quarta-feira, 30 de julho de 2014

Resenha: Extraordinário - R. J. Palacio

Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros. Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.

Para os pais de August Pullman, ele é um menino extraordinário! Auggie nasceu com uma doença que deixou seu rosto desfigurado. Ele passou por várias cirurgias ao longo dos anos e por situações muito difíceis. 

O menino mora com seus pais, com sua irmã Via e com Daisy, a cadelinha da família. Devido ao grande número de cirurgias que ele fez durante sua vida, Auggie nunca frequentou uma escola de verdade e sempre estudou em casa, com sua mãe o auxiliando. Mas, sua mãe acha que talvez esteja na hora de Auggie frequentar uma escola e ter uma vida normal como qualquer garoto da sua idade.


Como os colegas da escola irão reagir com alguém como August Pullman frequentando sua turma? E como ele mesmo vai lidar com os desafios que aparecerão em seu caminho? August, que ao contrário do que alguns pensam, não possui nenhuma deficiência ou necessidade especial e só precisa viver a sua vida como qualquer pessoa comum.

"Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil." Pág. 55

O livro é narrado em 1ª pessoa por Auggie e outros personagens, ou seja, por pontos de vistas diferentes. Esse é um fato que me agradou muito, pois dessa forma, eu consegui entender o quê todos os personagens pensavam e sentiam. Muitos assuntos são abordados no livro e pelo menos por um deles, nós já passamos ou presenciamos.


Todas as páginas são aproveitadas. O livro é impecável! O inicio, o meio e o fim. Não há nada que passe despercebido. Eu me vi com os olhos cheio de lágrimas em alguns momentos, principalmente com um acontecimento no final do livro. Sempre que eu gosto muito de um livro, fico confusa ao descrevê-lo, é algo que eu não consigo explicar. Acho que o que me resta é dizer que ele é simplesmente Extraordinário!

“Acho que devia haver uma regra em que determinasse que todas as pessoas do mundo tinham que ser aplaudidas de pé pelo menos uma vez na vida.” Pág. 237

Há uma mensagem que o livro passa que mudará o meu modo de agir. Definitivamente vou ser mais gentil. Muito mais do que o comum e sempre que for possível. Assim como o Sr. Buzanfa, eu também adorei essa ideia e estou pronta para aderi-la.


22 comentários:

  1. Oi Thamiris,
    Que resenha linda. Quando eu li o livro tive os mesmos sentimentos que você.
    Eu acho que esse livro deveria ser leitura obrigada para todas as crianças.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Tenho curiosidade com essa história, mas não tenho muita experiência com esse tipo de leitura, acho que é por isso que ainda não li, rs. Mas sua resenha me deu vontade de dar uma chance ;)
    Acho a diagramação linda e o livro deve ser muito emocionante.
    Realmente, quanto mais vc gosta de um livro, + é difícil descrevê-lo, haha.
    Beijos
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, eu super indico a você. Tenho certeza de que irá adorar o livro.
      Muito obrigada.
      Beijos.

      Excluir
  3. Olá, sou simplesmente apaixonada por esse livro. Tornou-se um dos meus favoritos de 2014, passa uma mensagem super legal e é uma leitura bem fácil.
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bianca,
      Sim, a leitura do livro é muito rápida e agradável.
      Beijos

      Excluir
  4. Realmente , incluir um garoto com deformidade facial em um grupo de crianças "normais" não é nem um pouco facil ,esse livro mostra que o importante é o carater <3 *-* ja li esse livro e amei <3 adorei sua resenha!!! Ja estou inscrita no seu blog , irei vir sempre *-* <3 Grande beijo!!
    http://leitoradecarteirinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitoria,
      Obrigada por sua opinião e pela visita!
      Beijão.

      Excluir
  5. Eu tenho esse livro aqui em casa mas ainda não peguei ele para ler. Esse é um livro que toda vez que penso em ler, eu sinto que não estou preparada ainda. Adorei o quote que você colocou.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil!
      Acho que se você tentar ler, não vai se arrepender! rs
      Obrigada.

      Excluir
  6. Esse livro é LINDO, PERFEITO, ABSOLUTO E INDISPENSÁVEL! Eu amei lê-lo! Tbm fiquei com os olhos marejados em vários momentos... como não se emocionar com um garotinho com tantos problemas e mesmo assim tão cheio de vida? *-*

    Blog Subexplicado

    ResponderExcluir
  7. Oiii!! Adorei a resenha!! Estou muito curiosa para ler esse livro! Só escuto as pessoas falando bem dele, e a história parece ser muito bacana mesmo... Está na minha wishlist com certeza!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani,
      Muito obrigada. Leia sim e depois me conte o que achou, rs.
      Beijão

      Excluir
  8. Esse livro é muito tocante, está entre os meus favoritos!
    http://estantedorefugio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ah, adorei sua resenha Thamiris!
    Realmente este livro é extraordinário, e passa uma mensagem tão bonita! Meus olhos enxeram de lágrimas em muitos momentos também, principalmente na parte em que ele deixa um recadinho no papel para a mãe, fiquei muito emocionada!

    Beijos
    http://malaguetaadocicada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É linda essa parte, Jéssica! O livro todo é um amor.
      Beijos

      Excluir
  10. Olá!

    Adorei sua resenha, vou ver se consigo comprar ou pegar emprestado, adoro histórias de superação!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então este livro é perfeito pra você. Espero que goste!

      Excluir
  11. Olá Thamiris, adorei a resenha desse livro. Eu já estava querendo comprá-lo faz algum tempinho, mas nunca o fiz de fato. Depois de ler sua resenha, não vejo a hora de ir na livraria para comprar ele. Abraços!
    http://cafeliterari-o.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito obrigada.
      Fico feliz que tenha gostado da resenha. Tenho certeza de que irá adorar o livro.

      Excluir

Seu comentário é muito importante. Obrigada!

Obs.: Caso você não tenha uma conta no Google e não saiba como comentar, escreva o que deseja na caixa de texto acima e na opção "comentar como" selecione "Nome/URL", preenchendo somente o campo nome.

E-mail para contato: thamirisdondossola@hotmail.com