segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Literatura Brasileira em quadrinhos: A cartomante – Machado de Assis

Não é de hoje a paixão que eu sinto por Literatura Brasileira. Por conta disso, resolvi me aventurar num tipo de livro que até então só conhecia os da Mônica: Quadrinhos. Antes de qualquer coisa, quero deixar claro que esse tipo de livro não substitui de forma alguma a leitura integral do texto, é só uma adaptação, e eu acho bastante bacana para quem não gosta muito de ler, começar por aqui. 


“A cartomante”, além da própria cartomante, nos apresenta três personagens principais: Rita, Vilela e Camilo. Vilela e Camilo são velhos amigos. Quando os dois se reencontram, Vilela apresenta Rita, sua esposa, ao amigo Camilo. Rapidamente, com a convivência, os três passam a ter muitas intimidades um com o outro. Essas intimidades levaram Rita e Camilo a começarem a ter uma relação um pouco diferente da relação que tinham quando se conheceram. O enredo se resume então, a um triângulo amoroso.


Sobre a história, não vou mencionar outros acontecimentos, pois não quero comprometer a leitura de ninguém. De modo geral, foi uma leitura muito agradável e assustadoramente rápida. “A cartomante” envolve sedução, traição, mistérios, suspense, fatalidades e de certa forma, uma cegueira relacionada ao amor, além de, é claro, uma imprevisibilidade marcante. São poucas páginas, no geral 48, mas são páginas muito bem aproveitadas. Depois que conclui essa leitura, decidi procurar o conto oficial para ler, pois gostei bastante de como as coisas se construíram, as idas e vindas e o final.

As ilustrações são muito, muito perfeitas. Eu as achei muito reais. O trabalho de Jo Fevereiro e Ciça Sperl ficou muito bem feito. No final deste livro há também algumas perguntas sobre a leitura que eu respondi animadamente, rs. 


Espero que tenham gostado e não tenham medo de se aventurar também. Repito o que eu disse inicialmente, é uma ótima forma de incentivar a leitura para aqueles que dizem não gostar de ler.

12 comentários:

  1. Oi, Thamiris!
    Tudo bem?
    Adorei a ideia dos quadrinhos. Eu leria, com certeza!! *-*
    Beijos
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Já tem um tempo que li este livro e a versão em quadrinho! Realmente gostei muito dos dois tipos de leitura, fez bem em não contar mais sobre a história!

    http://historiasdeumamenteinquieta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Hello I'am Chris !
    I suggest you to publicize your blog by registering on the "directory international blogspot"
    The "directory" is 25 million visits, 194 Country in the World! and more than 19,000 blogs. Come join us, registration is free, we only ask that you follow our blog
    You Have A Wonderful Blog Which I Consider To Be Registered In International Blog Dictionary. You Will Represent Your Country
    Please Visit The Following Link And Comment Your Blog Name
    Blog Url
    Location Of Your Country Operating In Comment Session Which Will Be Added In Your Country List
    On the right side, in the "green list", you will find all the countries and if you click them, you will find the names of blogs from that Country.
    Imperative to follow our blog to validate your registration.Thank you for your understanding
    http://world-directory-sweetmelody.blogspot.com/
    Happy Blogging
    ****************
    i followed your blog, please follow back
    Best Regards
    Chris
    ++++++++++++++++++++

    Olá I'am Chris!
    Eu sugiro que você divulgar o seu blog, o registro no "diretório blogspot Internacional"
    O "diretório" é de 25 milhões de visitas, 194 países do mundo! e mais de 20.000 blogs. Venha se juntar a nós, a inscrição é gratuita, só pedimos que você siga nosso blog
    Você tem um blog maravilhoso que eu considero a ser registrado no Dicionário Internacional Blog. Você irá representar seu país
    Por favor, visite o link a seguir e como seu Blog Nome
    Url Blog
    Aluguer de seu país Como Sessão de funcionamento no qual será adicionado na sua lista País
    No lado direito, na "lista verde", você vai encontrar todos os países e se você clicar em 'em, você vai encontrar os nomes dos blogs daquele país.
    Imperativo para seguir o nosso blog para validar a sua registration.Thank por sua compreensão
    http://world-directory-sweetmelody.blogspot.com/
    Blogging feliz
    ****************
    Obrigado por seguir meu blog - ele é muito apreciada! O)
    Segui seu blog, siga de volta
    ++++++++++++++++
    Cumprimentos
    Chris

    ResponderExcluir
  4. Oiiiii, tudo bem??? Essa coleção em quadrinhos é uma que quero muito comprar. Mas como já li alguns integralmente, tenho medo de me decepcionar :P
    A cartomante eu li para a escola uma vez. lembro de ter adorado - amoooo Machado - mas não lembro direito da história. Ao ler seus comentários aqui, fiquei com vontade de ler novamente, hehehe. Acho essas adaptações, uma boa opção para aproximar os leitores, apesar de achar importante conhecer o texto original :)
    Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gih,
      Sim, foi exatamente o que eu destaquei. Isso também acontece comigo, lembro que gostei do livro, mas não lembro bem da história, rs.
      Beijos

      Excluir
  5. Olá Tha,
    Acho que a maioria dos leitores tem certo receio de ler clássicos, por julgarem ser chato. Eu, particularmente, gosto de apenas alguns e acho que a ideia de iniciar a leitura por quadrinhos é muito bacana, pois torna a leitura mais rápida e fluída além de ficar mais divertida. Acredito que as pessoas devam ler sim esse tipo de adaptação para ter uma ideia da história e, depois, ler o livro original.
    Adorei o seu post, está muito bem escrito e pelas fotos conseguimos ver como os desenhos são lindos.
    Beijos
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bru,
      Sim, isso é bastante comum. Mas não podemos julgar os gêneros. Literatura clássica é sensacional! Obrigada pelo comentário maravilhoso!
      Beijão

      Excluir
  6. Oi ...
    Sou muito fã de Machado de Assis ...
    Acredito que essa seja uma bela maneira de incentivar os leitores a lerem os nossos clássicos .
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Thamiris!

    Muito bacana, adorei esta ideia! Excelente para incentivar a leitura dos clássicos da nossa literatura. Acho legal histórias em quadrinhos, a leitura é muito rápida mesmo. Vou dar uma olhada neste livro. =)

    Bjs!
    CarinaPilar.com | ...e a paixão pelos livros!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante. Obrigada!

Obs.: Caso você não tenha uma conta no Google e não saiba como comentar, escreva o que deseja na caixa de texto acima e na opção "comentar como" selecione "Nome/URL", preenchendo somente o campo nome.

E-mail para contato: thamirisdondossola@hotmail.com