terça-feira, 22 de julho de 2014

Resenha: O Caçador de Pipas - Khaled Hosseini

Sinopse: O caçador de pipas é considerado um dos maiores sucessos da literatura mundial dos últimos tempos. Este romance conta a história da amizade de Amir e Hassan, dois meninos quase da mesma idade, que vivem vidas muito diferentes no Afeganistão da década de 1970. Amir é rico e bem-nascido, um pouco covarde, e sempre em busca da aprovação de seu próprio pai. Hassan, que não sabe ler nem escrever, é conhecido por coragem e bondade. Os dois, no entanto, são loucos por histórias antigas de grandes guerreiros, filmes de caubói americanos e pipas. E é justamente durante um campeonato de pipas, no inverno de 1975, que Hassan dá a Amir a chance de ser um grande homem, mas ele não enxerga sua redenção. Após desperdiçar a última chance, Amir vai para os Estados Unidos, fugindo da invasão soviética ao Afeganistão, mas vinte anos depois Hassan e a pipa azul o fazem voltar à sua terra natal para acertar contas com o passado.

Bravo! Hassan e Amir nasceram no Afeganistão e cresceram juntos. Hassan é pobre e criado de Amir, que por sua vez é filho de um dos homens mais ricos do lugar onde vivem. Os dois meninos pisaram na mesma grama e perderam as suas mães muito cedo. Amir gosta de ler e escrever, enquanto Hassan, que nunca teve oportunidade de educação, aprecia o fato de ouvir o amigo contar suas histórias. Desde pequenos, eles passam a ter uma amizade verdadeira, quase sem dar importância para a diferença que existe entre suas vidas.

"O resto da minha vida poderia ter sido bem diferente se eu tivesse dito alguma coisa naquela hora." Pág. 78

O inverno de 1975 chega e junto com ele o campeonato de pipas, o que faz a estação ser a preferida de Amir e Hassan. Soltar pipa é o que eles mais gostavam de fazer juntos. E além do torneio, aquele inverno trouxe consigo novos acontecimentos que fez as vidas de Hassan e Amir mudar completamente. Uma guerra se inicia no Afeganistão, Hassan toma um novo rumo em sua vida e Amir vai morar nos Estados Unidos, imaginando que aquela seria a solução para o que o tornou a pessoa que ele passou a ser, mas o passado é algo muito difícil de esquecer. E de corrigir.


Sempre quis ler esse livro. Tive muitas impressões ao ler a maravilhosa história que me esperava. De espanto, revolta e tristeza até orgulho, coragem e amor. Há um ensinamento em cada parte, ao menos eu pude perceber isso. Um desses ensinamentos, principalmente, me deixou muito melancólica. Este se encontra nas páginas 138 e 139.

"Esse é o problema das pessoas que são sinceras: acham que todo mundo também é." Pág. 61

Algumas passagens me assustaram bastante. De um modo geral, o livro me surpreendeu muito. O desenrolar dos acontecimentos se deu de uma forma que em momento algum eu imaginei. É cheio de detalhes e conclusões plausíveis, o que me impediu de aceitar algumas coisas que aconteceram. Isso só torna o livro mais impressionante, porque tudo tem um motivo. Eu não posso falar mais a respeito sobre isso, vou acabar falando mais do que eu devo haha.

Enfim, o livro é ótimo, não é por acaso que é considerado um sucesso no mundo literário. Eu demorei uns sete dias para lê-lo, pois como eu falei anteriormente, ele é cheio de detalhes. É o segundo livro do autor que eu leio e para finalizar, com certeza vou procurar outros livros dele para ler.

12 comentários:

  1. Eu já tinha ouvido falar bastante desse livro. Gostei da resenha, fiquei curiosa pra ler!
    Flor, vi seu blog numa pagina do face e já to seguindo, se puder me segue tb, bjão!
    talkingabout-reb.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rebeca, espero que leia o livro e goste dele.
      Beijos.

      Excluir
  2. Esse livro mexeu muito comigo. A passagem logo no início do abuso eu tive que ler umas três vezes até ter certeza de que tinha lido cedo.
    Você já leu Cidade do Sol? para mim é o melhor livro do autor.

    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também me despertou muitas emoções.
      Não, não li ainda, mas vou procurar.
      Beijos!

      Excluir
  3. Nossa já ouvi falar muito deste livro, e que é bem triste =/
    quero ler um diaa!
    Adorei a resenha!
    Bjos!

    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é meio antiguinho, né? Lembro de que minha irmã leu ele a um bom tempo atrás e veio correndo falar que chorou horrores, nessa época eu nem lia ainda, não tinha entrado nesse mundo maravilhoso ainda :'( kkkk Enfim, eu adorei a sua resenha, ela só me deixou mais interessada na história ainda, pois desde quando minha irmã me contou sobre o livro, eu fiquei curiosa, um dia ainda lerei ele, isso é certeza *-*

    Beijos :*
    Larissa - Srta. Bookaholic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa,
      Sim, faz um bom tempo que existe. Enfim, leia sim, você vai gostar.
      Beijos

      Excluir
  5. Olá Thamiris,
    Eu li esse livro há muito tempo, lembro-me apenas vagamente da história, mas sei que ela me emocionou muito.
    Gostei muito da sua resenha e, de fato, esse livro é uma lição de vida, espero reler em breve.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna,
      Realmente o livro é uma lição de vida, é emocionante.
      Beijos.

      Excluir
  6. Esse livro é incrível e ao mesmo tempo tão emocionante, chorei tanto com uma parte tanto do livro quanto do filme. Adorei a resenha e seu blog, parabéns xD
    Beijos!

    Jackson - http://tronodelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não assisti o filme, mas pretendo assistir.
      Muito obrigada!

      Excluir

Seu comentário é muito importante. Obrigada!

Obs.: Caso você não tenha uma conta no Google e não saiba como comentar, escreva o que deseja na caixa de texto acima e na opção "comentar como" selecione "Nome/URL", preenchendo somente o campo nome.

E-mail para contato: thamirisdondossola@hotmail.com