domingo, 10 de agosto de 2014

Livro/Filme - Orgulho e Preconceito



Sinopse: Na Inglaterra do final do século XVIII, as possibilidades de ascensão social eram limitadas para uma mulher sem dote. Elizabeth Bennet, de vinte anos, uma das cinco filhas de um espirituoso, mas imprudente senhor, no entanto, é um novo tipo de heroína, que não precisará de estereótipos femininos para conquistar o nobre Fitzwilliam Darcy e defender suas posições com perfeita lucidez de uma filósofa liberal da província. Lizzy é uma espécie de Cinderela esclarecida, iluminista, protofeminista. Neste livro, Jane Austen faz também uma crítica à futilidade das mulheres na voz dessa admirável heroína — recompensada, ao final, com uma felicidade que não lhe parecia possível na classe em que nasceu.

Hoje vim aqui para falar sobre um livro/filme que eu amo de paixão: “Orgulho e Preconceito” (Pride and Prejudice). 

Elizabeth Bennet, a Lizzie, é de uma grande e humilde família. Na época em que vivia, o papel mais importante que as mulheres possuíam era arrumar um bom marido. Se o marido fosse rico, o casamento era dado como perfeito. Mas para Lizzie, essas coisas não fazem sentido. Ela é uma mulher moderna e inteligente demais para julgar o casamento como “o ato essencial” e tem conceitos próprios.

Charles Bingley, sua irmã e seu amigo Fitzwilliam Darcy mudam-se para uma mansão na cidade onde a família Bennet vive. Bingley logo se apaixona por Jane, a irmã de Lizzie. E as primeiras impressões de Lizzie a respeito do Sr. Darcy não foram muito agradáveis. 


Escrito por Jane Austen, o livro foi publicado pela primeira vez em 1813 e até hoje arrebata o coração de muitas pessoas por ser a história incrível que é. O primeiro título do livro foi “Primeiras Impressões” (First Impressions), mas no processo de revisão do livro, Jane Austen o “renomeou” para Orgulho e Preconceito. Quem já viu o filme ou leu o livro, sabe que tanto o primeiro nome, quanto o segundo, faz jus a história. 

Completando 201 anos em 2014, o livro continua sendo muito procurado em vários países. O sucesso dessa maravilhosa história pode se dar pelo fato de que além de um romance, outros assuntos são explorados, como os problemas que as mulheres possuíam socialmente naquela época. 


Eu adoro a ironia e o humor que a autora usou no livro. Lembro que, quando comprei o meu exemplar, não conhecia absolutamente nada a respeito e, quando comecei a ler, não levei a história muito a sério, mas depois de algumas páginas, comecei a me apaixonar de uma forma indescritível.

O filme foi lançado em 2005 no Reino Unido. O elenco é sensacional e não há uma vez que eu veja o filme e não me emocione com o romance de Elizabeth Bennet e Mr. Darcy. As lágrimas, nesse caso, não são uma opção para mim. 

Obviamente, eu recomendo muitíssimo para qualquer um que aprecia romances leves e dignos de reflexão. Me contem se já viram o filme ou leram o livro. O que vocês acharam? E quem ainda não viu ou leu? Tem vontade?

Beijos!

24 comentários:

  1. OMG eu AMO esse livro e o filme também!!!! Orgulho e Preconceito é maravilhoso!!!!!! Sério, não tem como eu não me rasgar em elogios a essa obra atemporal.E O QUE É o Darcy??? Sou apaixonada por ele

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem palavras Kel, é simplesmente perfeito!
      Beijos

      Excluir
  2. Oii Tha, tudo bem?
    Então, eu li esse livro em inglês, numa época que meu inglês não era bom, e ele não funcionou pra mim, pretendo reler agora e ver o que acontece rs, seu post me inspirou.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna, tudo bem!
      Espero que dessa vez você goste da história.
      Beijão

      Excluir
  3. Olá!
    Seria estranho se eu dissesse que AMO esse livro/filme, mesmo ainda não tendo lido/visto?
    Não sei explicar, mas mesmo sem ler essa história já me encanta. Esse é um dos clássicos que preciso ler urgentemente!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline,
      Então espero que leia logo, com certeza irá se apaixonar ainda mais!
      Beijos

      Excluir
  4. Amo Orgulho e preconceito. Tanto o livro como o filme são em sua categoria meu romance favorito.
    Beijão.

    http://codinomelizz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Thamiris
    EU AMO ESSE LIVRO. Nossa, Jane Austen é minha autora favorita, completamente apaixonada por Orgulho e Preconceito. Esse filme de 2005 é o melhor, Darcy <3. Dos livros da Jane, Orgulho Preconceito é meu preferido, mas também amo Persuasão.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica,
      Da autora eu só li Orgulho e Preconceito mesmo.
      Beijão

      Excluir
  6. Esse filme é realmente muito lindo! Não é um dos meus favoritos, mas é bem agradável de assistir, assim como deve ser ler o livro

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha de "Atormentada", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um filme maravilhoso. Sim, muitíssimo agradável!
      Beijão Carol.

      Excluir
  7. Estou babando por esse livro já faz um tempo e ainda não consegui comprá-lo e me recuso a assistir o filme antes hahahaha mas depois desse seu post fiquei com mais vontade ainda.

    Parabéns pelo blog e obrigada por comentar no meu. Abraço.

    http://and-more-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por isso, você vai amar!
      Muito obrigada.
      Beijos.

      Excluir
  8. Oi Thamiris! Vc acredita que eu não gostei tanto assim desse livro?! Romances realmente não são meu forte, mas é claro que eu reconheço a autora incrível que Jane era! Agora quero ver o filme, que é mais provável que eu goste, já que para o cinema eu não sou tão intolerante ao romance... hehe

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michelly,
      Sim... Há muitas pessoas que não gostam. Eu sou compreensiva, haha.
      Espero que o filme então lhe agrade!
      Beijos

      Excluir
  9. Eu adoro o livro e o filme! Parabéns pela resenha. Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oii, tudo bom?
    Ainda não assisti ao filme e nem li o livro, mas tenho muita vontade. Gostei da sua resenha, pois você falou dos pontos que você falou, sobre o humor e a ironia. Beijo,
    entreeleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica, tudo bem e com você?
      Que bom que gostou, espero que um dia possa ler e assistir!
      Beijos

      Excluir
  11. Sem dúvida nenhuma, um dos melhores livros que já li. E o filme, mesmo não sendo fiel ao livro também é encantador!!! <3 <3

    Nós Poéticos e Literários

    ResponderExcluir
  12. Muito amor os filmes e livros dessa época. <3

    A Bela, não a Fera.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante. Obrigada!

Obs.: Caso você não tenha uma conta no Google e não saiba como comentar, escreva o que deseja na caixa de texto acima e na opção "comentar como" selecione "Nome/URL", preenchendo somente o campo nome.

E-mail para contato: thamirisdondossola@hotmail.com