sábado, 11 de outubro de 2014

Resenha: Austenlândia - Shannon Hale

Sinopse: Jane Hayes tem 33 anos e mora na Nova York atual. Bonita, inteligente e com um bom emprego, ela guarda um um segredo constrangedor: é verdadeiramente obcecada pelo Sr. Darcy. Embora sonhe com ele, os homens reais com os quais se depara são muito diferentes dos que habitam sua fantasia. Justamente por isso, ela decide deixar de lado sua vida amorosa e aceitar seu destino: noites solitárias aconchegada no sofá assistindo a Colin Firth em seu DVD. Porém, esses não são os planos que sua rica e velha tia-avó Carolyn, tem para a moça. A única a descobrir o segredo de Jane deixa, em seu testamento, férias pagas para a sobrinha-neta na Austenlândia. A ideia é que Jane tenha uma legítima experiência como uma dama no início do século XX e consiga se livrar de uma vez por todas de sua obsessão. Contudo, para isso, ela terá que abrir mão do celular, da internet e até do uso de sutiãs em troca de tardes de leitura, espartilhos e... a companhia de belos cavalheiros.

Jane tem uma obsessão secreta pelo querido Sr. Darcy, de Orgulho e Preconceito. Todos os seus relacionamentos fracassaram e ela sempre buscou conforto assistindo a adaptação cinematográfica de 1995 da obra, com Colin Firth no papel do Sr. Darcy. A verdade é que Jane, uma mulher de 33 anos e bem sucedida profissionalmente ainda espera pela versão real do personagem mais admirado de Jane Austen se apresentar em sua vida.

Sua tia-avó Carolyn descobre o segredo de Jane um pouco antes de morrer. No seu testamento, ela deixa para a sobrinha-neta uma viajem misteriosa para um lugar onde as pessoas são submetidas a todos os costumes do século 18, exatamente como em Orgulho e Preconceito. Jane hesita, mas acaba viajando para Pembrook Park, a Austenlândia e sua experiência naquele lugar a faz rever vários conceitos.


É um livro envolvente e aconchegante. Sabe quando você se sente confortável ao ler um livro? É exatamente assim. Shannon Hale fez um belíssimo trabalho ao escrevê-lo. Acredito que todas as fãs obcecadas ou não por Fitzwilliam Darcy devem lê-lo. É uma aventura e um choque de realidade ao mesmo tempo.

"Além de ser inteligente e engraçado e talvez o melhor romance já escrito, também é a história de amor mais perfeita da literatura." Pág. 12

A capa e os detalhes visuais são impecáveis! O livro é lindo, com proeminências muito meigas. Eu me apaixonei por esses detalhes. E os personagens, bem... Vamos aos personagens! Eu adorei a Jane, mas achei que faltou uma descrição maior sobre ela, sua aparência e alguns gostos. Carolyn, apesar da passagem rápida, me agradou bastante. Martin e Henry foram surpreendentes, adorei o desenvolvimento das suas atuações.


E eu acho que é isso. Não chega a ser inesquecível e não se tornou um dos meus favoritos (devo dizer que eu imaginava que isso aconteceria), mas é um bom exemplo de superação. Foi uma leitura rápida e muito agradável.

11 comentários:

  1. Esse livro é ótimo, o final dele acabou me surpreendendo. Eu mal posso esperar para ver o filme dele!
    Bjs e sucesso com o blog!
    http://escritorawhovian.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O final é bastante surpreendente mesmo, mas eu adorei. O filme parece ser ótimo.
      Beijos e muito obrigada!

      Excluir
  2. Olá, tudo bem?
    Me pareceu bem interessante este livro e ele é bem bonito hein?! Creio que vou ler mais pra frente :)
    Parabéns pelo blog!!!
    http://www.magisbook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Parece ser muito legal, adorei a questão da Austenlândia (podia existir de verdade, haha)
    Acho que nunca tinha visto resenha sobre esse livro, me interessei!
    A capa é uma fofura *-*
    Bjbj
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, a questão da Austenlândia pode levantar muitas opiniões diferentes, acredite! haha
      A capa e todos os detalhes são lindos.
      Beijão

      Excluir
  4. Ja me encantei so por ela morar em NY haha. Parece ser um livro mt bom. Sera que acho pra download?
    www.iamcamilakellen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Tha, tudo bem?
    Vamos lá! Seu de seu genuíno fascínio por Orgulho e Preconceito e, quando comecei a ler sua resenha - que trata-se de um amor pelo Sr. Darcy -, imaginei que a personagem seria alguém como você - me vejam julgando rs.
    Confesso que me decepcionei um pouco quando você falou que ele não se tornou seu favorito, mas, nem por isso, decidi que não quero mais ler o livro. Eu já tinha um desejo contido por esse livro, mas agora tornou-se uma necessidade. Espero, ansiosamente, a Black Friday para adquirir esse livro que me parece maravilhoso!
    Ah, parabéns por sua resenha, ela esta fascinante, como sempre :)
    Beijos :)
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bru, tudo ótimo!
      Muito obrigada pelos elogios. Como sempre, seus comentários são muito agradáveis de se ler.
      Eu consegui comprar esse livro numa promoção da Saraiva, de 28 por 15 reais mais o frete.
      Espero que você possa lê-lo, adoraria saber sua opinião.
      Beijão

      Excluir
  6. Li o livro, pois gostei do filme e achei os dois bem parecidos; são gostosinhos e divertidos. O livro é lindo demais, eu adorei os detalhes e as capas! <3 Como apaixonada pelo Mr. Darcy e romântica incurável, adorei a história. (:

    http://sobrelivroseletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante. Obrigada!

Obs.: Caso você não tenha uma conta no Google e não saiba como comentar, escreva o que deseja na caixa de texto acima e na opção "comentar como" selecione "Nome/URL", preenchendo somente o campo nome.

E-mail para contato: thamirisdondossola@hotmail.com