sábado, 30 de agosto de 2014

Resenha: As Aventuras de Pi - Yann Martel

Sinopse: Um dos romances mais importantes do século, As aventuras de Pi é uma narrativa singular de Yann Martel que se tornou um grande best-seller. O livro narra a trajetória do jovem Pi Patel, um garoto cuja vida é revirada quando seu pai, dono de um zoológico na Índia, decide embarcar em um navio rumo ao Canadá. Durante a viagem, um trágico naufrágio deixa o menino à deriva em um bote, na companhia insólita de um tigre-de-bengala, um orangotango, uma zebra e uma hiena. A luta de Pi pela sobrevivência ao lado de animais perigosos e sobre um imenso oceano é de uma força poucas vezes vista na literatura mundial.





Piscine Molitor Patel ou simplesmente Pi, é um jovem indiano, filho de um pai que ama os animais e deixa sua vida de hoteleiro para ter um zoológico. Pi é muito feliz no lugar em que vive e com o passar dos anos, foi descobrindo um amor sincero por Deus, fazendo com que adotasse para sua vida mais que uma religião. Pi também aprendeu a nadar desde cedo com um amigo da família, de quem ele gostava muito.

Após alguns acontecimentos, seu pai tomou uma decisão inesperada por Pi: se mudar da Índia. Então, de navio, com sua família e com muitos animais do zoológico a bordo, eles partiram para o Canadá, onde supostamente conseguiriam viver melhor. Mas depois de quatro dias de viagem o navio naufragou. Pi conseguiu se salvar, mas se viu numa situação bastante embaraçosa: Órfão, completamente abalado e como se não bastasse, estava na companhia de um tigre-de-bengala do zoológico chamado Richard Parker. Pi, com uma lembrança antiga que lhe veio à mente, tinha certeza absoluta de que seria o próximo bode.


Acompanhamos a trajetória de Pi num bote salva vidas e as aventuras pelas quais ele foi obrigado a passar. Estar no meio do oceano, sofrendo com a perda de seus familiares e acompanhado de um tigre feroz não é uma situação muito agradável. São os acontecimentos diante dessa circunstância que encontramos no livro.

Além da religião e na crença em Deus, o livro aborda diversos assuntos muito interessantes: a força e a imprevisibilidade dos animais, ou seja, o quanto eles podem nos impressionar com suas atitudes. A violência do ser humano contra os animais, que é um ato desprezível. O lugar ideal para um animal viver, sendo as duas opções: Selva ou zoológico. Além desses fatos, o livro também se refere ao ambiente do zoológico, dando vários detalhes a respeito. 

É um livro forte. Exigiu bastante de mim. Eu vi o filme antes de ler o livro e, no filme, como em qualquer outro, os detalhes não são tão explícitos. Eu tive dificuldade em ler algumas partes, pois elas me deixavam muito abalada. Acho que, só quem ler, vai entender o que eu estou falando.

No início, não consegui me envolver tanto, mas com o decorrer dos acontecimentos o livro me conquistou. Por fim, a história é impressionante. De fato, nos leva a acreditar no extraordinário. A escrita de Yann Martel é rica e fascinante. 
 

14 comentários:

  1. Eu tive a oportunidade de ler o livro e ver o filme, e como sempre o livro é melhor que o filme. É um livro bastante profundo.
    Bjs!

    http://escritorawhovian.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em questão de profundidade, o livro é sempre muito mais profundo por conta dos detalhes.
      Beijão!

      Excluir
  2. Eu comprei esse livro essa semana, pois está no Projeto 1001, mas confesso que a história não me atrai muito. Fiquei curiosa para saber sobre o que vc está se referindo qdo fala que o livro exigiu de vc! Me interessei hehe

    Bjs
    Arrastando as Alpargatas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafa,
      Quando você ler, certamente irá compreender do que eu estou falando, rs.
      Beijos

      Excluir
  3. Oii!! <33 Eu vi o filme primeiro também, fiquei sabendo que tinha o livro só depois... E desde que eu soube que veio do livro, eu fiquei maluca querendo ler! Parece mesmo ser muito profundo... Adorei a resenha! Um beijão! <3

    www.letras-e-cores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      É mesmo? Eu também fiquei interessada em ler o livro.
      Muito obrigada.
      Beijos

      Excluir
  4. Fiquei muito interessada em ler esse livro, os temas abordados são muito convidativos e parece ser um história emocionante. Adorei a resenha.
    Parabéns pelo blog. Bj
    http://www.tendadoslivros.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por isso, Juliana. É sim uma história muito emocionante.
      Obrigada, beijos!

      Excluir
  5. Olá Thamiris,
    Tenho muita vontade de ler esse livro, mas sabe quando a vontade passa quando penso em comprar?
    Gostei muito da sua resenha e acho que agora engato, compro e leio!
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna,
      Sei exatamente o que é isso. Para falar a verdade, acho que só li esse livro por tê-lo ganhado. Acho que não compraria, rs. Mas é uma ótima leitura, garanto.
      Obrigada.
      Beijos

      Excluir
  6. Muito bom "As aventura de PI" *-*

    maisumleitor.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Eu comecei a ler As Aventuras de Pi hoje e estou gostando. Particularmente acho que vou gostar da historia mesmo não sendo muito fã de livros que queiram mostrar a fé em algo. A leitura está sendo fácil e fluindo, espero gostar mesmo dele.

    Meu Blog: www.umcontainer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana! Espero que curta bastante a leitura.

      Excluir

Seu comentário é muito importante. Obrigada!

Obs.: Caso você não tenha uma conta no Google e não saiba como comentar, escreva o que deseja na caixa de texto acima e na opção "comentar como" selecione "Nome/URL", preenchendo somente o campo nome.

E-mail para contato: thamirisdondossola@hotmail.com