quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Resenha: Eleanor & Park - Rainbow Rowell

Sinopse: Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.

Inicialmente, preciso ressaltar que estou um pouco chocada. Chocada, comovida e extremamente reflexiva. “Eleanor & Park” era uma leitura que eu ansiava fazer. Finalmente consegui. Durante a leitura, não sei exatamente o motivo, mas eu lembrei bastante de “As vantagens de ser invisível”, um livro que eu admiro muito. (Esse primeiro parágrafo está sendo escrito exatamente quando o relógio marcou 00:00. Acabei de concluir o livro, depois de duas horas lendo descontroladamente pelo menos umas cento e cinquenta páginas). 

A história se inicia quando Eleanor volta a morar com sua mãe e o padrasto. Ela começa a estudar numa escola nova e o primeiro dia no ônibus é horrível. Eleanor encontra um lugar vago ao lado de Park. No início, quando Park viu Eleanor entrar no ônibus, não se sentiu nada a vontade ao lado daquela garota ruiva e esquisita. Mas os dias foram passando e eles começaram a interagir um com o outro. Primeiro, sem palavras. Somente através de empréstimo de quadrinhos. Park sempre lia no ônibus, Eleanor sempre o espiava lendo e acabava lendo também. Um dia Park deixou alguns quadrinhos para Eleanor em cima do banco onde ela sentava e a partir deste momento, eles passaram a viver um momento muito especial em suas vidas. 

"Só o que faço quando estamos separados é pensar em você, e só o que faço quando estamos juntos é entrar em pânico. Porque cada segundo parece ser tão importante. E porque sou tão maluca, não me controlo. Não sou mais minha, sou sua; e se você resolver que não quer mais me ver? Como pode me querer como eu quero você?"

A personalidade complexa de Eleanor me irritava muito. Mas eu meio que entendi o motivo de ela ser do jeito que era. Afinal, sua vida não era nada fácil. Park, pelo contrário, é adorável. Em nenhum momento me incomodei com suas atitudes e encontro nele uma personalidade bastante forte, diferente, original. Assim como a complexidade de Eleanor. 

Esse livro é doce, mas vai muito além disso. Ele aborda temas muito sérios, como violência na escola e em casa, bullying e outro tema que foi explorado com muita singeleza: a fragilidade feminina em relação a abusos, sexualidade, etc. Portanto, preciso dizer que é uma leitura muito indicada não somente para adolescentes, pois os personagens principais têm 16 anos, mas também para qualquer outra pessoa de idade mais avançada. O livro é capaz de nos tocar profundamente, é muito mais que um simples romance.

Vou concluir essa resenha dizendo que fiquei surpresa com o final e que esperava mais (com certeza pelo fato de que me apeguei a história). Mas isso não me impede de jeito de nenhum de indicar a leitura. É um livro que merece muito ser lido e refletido. A escrita da autora é muito leve e confortável. "Eleanor & Park" pode nos fazer querer rir e chorar ao mesmo tempo.

9 comentários:

  1. Olá Tha,
    Sou apaixonada por suas resenhas - todo amor para elas *-*
    Adorei o que você escreveu sobre o livro e adoro tramas que me faz querer chorar e rir ao mesmo tempo, acho que elas ficam marcadas em nós.
    Tenho muita vontade de ler algo da Rainbow, pois vejo muitos elogios, mas falta-me tempo - você sabe disso.
    Senti o quanto você gostou da história e só me fez querer largar tudo agora e pegar esse livro.
    Amei sua resenha, como sempre.
    Beijos ♥
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bru!
      Muito obrigada pelo carinho diário! Espero que quando você tiver um tempinho, possa fazer essa leitura maravilhosa.
      Beijos! ❤❤❤

      Excluir
  2. Oi Thamiris, tudo bem?
    Eu quero muito ler Eleanor & Park, só leio comentários positivos sobre esse livro. Eu gosto de livros com temas sérios, por isso esse livro já está na minha lista de desejados. Parabéns pela resenha, ela ficou ótima e vou esperar uma promoção para comprar.

    Beijos
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica! É verdade, foi por isso que eu decidi ler Eleanor & Park, por conta dos comentários bons que eu lia a respeito do livro. Espero que encontre logo uma promoção!
      Beijos

      Excluir
  3. Oi, tudo bom?
    Eu infelizmente odiei As Vantagens de Ser Invisível, o personagem me irritava completamente. Nunca tive muita curiosidade em ler Eleanor e Park, mas acredito que se eu lesse, ele me agradaria.
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Ah, que pena Bianca, eu adoro esse livro e adoro o personagem principal :( Mas é comum, muitas pessoas também odiaram, rs.
      Beijos

      Excluir
  4. Já tinha ouvido muitos comentários positivos sobre este livro, tanto que quando li não me arrependi e recomendo para todos.
    Beijos

    http://beingasunshine.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, no mínimo, é um livro muito interessante.
      Beijos

      Excluir
  5. Oi, Thamiris! Eleanor & Park é um dos meus livros favoritos. Me apaixonei pela história e o final esmagou o meu coraçãozinho hahahaha Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante. Obrigada!

Obs.: Caso você não tenha uma conta no Google e não saiba como comentar, escreva o que deseja na caixa de texto acima e na opção "comentar como" selecione "Nome/URL", preenchendo somente o campo nome.

E-mail para contato: thamirisdondossola@hotmail.com