, Tamara Goodwin, de 16 anos, nunca precisou olhar para o amanhã, até que a morte abrupta de seu pai deixa a ela e a sua mãe uma montanha de dívidas e as obriga a se mudarem para a casa dos tios de Tamara, em um vilarejo no interior. Solitária e entediada, a única diversão de Tamara é uma biblioteca itinerante. E ali, ela encontra um livro muito misterioso.
Tamara vê inscrições com sua própria letra e datadas para o dia seguinte. Quando tudo acontece exatamente como o livro previa, ela percebe que pode ter encontrado a solução para seus problemas. No entanto, Tamara descobre que é melhor não virar algumas páginas e que, apesar de muito tentar, não pode mudar o destino.





“O Livro do Amanhã” foi o meu primeiro contato com Cecelia Ahern. Eu sempre ouvi comentários positivos sobre os livros da autora e quando soube que esse livro é muito importante para uma amiga minha, a Bruna, pedi emprestado para outra amiga que gosta bastante dele também, a Ana, e decidi ler.

Depois da morte do pai, Tamara e sua mãe descobriram que os negócios dele não andavam bem e que ele estava falindo. Elas foram obrigadas a sair da mansão onde moravam e passar uns tempos na casa dos tios de Tamara, Arthur e Rosaleen, até que as coisas se ajeitassem.

Não há muitas coisas para fazer no lugar onde os tios moram. Na verdade, segundo a visão de Tamara, aquele lugar é um tédio. Mas quando ela encontra um livro cadeado numa biblioteca itinerante e o leva para casa, as coisas ao seu redor começam a mudar completamente, pois agora, ela consegue ler sobre aquilo que vai acontecer amanhã.


Esse livro transborda mistérios. Você sente isso de todas as formas, por todas as partes. Tamara é uma adolescente rebelde. Ela fala coisas sem pensar e só depois de pronunciar as palavras, se dá conta da força que elas têm. Tamara nos alerta frequentemente do quanto é uma pessoa horrível e em alguns momentos chega até a contestar Deus. Mas há algo de muito bom nela: Sensatez. Ela fala dos erros do seu pai, mas sabe reconhecer os seus também. E a melhor coisa, para mim, foi ver o amadurecimento de Tamara conforme as páginas.

"Perdi meu pai. Ele perdeu os seus amanhãs e eu perdi todos os nossos amanhãs juntos. Agora, pode-se dizer que os aprecio quando chegam. Agora, quero torná-los o melhor que puderem ser."

Há personagens muito marcantes nesse livro. Um deles é a irmã Ignatius. Nossa, como eu simpatizei com essa freira! Ela é um doce de pessoa e eu fiquei morrendo de vontade de conhecê-la também. Mas Rosaleen eu certamente não esquecerei. Ela é detestável! Quantas vezes tive vontade de adentrar na história e lhe dar um beliscão? Muitas, rs. É a personagem mais irritante que já conheci.

“O Livro do Amanhã” é uma história inesquecível. Envolve uma magia diferente. Tem uma mensagem a ser passada. Ouso dizer que até mais de uma. Foi uma experiência incrível ler esse livro. Eu senti meu coração apertar tanto que quase derramei lágrimas em várias situações.

20 comentários:

  1. Olá!

    Irmã ignatius <3 Li e amei essa história. Também foi meu primeiro contato com ela e já virei fã, a escrita dela flui e quando você vê, acabou o livro e ficou de ressaca literária!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kamila,
      Agora vou procurar outros livros da autora para ler, rs.

      Excluir
  2. Já li esse livro, mas não lembrava muito da estória. Agora com a resenha, relembrei um pouco de como eu gostei desse livro.
    Com certeza quero ler mais estórias da autora!!

    Beijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  3. Tha,
    Sua resenha está perfeita.
    Você sabe que sou apaixonada pela Cecelia. A Irmã Ignatius é uma personagem incrível e também não fui com a cara da Rosaleen.
    Você não tem ideia de como fiquei feliz ao saber que você gostou do livro.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  4. Olá, Thamiris.
    Acredita que esse foi o único livro da autora que eu ão gostei até agora. Achei ele tão sem graça e a protagonista intragável. Depois no final até que tras uma mensagem bonita, mas para mim não valeu a leitura.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil,
      Acredito sim. Isso é perfeitamente normal, rs.
      Beijão

      Excluir
  5. Oi Thamiris!
    Esse também foi meu primeiro contato com a autora, mas minha experiência foi bem diferente da sua. Eu não gostei nem um pouquinho da leitura (tanto que depois nunca mais quis ler nada da Ahern, rsrs)
    Isso mostra como dois leitores nunca fazem a mesma leitura, né?
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana,
      Pois é... isso acontece. Recentemente li "O Duque e Eu" da Júlia Quinn, que "todos" gostam e eu detestei.
      Beijão

      Excluir
  6. Oi, Thamiris. Até hoje li só um livro da Cecelia e não fiquei tão feliz com a leitura. Até ho momento eu não sabia do que se tratava O Livro do Amanhã e gostei bastante desse livro que ~conta~ o futuro, fiquei curiosa em relação a isso... Já com a protagonista, ai ai! Não sei se vou aturar essa menina. Mas parece ser uma história bacana com a fórmula da Cecelia (que ao que parece ela não muda de uma obra para outra).
    Adorei seu blog e já estou seguindo. Beijos.
    Blog Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silviane,
      Eu lhe indico o livro. Tenho certeza que será uma ótima leitura.
      Muito obrigada, beijos!

      Excluir
  7. Fico feliz por teres lido e gostado do livro minha frô. A autora tem um jeito próprio de escrever e nos prende do começo ao fim, não é mesmo?? Hehe A personagem Tamara sem dúvidas me tirou do sério (também) no começo da história por seu jeito rebelde de ser, mas nas últimas páginas me provou que também é uma garota meiga.
    Por saber que tu gostou dessa obra da Cecília Ahern lanço o seguinte desafio para você: ler o livro (sem dúvida o mais conhecido dela) "Ps. Eu te amo" beijinhos *--*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei sim, Ana! Concordo contigo, ela tem seu jeito especial.
      Sim, também percebi isso, ela também é meiga, só um pouco estressada por conta dos problemas que teve.
      Oba! Espero ler em breve, então, haha.
      Beijos ♥

      Excluir
  8. Oi Thamiris!

    Não sei porquê, mas esse livro tem carinha de novela mexicana! E eu adoro novela mexicana! HAUEHAUEHAUEHAE
    Meu primeiro contato com a autora foi com o livro A Lista e gostei bastante, mas morro de vontade de ler Simplesmente Acontece (vi o filme e amei). Espero que se um dia eu resolver ler O Livro do Amanhã, não fique incrivelmente irritada com a Tamara. Adolescentes rebeldes geralmente me tiram do sério. AHUEHAUEHAE

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, vou te dizer que não sei. Só conheço Rebelde, haha.
      Acho meio difícil, Tamara é terrível!
      Beijão

      Excluir
  9. Olá ...
    Recentemente li "Simplesmente acontece " e fiquei muito decepcionada com a história , porém , ao ler sua sinopse fiquei bastante interessada nesse livro .
    Acho que vou dar uma chance pra ele :)
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diane! Eu li as primeiras páginas e gostei muito :0 Isso, sempre temos que dar chances aos livros.
      Beijão e

      Excluir
  10. Já comecei esse livro e não terminei, não porque não gostei, mas porque chegou outro que não pude esperar para ler. Ainda não peguei para ler novamente, mas a sua resenha me deixou cheia de expectativas boas!

    Beijos
    Dani Cruz
    blog-emcomum.blogspot.com.br
    Twitter - @blogemcomum / Insta - @blogemcomum / Fanpage Em Comum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, tomara que você volte a ler ele o mais rápido possível, haha.

      Excluir

Seu comentário é muito importante. Obrigada!

Obs.: Caso você não tenha uma conta no Google e não saiba como comentar, escreva o que deseja na caixa de texto acima e na opção "comentar como" selecione "Nome/URL", preenchendo somente o campo nome.

E-mail para contato: thamirisdondossola@hotmail.com