segunda-feira, 14 de julho de 2014

Resenha: Vida de Droga - Walcyr Carrasco



Sinopse: Dora, uma menina que possuía uma vida social de classe alta, mas tudo muda quando seu pai perde o emprego e ela, começa sua vida no subúrbio, onde ela conhece novos amigos, possui seu primeiro namorado. Mas Dora se revolta com a forma de vida em que ela esta vivendo, seu pai se separa de sua mãe, e o dinheiro não da para nada e sua mãe tem que arrumar um emprego para sustentar sua família.






O autor diz que não quer passar uma lição, é apenas uma história contada. Mas, querendo ou não, a lição é dada. Só não vê, quem não quer. Dora é uma adolescente com uma vida extremamente boa, até que o pai perde o emprego e a família entra em desespero, pois o dinheiro vai acabando aos poucos. O pai,então, vai trabalhar em outro estado e a família se muda para a periferia. A partir disso, a história começa a se desenrolar. Dora se sente infeliz com a nova vida e acaba entrando no mundo das drogas.


Cheio de lições surpreendentes e interessantes. Há fatos que são contados de forma tão real, que nos faz pensar que estamos ali, atrás de um muro, observando tudo. Cheguei há muitas conclusões, uma delas é que uma pessoa que se vicia em drogas, nunca pensa que está descontrolada, para ela, é possível parar assim que quiser. Walcyr Carrasco explica que não é bem assim. O caminho é muito mais difícil do que se imagina. Porém, se a pessoa estiver interessada em mudar de vida, as coisas ficam mais fáceis.

Uma viagem empolgante, maravilhosa e inesquecível!

Não! O assunto não é ultrapassado. Claro que não. As drogas nunca serão um assunto resolvido. Porque vocês acham que cada carteira de cigarros vem com um aviso satânico mostrando do que o cigarro é capaz?



Está visível que fumantes de cigarro não dão tanto trabalho para suas famílias, ao menos na parte emocional. Na parte financeira, é outra coisa. Uma carteira de cigarros para um fumante exagerado não dura nem dois dias. O preço varia, mas a média é de cinco reais por carteira, sem olhar a marca, é claro. E o maço então? O preço é um absurdo! Por mês, os gastos são enormes e o dinheiro que sobraria, caso o cigarro fosse vetado, faria uma diferença enorme. Mas, como na vida de qualquer ser humano, há coisas que não compreendemos, por exemplo, porque as pessoas compram cigarros e todo qualquer tipo de drogas? Será que não se dão conta de que estão comprando a própria morte? Ao contrário do que muitos pensam, o cigarro é uma droga extremamente poderosa e vicia tanto quanto a cocaína ou ainda mais.

É fácil conseguir drogas hoje em dia. Vários aspectos levam as pessoas a procurá-las. Pode ser uma decepção amorosa ou familiar, uma crise financeira, um delírio emocional, uma perda dolorosa, o excesso de problemas e até a insatisfação pela vida que levam. O fato é que entrar no mundo das drogas é muito simples. Passar da maconha para a cocaína, da cocaína para o crack é um progresso extremamente rápido. Por quê? Os toxicômanos (viciados em todo e qualquer tipo de droga), nunca acham que são viciados. Durante a trajetória de um dependente químico, ele pode parar no momento que quiser. É isso que os impulsiona a usar as drogas cada vez mais. Então, chega uma hora que o castelo de cartas construído simplesmente desmorona.



Além de prejudicar a si próprio, correndo o risco de perder a própria vida, usuários de drogas afetam suas famílias e pessoas que convivem ao seu lado. São dominados pela droga, sentem que sem o efeito da cocaína ou do crack não são capazes de fazer qualquer coisa. Quando o dinheiro acaba, são capazes de fazer qualquer coisa para consegui-lo. Não podemos duvidar de nada.

Só é capaz de seguir em frente sem as drogas, quando se tem vontade, quando se quer começar um tratamento, quando aprendem que cada dia é uma vitória, cada semana, cada mês e cada ano. Pois hoje, nada é impossível e quando se têm determinação é possível chegar aonde quiser.

Acho que alonguei um pouco o assunto, rs. Mas bem, o livro simplesmente nos faz sentir muitas coisas. Enfim, a história é incrível! É uma leitura rápida e agradável, cheia de ensinamentos. Indicado para pessoas de qualquer idade. 

13 comentários:

  1. Oi Thamiris!
    Fiquei super interessada por esse livro.
    Queria saber como é a narrativa dele? É leve ou tem muitas enrolações? É narrado em primeira pessoa por Dora?

    Bjs linda.

    http://myself-here1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bárbara,
      Vejamos, nenhuma frase que o livro contém é inaproveitada, tudo tem sua ligação, tudo nos faz pensar de alguma forma. E o livro é narrado em terceira pessoa.
      Beijão.

      Excluir
  2. Eu não sou muito fã do Walcyr. Li um outro livro dele e não gostei nada da narrativa, muito menos de como o enredo se desenvolveu. Talvez esse seja melhor, mas estou com o pé atrás.

    http://www.laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Débora, esse foi o único livro do autor que eu li. Não faço ideia de como sejam os outros e apesar de tudo ser uma questão de gosto, posso garantir-lhe que este é ótimo.

      Excluir
  3. Eu não conhecia esse livro mas esse é um assunto que me desperta total interesse.
    Pra mim, nunca será um assunto ultrapassado porque as drogas estão cada vez mais vivas em nossa sociedade.
    Não consigo não me impressionar a cada vez que vejo uma história sobre um viciado. Porque no começo tudo é lindo mas depois eles se afundam de uma forma lamentável. É preciso ter muita força de vontade e muito amor ao redor (o que nem sempre se tem) para poder sair de uma situação como essa. Acredito que o livro desperte diversos sentimentos mesmo. Tenho certeza que em mim despertaria e fiquei curiosa pra ler.

    Beijoo
    Lu
    http://sem-spoiler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana, o livro é feito de emoções. Destaca a rotina de uma pessoa que usa drogas e como é o seu pensamento.
      Obrigada por seu comentário e visita!
      Beijos.

      Excluir
  4. Acho que somos um pouco parecidas ..Gostamos de livros ♥♥♥ Bom vou ler sim este livro do Walcyr Carrasco ♥♥ Beijos e sucesso.

    ResponderExcluir
  5. Thamiris,
    Que ótima resenha *-*
    Concordo plenamente com o que você disse não acho que você se alongou demais em sua resenha, ao contrário, acho que suas palavras fizeram-se necessárias.
    Vou procurar ler esse livro.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Bruna, muito obrigada mesmo.
      Leia sim, beijos!

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Um livro que nunca esqueci !
    Surpreendente.😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também nunca eaquecerei dele, Cleandra.
      Obrigada pela visita!

      Excluir

Seu comentário é muito importante. Obrigada!

Obs.: Caso você não tenha uma conta no Google e não saiba como comentar, escreva o que deseja na caixa de texto acima e na opção "comentar como" selecione "Nome/URL", preenchendo somente o campo nome.

E-mail para contato: thamirisdondossola@hotmail.com