segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Resenha: O Perigo Mora Nas Ruas – Rogério Andrade Barbosa


Sinopse: A lenda de Bárbara dos Prazeres conta que viveu no Rio de Janeiro uma feiticeira doente que, para aliviar seus males, se banhava em sangue de animais. Um século depois, Leonora, uma jovem que dizia ter nascido em 1800, escolheu a cidade do Rio para morar. Conservava-se sempre jovem com o sacrifício de vidas humanas. Bentinho, um educador de rua, resolveu descobrir o mistério do desaparecimento de crianças. Será que ele encontra Leonora?






Mais do que suspense e terror, O Perigo Mora Nas Ruas, do escritor Rogério Andrade Barbosa, é uma leitura essencial durante o ensino fundamental, pois tem o poder de despertar o gosto pela leitura de uma forma simples e instantânea.

Leonora era uma bruxa e veio de Lisboa para o Brasil pela primeira vez em 1808. Ela viveu em vários estados para não ser encontrada pela policia, pois tinha um objetivo obscuro: A juventude eterna. E para conseguir isso, ela precisava do sangue de jovens meninos negros para preparar o seu banho da juventude.

“A busca da vida eterna através da genética, por enquanto, não passava de uma ilusão.” Pág. 44

Bentinho e Rosana namoravam há alguns meses e eram educadores de rua, ou seja, eles ajudavam os meninos carentes a acreditarem numa vida melhor. Percebendo um grande número de desaparecimentos de meninos, Bentinho ficou desconfiado. E foi depois da morte de dois meninos carentes que ele conhecia, Marreco e Jurubeba, que Bentinho resolveu tentar entender o quê realmente estava acontecendo. Mas ele não sabia o perigo que estava correndo.

Uma mistura de magia com os tão conhecidos problemas do Brasil. O livro é fininho, tem apenas 78 páginas e ilustrações muito bem feitas. O responsável pelas ilustrações é Renato Alarcão. Eu adoro esse livro. Ele é tão simples e misterioso, além de demonstrar claramente alguns sérios problemas brasileiros.


Escravidão é um dos assuntos comentados. A questão feminina, a pobreza, a desorganização que há muito tempo existe nesse país e a importância desnecessária que o governo dá para o carnaval são temas abordados de forma rápida, mas que deixam uma mensagem bastante concreta. Além de explorar ligeiramente alguns pontos históricos. 

É um infanto-juvenil muito bem composto, pois o autor se preocupou em demonstrar fatos reais e uma bela história de magia. Acredito que qualquer pessoa possa lê-lo, independente da sua idade. 

8 comentários:

  1. Oi Thami..
    Ainda não conhecia o livro, mas gostei da sua descrição.
    Parece ser uma leitura que fluiu bem e gosto de histórias com um toque de magia.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Thá, tudo bem?

    Não conhecia o livro, mas a história parece ser interessante. E que ilustrações são essas, hein? Lindas demais.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kel!
      As imagens são muito bonitas mesmo, uma mais linda que a outra, rs.
      Beijão

      Excluir
  3. Olá Tha,
    Ainda não conhecia esse livro, mas parece ser bem interessante. As ilustrações são ótimas também,
    Acho que leria.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bru!
      E eu acho que você iria gostar muito dele.
      Beijão

      Excluir
  4. Hey, tudo bem?
    Eu nunca tinha ouvido falar desse livro, mas parece ser interessante ^^.
    Abraços!
    http://enjoythelittllethingss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li nada da autora, mas a história parece ser bem interessante.
    Linda resenha.
    bjus :)

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante. Obrigada!

Obs.: Caso você não tenha uma conta no Google e não saiba como comentar, escreva o que deseja na caixa de texto acima e na opção "comentar como" selecione "Nome/URL", preenchendo somente o campo nome.

E-mail para contato: thamirisdondossola@hotmail.com