quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Resenha: Desrazão - Contos de Machado de Assis


Sinopse: Esta coleção de contos revela um lado pouco explorado do gênio de Machado de Assis. Pela primeira vez, seus contos são apresentados de forma sistemática, agrupados cronológica e tematicamente. Em lugar da reedição de coletâneas publicadas pelo autor, ou da organização de antologias dos “melhores”, foram reunidos contos que lidam com o mesmo tema.







Uma coleção composta de quatorze contos do autor Machado de Assis, organizada por João Cezar de Castro Rocha. Desrazão é um livro que nos leva a várias situações cotidianas ou até mesmo, diferentes universos, possuindo apenas 205 páginas.


Cada conto possui a informação de onde foi publicado e o seu ano. Alguns não possuem cinco e outros passam de dez páginas. É claro que algumas partes de cada história devem e são mais complicadas de entender por conta do vocabulário antigo, mas isso não impede o leitor de fazer uma boa leitura. Eu gostei de vários contos e, falando sinceramente, também houve alguns que eu não gostei tanto assim.

“Não há remédio certo para as dores da alma.” (O Alienista)

É o primeiro livro de contos que eu leio e o comprei numa feira de livros no meu bairro por um preço baixíssimo. Já li alguns livros do Machado de Assis e sou fã, foi esse o motivo que me fez comprar esse livro. Apesar de alguns contos não me agradarem tanto assim, a experiência foi maravilhosa e eu recomendo a leitura para quem gosta de literatura nacional ou está procurando algo diferente para ler.


Um dos meus contos preferidos é “O Alienista”. O conto apresenta um médico que tem a ideia de montar um hospício, o Dr. Simão Bacamarte. Os “dementes” viviam em suas casas, praticamente abandonados e o Dr. Simão despertou diversas opiniões. Muitas dessas opiniões eram negativas e as pessoas diziam ser impossível um “bando de loucos” viverem no mesmo lugar. Mas ele conseguiu montar a Casa Verde, que era o nome do hospício. Então seu foco passou a ser descobrir o que leva as pessoas à loucura para poder evitar mais casos. Ele era um senhor muito caridoso. Eu adorei este conto e ele é o mais extenso do livro.

“Esquecer é uma necessidade.” (Verba Testamentária)

Também gostei de “Conto Alexandrino”, é um conto sobre dois filósofos e suas experiências. O final é sensacional, tem um desfecho extraordinário! “Só!” e “Uma Noite” também estão entre os meus favoritos.

16 comentários:

  1. Oá Tha!
    Adorei a sua resenha. Não conhecia esse livro, mas sou muito fã de Machado de Assis!
    Vou pesquisar mais sobre o livro, pois sua resenha me deixou com vontade.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna,
      Puxa, que bom que gostou do livro e se interessou por ele. Fico feliz!
      Beijão

      Excluir
  2. Eu sou fã de Machado, adoro a forma que ele escrevia. Não conhecia essa edição com a nova organização dos contos, vou procurar para comprar.
    Adorei a resenha e a dica.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você é fã, com certeza irá adorar este livro.
      Fico feliz que tenha gostado.
      Beijos!

      Excluir
  3. Oi Thá,

    Nossa a foto ficou tão bonita. A capa laranja deu um super contraste. Adoro Machado, mas ainda não li esse livro

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adorei o quote de O Alienista, totalmente verdadeiro! Não costumo ler muitas coisas dele, mas pra quem é fã, deve ser um livro maravilhoso pra ler várias de suas obras em um único lugar

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova de Divergente, vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adorei e concordei muito, rs. Sim, pra quem é fã é simplesmente perfeito.

      Excluir
  5. Oi Thamiris, tudo bem?
    Gosto muito de ler Machado de Assis, em todos os livros que li a linguagem não me incomodou tanto assim, e as histórias dele são tão criativas!
    Eu gostei desse e vou ver se encontro num sebo por aqui tbm, quero ler o Conto Alexandrino, fiquei curiosa, haha
    Beijos
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol,
      Sim, os livros dele são todos muito inteligentes. Espero que encontre o livro, vai adorar o Conto Alexandrino, rs.
      Beijos

      Excluir
  6. Acredita que nunca li um livro do Machado? Sempre li um conto aqui e outro ali, mas nunca me aprofundei nisso... acho que vou procurar num sebo também, principalmente porque fiquei com vontade de ler O Alienista, hehe Parece ser bem legal :D
    Beijos, flor!

    www.missthay.com

    ResponderExcluir
  7. quem consegue ler Machado De Assis, consegue ler qualquer coisa *-* otima resenha
    mariejoh.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Eu já li O Alienista e achei muito interessante. Já li alguns outros contos dele também, porém não gostei muito...
    Muito bom seu blog!
    http://enjoythelittllethingss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Realmente, há contos para todo o tipo de gosto, haha.
      Obrigada!

      Excluir

Seu comentário é muito importante. Obrigada!

Obs.: Caso você não tenha uma conta no Google e não saiba como comentar, escreva o que deseja na caixa de texto acima e na opção "comentar como" selecione "Nome/URL", preenchendo somente o campo nome.

E-mail para contato: thamirisdondossola@hotmail.com